Esquadrão Suicida: Conheça o grupo e saiba o que esperar do filme

Entenda melhor o grupo de vilões que estreia no cinema em agosto

28/07/2016 12h00

Por Daniel Reininger

Depois de herói lutar contra herói em Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça e Capitão América: Guerra Civil, sucessos do primeiro semestre, é a vez dos vilões salvarem o mundo em Esquadrão Suicida, um dos longas mais aguardados de 2016. A ideia do filme é simples: reúna uma equipe com os mais perigosos supervilões já encarcerados, forneça a eles o melhor do arsenal norte-americano e os envie em uma missão suicida para derrotar inimigos até então inimagináveis. Uma típica receira para o desastre e diversão cinematográfica. Antes de ver o caos causado por esse grupo nos cinemas, aproveite para conhecer um pouco mais do longa que estreia em 4 de agosto.

Origem

Esquadrão Suicida era o nome informal de um grupo de criminosos dispostos a lutar pelo seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1959, na HQ The Brave and The Bold nº 25, o grupo teve a sua primeira formação com capitão Richard "Rick" Rodgers Flag, pai de Rick Flag, vivido por Joel Kinnaman no filme, Dr. Hugh Evans, Jess Bright e Karin Grace.

Esquadrão Suicida dos quadrinhos

Em 1986, surgiu a ideia de um Esquadrão Suicida com supervilões. Isso aconteceu na edição da HQ Legends nº 3, é quando Amanda Waller, oficial de inteligência dos EUA, decide reunir um grupo secreto de indivíduos desprezíveis para proteger o país de ameaças inconcebíveis. Assim nasce a Força Tarefa X.

+ Conheça os personagens de Esquadrão Suicida

A primeira versão dos quadrinhos trazia personagens obscuros, como Coronel Flag, responsável por manter os vilões na linha, Tigre de Bronze, Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Magia e Arrasa-Quarteirão.

A série foi cancelada e ressuscitada diversas vezes ao longo dos anos e, até por isso, foram publicadas diversas versões do grupo desde a década de 1980. Constante entre as versões é a dinâmica entre os personagens, no qual o humor sarcástico prevalece, afinal todos os vilões do grupo odeiam o governo e uns aos outros.

Pior ainda quando percebem que não foram escolhidos apenas para obter sucesso em suas missões, mas também para servirem de bodes expiatórios quando, inevitavelmente, falharem.

Filme

No cinema, a Força Tarefa X mistura personagens populares, como Arlequina, e membros clássicos do Esquadrão, como Pistoleiro e Bumerangue. É bom lembrar que Katana, por exemplo, nunca fez parte do grupo e ela deve ser parceira de Rick Flag para manter o grupo na linha, enquanto Arlequina só passou a integrá-lo em 2011, no reboot da série Os Novos 52, na qual era uma das protagonistas. E se seguir as HQs, cada um dos vilões deve receber um localizador explosivo.

Esquadrão Suicida

Entre cenas de muito humor e destruição e caos, podemos esperar um menor nível de violência no filme em relação às HQs, que contam com alguns momentos bem pesados, como a terrível morte do filho do pistoleiro pelas mãos de um pedófilo. Situações tensas que dificilmente serão levadas às telonas.

Com roteiro e direção de David Ayer (Corações De Ferro), o longa conta com Will Smith (Pistoleiro), Margot Robbie (Arlequina), Viola Davis (Amanda Waller), Cara Delevingne (Magia), Jared Leto (Coringa) e Ben Affleck (Batman) no elenco.

Coringa e Arlequina

Coringa nunca fez parte do grupo e deve ser um dos alvos do Esquadrão. O Palhaço do Crime é um dos maiores vilões da cultura pop, inimigo mortal de Batman, e objeto de obsessão de Arlequina, sua fiel parceira. A relação do casal deve apresentar uma dinâmica interessante de amor e ódio, principalmente se a garota tiver alguma relação também com Pistoleiro, como acontece na HQ.

+ Conheça as principais versões do Coringa no cinema e na TV

O desafio de viver Coringa não será tarefa fácil para Jared Leto, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2014. A expectativa é de que ele supere as atuações de Jack Nicholson (1988) e Heath Ledger (2008), afinal, vive o melhor momento de sua carreira e já mostrou ter entendido a loucura do vilão. Margot Robbie, por sua vez, tem tudo para marcar época como Arlequina, tanto que já se fala seriamente sobre um filme solo da personagem.

Batman

Esquadrão Suicida, porém, ainda não consegue se livrar completamente do grande problema da DC, sua dependência do Batman, que está no filme e possui relacionamentos com boa parte dos membros da Força Tarefa X. Seria interessante a DC Comics deixar Bruce Wayne de fora para mostrar que pode fazer bons filmes sem ele, mas com Ben Affleck em alta e  com um filme focado nos vilões e não no Homem-Morcego, talvez essa seja exatamente a estratégiua que a empresa precisa para alcançar o sucesso da Marvel no cinema. Pelo menos é nosa aposta.

Preparados para o longa? Fique ligado para nossa crítica que sai dia 02 de agosto, terça-feira. Enquanto isso, reveja o trailer de Esquadrão Suicida:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus