Globo de Ouro abre temporada de premiações neste domingo; confira nossas previsões

Disputa será acirrada nas categorias principais da premiação prévia do Oscar

09/01/2015 18h15

A 72ª edição do Globo de Ouro, que acontece neste domingo, abre oficialmente o período de grandes premiações do cinema. É a partir de agora que vamos começar a conhecer os filmes que mais agradaram aos críticos, jornalistas e a indústria hollywoodiana.

Depois do Globo de Ouro teremos ainda as premiações dos sindicatos (roteiristas, diretores, produtores, maquiadores, etc) até chegar no Oscar - que anuncia seus indicados no próximo dia 15.

Para você ficar por dentro desse momento de disputa, resolvemos especular bastante e tentar adivinhar quem serão os vencedores da cerimônia que acontece neste domingo. A tarefa não é fácil: praticamente não há favoritos e as chances de surpresa são bem grandes.

Melhor filme drama: Boyhood ou Selma?

Lançado ainda no primeiro semestre, Boyhood: Da Infância À Juventude parece um pouco à frente de seus concorrentes, mas tudo pode mudar. O longa tem como vantagem a grande repercussão de seu processo de filmagem (Boyhood foi filmado ao longo de 12 anos) e o carisma de um Richard Linklater em seu melhor momento. Quem corre por fora é Selma, cinebiografia que dá cabo de parte da trajetória de Martin Luther King, Jr na década de 60. O filme tem crescido na reta final e pode surpreender. O Jogo Da Imitação, A Teoria De Tudo e o excelente Foxcatcher - Uma História Que Chocou O Mundo, parecem ter perdido fôlego.

Birdman

Melhor filme comédia ou musical: A supremacia de Birdman

Uma das categorias mais disputadas do ano passado, o Golden Globe de melhor filme de comédia ou musical deve ficar em mãos óbvias nesse ano. A comédia Birdman Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância é uma unanimidade entre a crítica e deve render reconhecimento merecido para o diretor Alejando González Iñarritu. O ótimo O Grande Hotel Budapeste corre por fora e os demais concorrentes (Pride, Caminhos Da Floresta e Um Santo Vizinho) têm poucas chances.

Melhor diretor: Uma incógnita

A categoria mais disputada de todas será a que vai eleger o melhor diretor do ano. Sem favoritos, o Globo de Ouro pode muito bem acabar nas mãos de um menos cotado. Alejandro Iñarritu (Birdman) e Richard Linklater (Boyhood) podem ter certa vantagem empurrado por seus ótimos trabalhos, mas não estranhe se a concorrente mais jovem de todas, Ava DuVernay, vencer por seu olhar maduro em Selma.

Melhor ator em drama: Biografia deve prevalecer

Cinco trabalhos brilhantes concorrem neste ano, mas a atuação visceral de Eddie Redmayne como o físico Stephen Hawking em A Teoria De Tudo está um pouco acima de seus concorrentes. Benedict Cumberbatch e Steve Carell correm por fora. Jake Gyllenhaal e David Oyelowo são azarões na disputa.

Melhor ator em comédia: O reconhecimento merecido para Michael Keaton

Astro em ascensão nos anos 90, Keaton passou desapercebido nos últimos anos. Renascido em Birdman, o ator deve ser finalmente reconhecido por suas atuações em alto nível. Ralph Fiennes parece o único que pode tirá-lo da vitória, já que Bill Murray, Joaquin Phoenix e Christoph Waltz estão em personagens menos inspirados.

Rosamund Pike em Garota Exemplar

Melhor atriz em drama: Sem favoritas, Rosamund Pike pode surpreender

Outra categoria extremamente disputada, a eleição de melhor atriz em filme dramático pode render um inédito prêmio para Rosamund Pike, atriz que domina com facilidade o complexo personagem de Garota Exemplar. A atriz está praticamente empatada nas apostas com Juliane Moore e Jennifer Aniston. Felicity Jones e Reese Witherspoon correm por fora.

Melhor atriz em comédia: Juliane Moore rainha

Premiada em Cannes por sua performance em Mapas Para As Estrelas, Juliane Moore é a grande favorita da categoria. A única concorrente que causa algum perigo é Emily Blunt, impecável em Caminhos Da Floresta. Amy Adams, sempre presente, corre por fora. A menina Quvenzhane Wallis e a veterana Helen Mirren são cartas fora do baralho.

Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons em seu melhor momento

São atuações de peso, mas nenhuma no mesmo nível de J.K. Simmons no excelente Whiplash - Em Busca Da Perfeição, filme em que o ator mostra todo o seu talento. Seus principais concorrentes na disputa não parecem ter força para alcançá-lo: Edward Norton é ofuscado por Michael Keaton em Birdman e Ethan Hawke aparece apenas seguro em Boyhood.

Melhor atriz coadjuvante: A torcida por Patrícia Arquette

Uma daquelas atrizes talentosas e carismáticas, mas avessa aos holofotes, Patricia Arquette é a grande performance individual de Boyhood: Da Infância À Juventude, filme em que mostra a melhor atuação de sua carreira. Favorita, ela não deve ter problemas para superar as demais indicadas, incluindo a surpresa Emma Stone, em alto nível no ótimo Birdman Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância.

Uma Aventura Lego

E as demais categorias?

O Globo de Ouro também terá boas disputas em outras categorias. Entre os filmes de animação, Uma Aventura Lego reina absoluto, mas Como Treinar O Seu Dragão 2 pode surpreender.

Entre os filmes estrangeiros o difícil Ida pode até ter certa vantagem, mas o drama Força Maior é mais acessível e pode angariar votos. Seria uma pena se o atualíssimo filme russo Leviatã não fosse lembrado.

Uma das disputas mais interessantes da noite, a eleição da melhor canção coloca grandes nomes do mundo pop em confronto. Se tudo ocorrer como o previsto, John Legend (e a emocionante Glory do filme Selma) deve superar as cantoras Lorde (Yellow Flicker Beat, de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1) e Lana del Rey (e Big Eyes, do filme homônimo).

 

Vale relembrar: os vencedores do Globo de Ouro 2015 serão conhecidos neste domingo, 11. Acompanhe a cobertura completa no Cineclick.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus