Festival do Rio aposta em programação eclética

Documentário sobre Chico Buarque abre mostra de filmes

30/09/2015 20h06

De 1 a 14 de outubro, a Cidade Maravilhosa será invadida por centenas de filmes no Festival do Rio 2015. O evento abre no clássico Cine Odeon com a exibição do documentário Chico - Artista Brasileiroque reúne cerca de 20 horas de entrevistas com o cantor e compositor. Algumas sessões têm ingressos a preços populares ou entrada franca.

O Cine Odeon também sedia sessões vespertinas seguidas de debates com os diretores dos filmes nacionais em competição pelo Troféu Redentor. A sala abrigava as sessões noturnas de gala, que desde o ano passado foram transferidas para o Cine Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre os competidores de 2015, destacam-se Boi Neon,  filme premiado em Veneza que conta a história de Vaqueiro cujo maior sonho é se tornar estilista, e Mate-me Por Favor, que chegam ao Brasil depois de terem passagem triunfante no Festival de Veneza.

Boi Neon

Cena do filme Boi Neon

A maior parte da programação é dedicada ao cinema internacional. Há homenagens a grandes mestres, como Orson Welles e Hal Hartley, que estará no Rio para uma máster class. Outra atração é a mostra Estúdio Ghibli, com animações clássicas japonesas. Na mostra, destacam-se o inédito As Memórias De Marnie e o sensível Meus Vizinhos, Os Yamadas.

Para quem gosta de animações em geral, o profundo stop-motion Anomalisa, de Charlie Kaufman, deve ser um dos mais disputados do evento. Com estreia prevista apenas para 2016, a trama acompanha um palestrante motivacional que começa a questionar sua própria existência de forma bastante irônica.

As Memórias de Marnie

+ Festival do Rio terá mostra com filmes do Studio Ghibli

Se o objetivo é se inteirar sobre a safra recente do cinema mundial, opções não faltam. O cardápio contém filmes estrelados por astros de Hollywood (como Ruth & Alex, com Diane Keaton e Morgan Freman), cineastas renomados (como Micróbio & Gasolina, de Michel Gondry) e até produções de países pouco tradicionais no mundo da sétima arte. Aí só resta ao cinéfilo montar sua programação pessoal e embarcar no Festival.

Para os fãs de terror nacional, o filme As Fábulas Negras traz uma coletânea de episódios bizarros, sendo um deles dirigido pelo icônico Zé do caixão.

Confira alguns dos filmes que valem a pena serem vistos no festival:

01 DE OUTUBRO

Chico - Artista brasileiro

Direção: Miguel Faria Jr.

02 DE OUTUBRO

As Memórias De Marnie

Direção: Hiromasa Yonebayashi

03 DE OUTUBRO

Mate-me Por Favor 

Direção: Anita Rocha da Silveira

04 DE OUTUBRO

Boi Neon

Direção: Gabriel Mascaro

08 DE OUTUBRO

Meus Vizinhos, Os Yamadas

Direção: Isao Takahata

Ruth & Alex

Direção: Richard Loncraine

10 DE OUTUBRO

Anomalisa

Direção: Charlie Kaufman

13 DE OUTUBRO

As Fábulas Negras

Direção: Rodrigo Aragão

O Festival do Rio acontece de 1 a 14 de outubro. Para mais informações, visite o site oficial do evento.

SERVIÇO

Formas de pagamento
Pelo site www.ingresso.com através de cartões de crédito. Os demais cinemas funcionam de acordo com as regras de cada estabelecimento.

Meia Entrada
Nas salas Estação NET Botafogo, Estação NET Ipanema 1 e 2, Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, CCJF, Oi Futuro Ipanema, Cinemateca do MAM, Cine Joia, Museu da República e Ponto Cine.
As promoções para estudantes, idosos e outros funcionam de acordo com legislação vigente

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus