Hamilton: O renomado musical que foi da Broadway para as telas

Idealizada por Lin-Manuel Miranda, a produção migrou para o streaming da Disney

14/07/2020 19h00

Por Alexandre Dias

A Broadway e o cinema são praticamente sinônimos e dividem vários dos seus musicais há anos. Porém, é uma das produções mais recentes dos palcos de Nova York (EUA) que alcançou um novo nível estratosférico de sucesso, a ponto de ir para uma plataforma de streaming: Hamilton

A estreia do musical aconteceu em 2015 e desde então é uma das obras mais aclamadas da Broadway. O projeto é tão consagrado que a versão dele para o Disney+, o serviço de streaming da Disney, não é uma adaptação e sim a gravação do próprio show. 

Hamilton chegou à plataforma no início de julho. O Disney+ ainda não está disponível no Brasil, porém está programado para ser lançado no país ainda em 2020, então vamos aquecer os seus corações para poder ver essa obra-prima no futuro. 

Conheça o musical: 

Obra

O criador do musical é Lin-Manuel Miranda, um dos compositores mais geniais da atualidade. Ele é conhecido pela sua longa parceria com a Disney, que já resultou em trabalhos nas trilhas sonoras de Moana e O Retorno De Mary Poppins

Miranda adaptou para os palcos o livro biográfico de Ron Chernow sobre Alexander Hamilton, a figura central que dá título ao projeto. Ele é considerado um dos pais dos Estados Unidos, em que as ideias ajudaram a construir a nação norte-americana. 

Músicas

Os temas políticos e sociais de Hamilton, obviamente, são muito bem tratados pelos realizadores, mas estamos falando de um musical. Portanto, a trilha sonora é o coração da peça, que consagrou a produção de uma forma que vai muito além de "boas músicas". 

Um dos motivos disso é a versatilidade de Hamilton; há uma mistura de rap, jazz e R&B, logo, por mais que estejamos diante de uma história "de época", existe uma conexão estrutural com a atualidade. Nem por isso, a ligação com o passado "épico" é deixada de lado, como a própria duração de 160 minutos sugere. 

Confira um gostinho dessa experiência no trailer do Disney+:

Elenco e direção

Como não poderia ser diferente, Hamilton é vivido no musical pelo próprio Miranda. Ainda assim, há várias outras estrelas na produção, muitas delas conhecidas de filmes e séries. 

É o caso de Daveed Diggs (Marquês de La Fayette/Thomas Jefferson), de Soul e da série Snowpiercer. Jonathan Groff (Rei George), a voz de Kristoff de Frozen - Uma Aventura Congelante, também está no elenco. 

A direção de Hamilton é de Thomas Kail. Ele já ocupou esse mesmo cargo na minissérie Fosse/Verdon e na série Two Broke Girls

Prêmios e repercussão

O Oscar do teatro nos Estados Unidos é o Tony Awards. Hamilton faturou nada menos do que 11 estatuetas na 70ª edição da premiação, ocorrida em 2016. 

Além de ser um sucesso retumbante de bilheteria, vários famosos já prestigiaram o musical. Quando a produção chegou ao Disney+, por exemplo, alguns deles se manifestaram pelo Twitter para comemorar o lançamento. 

O apresentador Jimmy Fallon disse que "gostaria de assistir mais uma vez pela primeira vez" por ser "uma experiência incrível". Enquanto isso, Ben Schwartz, o Jean-Ralphio de Parks and Recreation, declarou com muita emoção:

"Quer explodir ainda mais sua mente? Depois de assistir Hamilton uma vez, tire um tempo para juntar suas emoções, que estarão espalhadas pela sala, depois ative as legendas e veja de novo. Tantas. Palavras. Impressionantes. Juntas. Em. Poucos. Segundos."

Ainda podemos destacar o post de Melissa Fumero, a Amy de Brooklyn 99, que inclusive contracenou com Miranda na série - ele é um fã declarado da sitcom, portanto fez uma participação especial. "Eu nunca vou esquecer Renee Elise Goldsberry me falando sobre essa produção incrível que estava trabalhando com Lin-Manuel Miranda. Eu nunca vou esquecer de ver ela cantando Satisfied pela primeira vez. Nunca vou esquecer de encontrar Lin no porão do teatro."

 

Confira os tweets

 

Nesta matéria você leu sobre: Moana, O Retorno De Mary Poppins, Soul, Frozen - Uma Aventura Congelante.

Veja também: The Crown: Conheça as versões dos personagens da série


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus