Esquadrão Suicida: Conheça mais sobre o grupo formado por vilões da DC

Filme sobre os fora da lei dos quadrinhos chega aos cinemas em agosto de 2016

15/02/2015 12h19

Anunciado no final de 2014 pela Warner Bros., o filme do Esquadrão Suicida será lançado em 2016 e dirigido por David Ayer, de Corações De Ferro. Desconhecidos até para muitos fãs de histórias em quadrinhos, a intenção do estúdio é fazer com que o longa dos foras da lei seja uma espécie de Guardiões Da Galáxia para o universo da DC Comics.

Assim como a Marvel fez com Peter Quill e companhia, a ideia é pegar personagens desconhecidos do grande público e transformá-los em sucesso de bilheteria. Vale lembrar que o filme dos Guardiões foi um dos mais assistidos de 2014. Mas afinal, o que é o Esquadrão Suicida? Quando eles surgiram? Será que o grupo tem essa força de virar popular? Para não ter que esperar até 2016, o Cineclick te ajuda a conhecer melhor esses personagens.

Origem

O Esquadrão Suicida surgiu quando o governo dos Estados Unidos decidiu reunir um time de supervilões, que recebia a tarefa de cumprir missões impossíveis em troca da redução de suas penas. Ao aceitar o convite de atuar no grupo, todos passavam trabalhar exclusivamente para o governo norte-americano e para a O.N.U. As missões eram um convite para o suicídio, ou seja, alguém podia morrer a qualquer momento. No entanto, o consolo era que essa morte seria por uma causa nobre.

A primeira formação do grupo foi reunida em 1959, na HQ The Brave and The Bold #25, e Esquadrão Suicida era o nome informal de criminosos que estavam dispostos a lutar pelo seu país durante a Segunda Guerra Mundial. A fundação foi feita pelo Capitão Richard "Rick" Rodgers Flag, Dr. Hugh Evans, Jess Bright e Karin Grace.

Esquadrão Suicida

 

O grupo ficou mais conhecido pelo público em 1986, na edição Legends #3. Ao contrário da primeira, que usou criminosos comuns, essa formação juntou alguns vilões da DC Comics. A partir daí, quem passou a comandar a equipe foi Amanda Waller, uma integrante do congresso que tinha bom envolvimento com a Casa Branca, Rick Flagg e o general veterano Frank Rock. Essa série serviu para transformar Amanda em uma das personagens fixas do grupo e uma líder bem influente.

A dinâmica entre os personagens era simples: todos os membros do grupo, além de odiar o governo, praticamente se detestavam, ou seja, além da ação, o humor também era quase sempre garantido entre os diálogos.

HQs

As histórias ficaram marcadas por vários cancelamentos. Entre idas e vindas, já foram publicadas nos Estados Unidos quatro versões do grupo desde a década de 1980. Em junho de 2015, deve ser lançado uma nova safra do time de vilões. Escrita por Sean Ryan e desenhada por Carlos D'Anda, New Suicide Squad #9 traz uma nova formação da equipe, com Parasita, Mão Negra, Hera Venenosa, Flash Reverso, Mulher Leopardo e um Garra da Corte das Corujas.

A estreia nas HQs aconteceu em 1987 e durou até 1992. Em 2011, iniciou-se uma terceira versão do Esquadrão. No entanto, o retorno não gerou o sucesso desejado. As vendas voltaram a ser bem baixas, principalmente depois da crítica especializada chamarem as novas histórias de "idiotas".

Entre os principais feitos do grupo nos quadrinhos, estão a invasão da sede de uma organização terrorista (matando todos os membros no meio do caminho), o desmantelamento de governos ditatoriais na África e o extermínio de uma colônia de formigas gigantes geneticamente modificadas.

O Filme

Como o Esquadrão pode ser composto por qualquer um dos vilões da DC Comics, a variedade de formações e personagens é inesgotável. Querendo se aproveitar disso, foi escalado para o longa uma formação totalmente nova, com a presença de personagens mais populares entre os fãs, como Arlequina (Margot Robbie) e Coringa (Jared Leto). Além dos dois, também estarão no filme Pistoleiro (Will Smith), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Magia (Cara Delevingne) e Rick Flagg (ainda sem o substituto de Tom Hardy).

Esquadrão Suicida

 

Recentemente, Smith e Robbie falaram sobre o longa. Enquanto o ator afirmou que não sabe muitos detalhes do roteiro, a atriz de O Lobo De Wall Street comentou sobre o sotaque que pretende usar. "De acordo com os quadrinhos, ela (Arlequina) é de Nova York, do Brooklyn, então pode haver um ligeiro sotaque", comentou ao site Super Hero Hype na ocasião.

Ainda é cedo para fazer qualquer previsão de como será o filme dos foras da lei, mas dá para perceber que ele tem grande potencial para agradar, principalmente se for confirmada a junção de todo o universo DC no cinema e o gancho com Batman V Superman: Dawn Of Justice e o longa da Liga da Justiça. Também é interessante o fato de vermos uma inversão de papéis. Dessa vez, a torcida será a favor dos vilões, ou seja, eles serão os verdadeiros heróis.

O Coringa

Outro motivo para tanta ansiedade é a presença do Coringa. Apesar do personagem nunca ter feito parte do grupo nos quadrinhos, sua participação é uma das mais aguardadas. Com sua complexidade e insanidade, o Palhaço do Crime é um dos maiores (o maior para muitos) bandidos das HQs. Por onde passa sempre chama a atenção. Para comprovar a teoria, basta assistir Batman (1989) e Batman - O Cavaleiro Das Trevas, que vemos Jack Nicholson e Heath Ledger imortalizando o personagem no cinema com atuações bem distintas, mas que exploram a fundo suas principais características: o humor sarcástico e a insanidade.

Esquadrão Suicida

 

Em Esquadrão Suicida, o desafio caiu nas mãos de Jared Leto. Embora seja bem complicado superar Nicholson e Ledger, o ator, que venceu o Oscar em 2014 com Clube De Compras Dallas, vive o melhor momento de sua carreira e tem um perfil que se encaixa com o vilão, principalmente por já ter vivido a experiência de ter interpretado muito bem personagens com personalidade complexa.

Como o lançamento do longa está previsto para 5 de agosto de 2016, ainda não tivemos imagens oficiais e trailers divulgados, ou seja, não há muita coisa concreta para fazer algum tipo de diagnóstico sobre o futuro do Esquadrão Suicida. No entanto, a expectativa já é ver alguma referência ao grupo em Batman V Superman, que chegará aos cinemas primeiro. Vamos aguardar.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus