Formato Blu-Ray chega ao Brasil

27/11/2007 16h01

Na manhã de hoje (26), em São Paulo, a Walt Disney Company anunciou a chegada do formato Blu-Ray ao Brasil, sendo a primeira distribuidora a lançar no país títulos de seu catálogo nessa nova tecnologia. Apesar de não haver ainda uma estimativa de quantos consumidores poderiam assistir aos filmes em Blu-Ray - já que são necessários aparelhos especiais para que os mesmos sejam lidos -, a Disney parece confiar no potencial de mercado desse formato, que confere maior qualidade, tanto visual quanto em áudio, além de maior capacidade de armazenamento.

Para entendermos a tecnologia Blu-Ray, é preciso pensar, inicialmente, na tecnologia HD ("High Definition", ou alta definição) dos novos aparelhos de TV, as HDTVs. Elas são capazes de exibir conteúdo com diversos formatos, em imagens mais claras e nítidas; alguns canais de TV já trabalham com a transmissão em alta definição. A título de comparação, uma TV padrão tem definição de 480i; os aparelhos HDTV exibem conteúdo em 720p, 1080i e 1080p. Os discos Blu-Ray têm imagem até seis vezes mais nítidas em comparação ao DVD convencional, mas podem ser lidos somente por aparelhos especiais (Blu-Ray Players), ligados a uma HDTV por um cabo HDMI (High-Definition Multimedia Interface). Ou seja, este novo formato é totalmente ligado às novas tecnologias em aparelhos disponíveis no mercado brasileiro - inicialmente, totalmente importados.

Pela maior capacidade de armazenamento de dados, os discos Blu-Ray também oferecem ao consumidor uma interatividade mais dinâmica - o formato tem capacidade de armazenar cinco vezes mais informações do que o DVD. As interfaces e recursos interativos são mais dinâmicos, permitindo maior interatividade para o espectador. No futuro, também será possível a conectividade dos discos à internet.

A partir de 5 de dezembro, os filmes Plano de Vôo, Selvagem, Dinossauros, Mansão Mal Assombrada, Sky High, Força Aérea Um, Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar, Inimigo do Estado, Rei Arthur, Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, Piratas do Caribe - O Baú da Morte, O Galinho Chicken Little e Déja Vu estarão disponíveis no mercado brasileiro em Blu-Ray. Apesar da mídia ter maior capacidade de armazenamento, eles ainda não têm extras especiais que os diferencie dos DVD correspondentes, apenas uma definição e qualidade melhor de som e imagem. Cientes de que não são muitos os espectadores brasileiros que tenham os equipamentos necessários para a leitura desta mídia, serão lançadas, inicialmente, somente 1.500 cópias em Blu-Ray de cada um desses títulos.

. O preço sugerido para catálogo é de R$ 99 e, para lançamento, R$ 120.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus