Festival Internacional de Cinema Feminino começa segunda no Rio

06/06/2010 12h58
























A Caixa Cultural Rio de Janeiro e AVON, marca de comésticos, apresentam de 7 a 13 de junho, Femina (Festival Internacional de Cinema Feminino). Na cerimônia de abertura do evento, que acontecerá no Cinema Odeon Petrobras, nesta segunda-feira (7/6), a partir das 21h, será exibido o filme O Anjo, da diretora norueguesa Margreth Olin, que estará presente para participação em um debate com o público. Já os demais filmes e debates do evento serão exibidos e realizados nos Cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural Rio.

Como todos os anos, o Femina presta tributo a uma personalidade feminina do cinema brasileiro. Este ano a homenageada é Alice Gonzaga, diretora da Cinédia – O Estúdio mais Antigo do Brasil, que completa 80 anos este ano. Conhecida como uma das maiores produtoras do país e uma referência no trabalho de preservação e restauração de filmes, Alice terá dois de seus curtas-metragens exibidos: Memórias de Carnaval e Canção de Amor (sobre Gilda de Abreu e Vicente Celestino). A exibição será no dia 13 de junho, antecedendo a entrega dos vencedores das mostras competitivas.

O festival é composto de 130 filmes (longas, médias e curtas-metragens) de 25 países, distribuídos nas oito mostras que o compõem: Competitiva Internacional, Competitiva Nacional, Programa Especial, Mostra Dinamarquesa, Dividindo a conta, Eu gosto é de mulher, Infantil e Masculino Feminino.

Este é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário cinematográfico brasileiro e mundial. Surgiu em 2004 e já homenageou as atrizes Betty Faria (Chega de Saudade) e Helena Ignez (Hotel Altântico), as diretoras Tizuka Yamasaki (Xuxa em o Mistério de Feiurinha), Ana Carolina (Gregório de Mattos), Carla Camurati (Irmã Vap - O Retorno), Beth Formaggini (Em Trânsito), a escritora Rose Marie Muraro e a fotógrafa Cláudia Ferreira.


Serviço:
FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino 2010
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080
Datas: 8 a 13 de junho de 2010
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Entrada Franca
Classificação: Livre

Abertura: dia 7 de junho de 2010
Local da Cerimônia de Abertura: Cinema Odeon Petrobras – Endereço Praça Floriano, 07 - Cinelândia Centro - Rio de Janeiro
Horário da Cerimônia de Abertura: 21h
Acesso para portadores de necessidades especiais.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus