Incêndio atingiu Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Os prejuízos ainda não foram calculados

03/02/2016 11h29

Por Iara Vasconcelos

Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. As chamas começaram a se alastrar na madrugada desta quarta-feira (3). Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local por volta das 5h30. Às 6h20, o fogo já tinha sido controlado.

Na página oficial da Cinemateca no Facebook é possível ter mais esclarecimentos: "Cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados. Deste total, a grande maioria está conservado em outras mídias/suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias".

A Cinemateca possui aproximadamente 200 mil rolos de filmes, além de publicações relacionadas a sétima arte, como revistas e livros. O acervo do museu é um dos maiores da América Latina.

A Cinemateca foi fundada 1940, a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo. Inicialmente, era integrada por jovens estudantes do curso de Filosofia da USP. Após ser fechado pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), em 1941, começou a funcionar clandestinamente na casa de alguns de seus membros. Atualmente, instituição é dedicada a preservação da produção audiovisual brasileira.

Essa é a quarta vez que um incêndio atinge a Cinemateca, os outros três foram registrados em 1957, 1969 e 1982. 

 

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus