Filmes de superação para ver a vida de forma mais positiva

Títulos inspiradores são ótimas opções para encarar a vida com leveza

23/03/2020 18h06

Por Thamires Viana

Em momentos onde a realidade se torna difícil, o entretenimento pode ser uma saída eficiente para a diversão. O exemplo disso é a quantidade de filmes que trazem mensagens positivas, mesclando drama e humor na medida certa para conquistar o público.  

Alguns trazem o drama como ponto de partida, como é o caso de Perfume De Mulher, clássico de 1992 estrelado por Al Pacino, e Náufrago, longa protagonizado por Tom Hanks que se tornou um dos mais emblemáticos do cinema mundial. O que eles têm em comum é a forma leve de explorar dificuldades e determinação para enfrentá-las.

Já outros usam o humor e lições de vida para entreter o espectador. É o caso de Click, comédia estrelada por Adam Sandler, e Up - Altas Aventuras, animação recheada de momentos fofos que nos mostra a importância da amizade e que nunca é tarde demais para realizar os nossos sonhos.

Confira uma lista de filmes que vão te inspirar:

1 - Pequena Miss Sunshine

Cena de Pequena Miss Sunshine

Na comédia lançada em 2006, uma família está determinada a ver sua filha mais nova vencendo um concurso de beleza. Para isso, todos atravessam os EUA dentro de uma Kombi para participar do evento e, no meio do caminho, resolverem suas questões pessoais. Divertido, Pequena Miss Sunshine é um filme que mescla o humor com significativas lições de vida, como a união e a importância do apoio familiar em tempos diíceis. Além disso, as piadas inteligentes que compõem o roteiro são ótimas para nos desligar da realidade por alguns minutos.

Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, o elenco traz nomes como Abigail Breslin, Steve Carrell, Greg Kinnear, Paul Dano e Toni Colette

Onde ver: NOW 

2 - Intocáveis

Cena do filme Intocáveis

Lançado em 2011, o drama se tornou um clássico do cinema francês ao contar a história de Philippe, um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Para ter a ajuda necessária em sua rotina, ele contrata Driss, um jovem problemático com quem enfrenta uma série de problemas no início. Com o passar do tempo, as discussões dão espaço para uma linda amizade, o que faz com que eles aprendam muito um com o outro. Trazendo o bom humor como ponto de partida, Intocáveis é uma ótima pedida para quem gosta de comédias dramáticas na medida certa!

Dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, o filme tem um elenco composto por Omar Sy, François Cluzet, Andrey Fleurot e Christian Ameri

Onde ver: NOW

3 - Extraordinário

Cena de Extraordinário

Baseado no best-seller homônimo de R. J. Palacio, a inspiradora história se tornou uma febre em seu lançamento. Na trama, Auggie Pullman é um menino com uma deformação facial que enfrenta os desafios de iniciar seus ensinos em uma escola regular. O longa consegue cativar todos os públicos com humor leve e ensinamentos como o valor da amizade, da família e da importância de perseguir seus sonhos.

Com direção assinada por Stephen Chbosky, Extraordinário é estrelado por Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga.

Onde ver: Amazon Prime

4 - Quem Quer Ser Um Milionário?

Cena de Quem Quer Ser Um Milionário

Presente na lista dos 100 filmes para ver antes de morrer, o drama ganhador de sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme em 2009, acompanha a história de Jamal Malik, um jovem de 18 anos que vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia. Enquanto participa da versão indiana do programa Quem Quer Ser um Milionário?, Jamal relembra a infância ao lado do irmão, as aventuras de enfrentar gangues e o amor por uma garota. Com trama emocionante, o longa mescla entretenimento com subtextos de críticas sociais importantes.

A direção é de Danny Boyle e Loveleen Tandan, e o elenco traz nomes como Dev PatelSaurabh ShuklaAnil KapoorFreida Pinto.

Onde ver: Netflix

5 - Comer Rezar Amar

Cena de Comer, Rezar e Amar

Nada melhor do que sair da zona de conforto e buscar o auto-conhecimento com coisas que a gente gosta de fazer, né? Na trama lançada em 2010, Liz Gilbert é uma mulher recentemente divorciada que decide explorar o mundo em busca de respostas para sua vida. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia, o poder da oração, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor. O filme inspira e diverte, ao mesmo tempo em que nos ensina a priorizar os nossos sonhos.

Dirigido por Ryan Murphy, a comédia dramática é estrelada por Julia Roberts, Javier Bardem, James Franco e Viola Davis.

Onde ver: Netflix 

6 - Antes De Partir

Cena de Antes de Partir

Um drama emocionante com pitada de humor é a união perfeita, vamos combinar? Aqui, Edward Cole e Carter Chambers são dois homens com câncer em estágio terminal que fogem do hospital e põem os pés na estrada. Mesmo com personalidade diferentes e alguns conflitos entre si, os homens fazem uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer e aproveitam essa liberdade em um divertido road movie. O que nos deixa de lição é a importância de valorizar a vida e curtir cada momento como se fosse o último.

Estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman, o longa dirigido por Rob Reiner ainda traz no elenco nomes como Alfonso FreemanChristopher Stapleton e Hugh B. Holub.

Onde ver: Netflix

7 - A Vida É Bela

Cena de A Vida É Bela

O longa vencedor de três Oscars foi lançado em 1997 e é um dos clássicos do cinema mundial. Com ótimas atuações e um roteiro exemplar, o filme ambientado na Segunda Guerra Mundial acompanha Guido, um judeu que, junto de sua família, fica preso em um campo de concentração. Sua maior preocupação é Giosué, seu pequeno filho. Enquanto as barbáries do nazismo castigam os presos, Guido tenta amenizar o sofrimento do menino contando histórias e fazendo-o crer que estão participando de uma gincana para ganhar um tanque de guerra. Embora tenha uma trama cortante, o longa italiano ganha doses de humor com inocência do garoto e as manobras do pai para proteger o pequeno.

Dirigido e estrelado por Roberto Benigni, A Vida É Bela também traz nomes como Nicoletta Braschi e Giorgio Cantarini.

Onde ver: Amazon Prime

8 - O Lado Bom Da Vida

Cena de O Lado Bom da Vida

O filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence segue como um dos queridinhos dos aficcionados em dramas. A trama gira em torno de Pat Solatano, um cara que perdeu tudo e vive com os pais depois de passar oito meses preso. Quando decide reconstruir sua vida e voltar com sua esposa, ele conhece Tiffany, uma misteriosa e problemática garota. Com pitadas de humor, o longa aborda também transtornos psicológicos de forma coerente e responsável, mostrando que o amor e o afeto são ótimos complementos para o tratamento.

Além de Lawrence, o elenco traz nomes como Bradley Cooper, Robert Deniro e Jacki Weaver.

Onde ver: Amazon Prime e HBOGo

9 - Patch Adams - O Amor É Contagioso

Cena de Patch Adams

Estrelado pelo saudoso Robin Williams, a comédia acompanha Hunter, um homem que após tentar se suicidar, voluntariamente se interna em um sanatório. Enquanto ajuda no tratamento de outros pacientes, ele descobre que deseja ser médico, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam o espanto do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma. Tocante e realista, o filme faz um paralelo importante sobre a importância do amor e do cuidado ao próximo.

Dirigido por Tom Shadyac, o filme também traz Daniel London, Monica Potter e Phillip Seymour Hoffman no elenco.

Onde ver: Looke e NOW

10 - Up - Altas Aventuras

Cena de UP: Altas Aventuras

Pixar sendo Pixar! A animação queridinha de crianças e adultos é capaz de divertir, emocionar e encantar o público em seus 96 minutos. Na trama, Carl Fredricksen é um idoso que passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida, mas acredita ser tarde demais para isso. No entanto, uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell cruzam seu caminho e o fazem mudar de ideia. Profunda e inspiradora, a animação mostra que nunca é tarde demais para realizar o sonho de ser quem a gente quiser.

Pete Docter comanda a direção e o elenco de dublagem original inclui Christopher PlummerEdward Asner e Jordan Nagai.

Onde ver: Netflix

11 - Click

Cena de Click

Uma das comédias mais admiradas do cinema hollywoodiano é outra ótima pedida para nos deixar mais positivos. Com humor na medida certa e a moral de "vamos viver o presente sem se preocupar demais com o futuro", a trama segue Michael, um arquiteto workaholic que descobre um controle remoto universal capaz de controlar as situações em sua vida. Os problemas acontecem quando o objeto começa a controlar também as escolhas de Michael, fazendo com que ele não aproveite os momentos importantes ao lado da família. Se você quer rir e se emocionar, Click é a escolha perfeita!

Com direção de Frank Coraci, o filme é estrelado por Adam Sandler, Kate Beckinsale, Christopher Walken e David Hasselhoff.

Onde ver: Netflix e Looke

12 - Sim Senhor

Cena de Sim Senhor

Já imaginou dizer "sim" para tudo? Parece algo bem difícil, né? Nessa comédia lançada em 2009, Carl Allen se recruta num programa de auto-ajuda baseado num único princípio: dizer "sim" para tudo e qualquer coisa. No começo, ele fica maluco e isso vira sua vida de cabeça para baixo, mas logo ele começa a perceber infinitas possibilidades. Mesclando o humor com pitadas de drama, Sim Senhor nos faz pensar que aceitar qualquer possibilidade nem sempre é o melhor caminho para nossas vidas.

Estrelado por Jim Carrey e Zooey Deschanel, o filme é dirigido por Peyton Reed e ainda traz Bradley Cooper no elenco.

Onde ver: HBOGo

13 - Forrest Gump - O Contador De Histórias

Cena de Forrest Gump

Creio que 9 entre 10 pessoas gostam desse clássico! Na trama, Forrest Gump é um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy e tem um encontro inesquecível com John Lennon! Delicado e com um mega potencial para emocionar, o filme é um dos mais emblemáticos do cinema e garante risadas do início ao fim, além de nos mostrar que em meio à realidade contubada, sonhar não faz mal para ninguém.

Protagonizado por Tom Hanks, o filme lançado em 1994 é dirigido por Robert Zemeckis e traz no elenco Rebecca Williams, Sally Field e Sam Anderson.

Onde ver: Amazon Prime

14 - Na Natureza Selvagem

Cena de Na Natureza Selvagem

Baseado em uma história real, o longa acompanha o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless que, após concluir a graduação em uma cultutada universidade, abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Mostrando a busca pelo auto-conhecimento, o filme explora a ideia de que menos é mais, o que nos faz pensar se é saudável basear toda a nossa vida em coisas materiais. 

Com direção de Sean Penn, Na Natureza Selvagem é estrelado por Emile HirschMarcia Gay HardenWilliam HurtVince Vaughn.

Onde ver: NOW

15 - Perfume De Mulher

Cena de Perfume de Mulher

Na clássica e inspiradora trama, acompanhamos a história de Frank Slade, um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme traz momentos emocionantes que nos ensina mais sobre os relacionamentos interpessoais e os verdadeiros significados da vida.

Estrelado por Al Pacino e Chris O'Donnell, Perfume De Mulher é dirigido por Martin Brest

Onde ver: Looke

16 - Coach Carter - Treino Para A Vida

Cena de Coach Carter

Ken Carter, bem-sucedido proprietário de uma loja de artigos esportivos, aceita ser treinador do time de basquete de sua antiga escola, no subúrbio de uma cidade na Califórnia. Ele enfrenta tanto a falta de talento dos alunos quanto sua má-educação para torná-los campeões. Para isso, ele logo arma um regime duro de regras escritas, que inclui a forma dos alunos se vestirem até a forma como se respeitam. O drama traz a moral "apesar das dificuldades, não desista nunca" e nos faz repensar sobre a importância do respeito e do amor ao próximo.

Dirigido por Thomas Carter, o filme é estrelado por Samuel L. Jackson, Channing Tatum e Rob Brown.

Onde ver: Netflix

17 - Lion - Uma Jornada Para Casa

Cena de Lion: Uma Jornada para Casa

Emocionante e realista, o drama segue a história do jovem indiano Saroo. Aos cinco anos, ele se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica. Lion - Uma Jornada Para Casa é capaz de fazer rir e chorar, além de trazer ótimos ensinamentos em seu decorrer.

Garth Davis comanda a direção do longa estrelado por Dev PatelPriyanka Bose Abhishek Bharate.

Onde ver: Netflix 

18 - Náufrago

Cena da Náufrago

Outro clássico do cinema acompanha Chuck Nolan, um funcionário da Federal Express que ao retornar de uma viagem à Russia, sofre um acidente e fica preso em uma ilha deserta. Agora o seu único desafio é lutar por sobrevivência e sua habilidade em resolver problemas se volta a encontrar água, comida e abrigo. Sua vida agitada muda de ritmo, trazendo um novo tipo de estresse físico e mental. O drama é um mergulho emocionante na brusca mudança de vida de Nolan.

Náufrago é estrelado por Tom Hanks, Helen Hunt e Chris Noth, e dirigido por Robert Zemeckis.

Onde ver: Amazon Prime

19 - Gênio Indomável

Cena de Gênio Indomável

O drama segue o rebelde Will Hunting, um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática. Repleto de momentos emocionantes, o filme que mostra superação e valorização da amizade se tornou um clássico do cinema mundial.

Dirigido por Gus Van Sant, o filme traz Matt Damon e Robin Williams no elenco principal.

Onde ver: Netflix

20 - À Procura Da Felicidade

Cena de A Procura da Felicidade


Um dos filmes mais bonitos da lista segue a história de Christopher Gardner, um vendedor batalhador que consegue a custódia de seu filho pequeno. No entanto, para continuar com o garoto, ele deve encontrar um emprego, conseguir lidar com seus problemas pessoais e cuidar da educação do menino, tudo isso enquanto tenta não demonstrar fraqueza para o garoto. Inspirador, o longa mostra que o amor e a união entre pai e filho é capaz de superar qualquer obstáculo.

Estrelado por Will Smith e Jaden Smith, o longa é dirigido por Gabriele Muccino.

Onde ver: Netflix

Veja também: Confira 12 filmes nacionais que mereciam ganhar o Oscar


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus