Indiana Jones - Relembre a franquia e conheça o novo filme

Essa é uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempo

03/06/2020 16h50

Por Daniel Reininger

Indiana Jones se tornou uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos. Com quatro filmes lançados e um novo à caminho, o explorador definiu o cinema de aventura como o conhecemos e se tornou referência para filmes, séries e jogos. Enquanto esperamos o novo capítulo da saga do arqueólogo, vale rever os longas, que chegam ao serviço de streaming Netflix em junho. Aproveite e relembre um pouco da saga.

Origem

Indiana Jones é vivido por Harrison Ford, conhecido como Han Solo de Star Wars, e definiu o que entendemos como aventureiro e explorador. George Lucas criou o personagem em homenagem aos heróis de séries e filmes de ação dos anos 1930. O personagem apareceu pela primeira vez em 1981, no filme dirigido por Steven Spielberg.

Indiana é na verdade Henry Jones Júnior, um pacato professor de Arqueologia, mas que às vezes assume o papel de um aventureiro destemido e pouco convencional, que carrega um revólver, um chicote e seu inseparável chapéu, ele é mais conhecido por Indiana, apelido tirado do nome do cão que tinha quando criança. Esse também era o nome do cachorro de George Lucas.

O personagem é conhecido pelo visual com chicote e chapéu, senso de humor, grande conhecimento de civilizações e línguas antigas e medo de cobras.

A maioria de suas aventuras ocorre na década de 1930. No primeiro e terceiro filme, o herói enfrenta forças nazistas que querem se apossar de famosas relíquias como a Arca da Aliança e o Santo Graal para tentar dominar o Mundo. O segundo filme ambienta-se na Índia e o quarto filme começa nos EUA e termina nas selvas da América do Sul.

Filmes

Com quatro filmes lançados, entre 1981 e 2008, a saga arrecadou US$ 1,98 bilhão nas bilheterias mundiais. Os longas são:

Indiana Jones E Os Caçadores Da Arca Perdida (1981)

Na trama, Harrison Ford é um professor de arqueologia que nas horas vagas assume o papel do intrépido aventureiro em busca de preciosas relíquias. Em meados da década de 30, ele é convocado pelo governo americano para descobrir o paradeiro da Arca Sagrada na qual Moisés teria guardado as tábuas dos Dez Mandamentos, achando que concederia poderes incomensuráveis ao seu portador. Inúmeros perigos aguardam Indy, pois o exército nazista de Hitler também está interessado na arca.

Indiana Jones E O Templo Da Perdição (1984)

O Segundo filme com o arqueólogo e aventureiro coloca Indiana ao lado de uma cantora e um garoto de 12 anos, eles vão parar num povoado no meio da Índia, onde as crianças desapareceram. Os moradores acreditam que os maus espíritos levaram-as depois que as pedras sagradas que o povo protegia sumiram. Para reaver as pedras e descobrir o que aconteceu com as crianças, Indiana Jones e seus novos companheiros passarão por muitos perigos, enfrentarão um culto macabro e conhecerão uma cultura bastante exótica, onde um requintado jantar inclui sopa de olhos, cérebros de macacos e cobras vivas.

Indiana Jones E A Última Cruzada (1989)

O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford), auxiliado pela bela e misteriosa dra. Elsa Schneider (Alison Doody) e por um velho colega, o prof. Marcus Brody (Denholm Elliott), parte em busca do Santo Graal. Mas primeiro tem que resgatar o prof. Henry Jones (Sean Connery) das mãos dos nazistas (também sequiosos pelo mítico objeto), pois não só ele é seu pai como, na condição de respeitado medievalista, possui os mais fortes indícios sobre o paradeiro do cálice sagrado.

Indiana Jones E O Reino Da Caveira De Cristal (2008)

Dezenove anos depois do lançamento do último longa, o herói retorna para se aventurar em 1957, no meio da Guerra Fria, tendo os soviéticos como vilões da história. Na trama, Indiana Jones e seu ajudante Mac escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto e ele está perto de perder seu emprego. Ao deixar a cidade, Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: encontrar a lendária caveira de cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.

Onde assistir aos filmes: Netflix

Novo filme

O quinto filme da franquia está programado para estrear em 2022 e terá Harrison Ford de volta como personagem-título.

Pela primeira vez em 40 anos, Spielberg abriu mão de dirigir um filme da franquia. O cineasta, porém, segue envolvido no projeto como produtor. A decisão teria sido tomada porque Spielberg quer passar a franquia adiante, para uma nova geração, trazendo uma nova perspectiva para o universo do personagem.

Os detalhes são escassos sobre o enredo de Indiana Jones 5, mas uma coisa é certa: não será um reboot e sim uma continuação dos quatro filmes anteriores.

A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, confirmou à BBC que o filme será o próximo capítulo da saga de Indiana Jones. Além de indicar que o roteiro ainda estava em produção. Além disso, a Lucasfilm está negociando a contratação de James Mangold (Logan) como novo diretor. 

Em entrevista ao IGN, o Harrison Ford revelou exaltou a qualidade do roteiro e os caminhos de Indy na sequência: "Bem, não vou compartilhar a história com você pois não parece uma boa ideia. Mas veremos novos desenvolvimentos na vida dele, seus relacionamentos. Veremos parte de sua história resolvida. É um roteiro muito bom. Estou ansioso por isso."

Indiana Jones 5 será lançado em 29 de julho de 2022.

 

Nesta matéria você leu sobre: Indiana Jones 5, Indiana Jones E A Última Cruzada, Indiana Jones E O Reino Da Caveira De Cristal, Indiana Jones E O Templo Da Perdição, Indiana Jones E Os Caçadores Da Arca Perdida, Harrison Ford, George Lucas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus