Meryl Streep faz declarações polêmicas contra Walt Disney em premiação

Atriz soltou o verbo ao homenagear a amiga Emma Thompson

08/01/2014 17h15

Uma das atrizes de maior sucesso de sua geração, Meryl Streep causou polêmica com o discurso que realizou durante a entrega dos prêmios anuais concedidos pelo National Board of Review, grupo formado por críticos e acadêmicos norte-americanos.

Meryl entregou o prêmio de Melhor Atriz para a sua amiga Emma Thompson, estrela de Walt Nos Bastidores De Mary Poppins, que estreia aqui no Brasil em fevereiro.

Durante um longo e sincero discurso, Meryl relembrou uma ou duas coisas sobre o perigo de biografias. "Disney, que trouxe alegria, sem dúvida, para bilhões de pessoas foi, talvez, ou tinha algumas tendências racistas. Ele formou e apoiou grupos de lobby anti-semita na indústria", afirmou a atriz. A ideia era alertar para o perigo de retratos muito unilaterais de pessoas que se tornaram unanimidades em suas carreiras.

Walt Nos Bastidores De Mary Poppins mostra a relação entre o criador do império Disney e a escritora PL Travers. O longa retrata a dificuldade enfrentada por Disney para convencer a autora a autorizar a adaptação do livro para o cinema, embate que durou anos.

Na sequência, ela citou o trecho de uma carta enviada pela Disney para uma animadora que em 1938 postulava um cargo na equipe de produção dos longas da empresa. "As mulheres não fazem qualquer trabalho criativo em conexão com a preparação dos desenhos animados para as tela, essa tarefa é realizada inteiramente por homens".

Meryl Streep não parou por ai: "Quando eu vi o filme, eu pude imaginar o desgosto de Walt Disney em ter que enfrentar PL Travers nos 20 anos em que ela protegeu os direitos de seu trabalho. Deve ter sido difícil pra ele encontrar em um mulher uma criatura igualmente desdenhosa e superior".

Meryl também fez questão de rasgar elogios para Emma Thompson, sem esquecer do bom humor: "Ela é uma devoradora de homens, tipo eu", brincou. Ela também disse que Emma é inteligente, sabe seguir seu coração e tem uma ternura incomparável.

Walt Nos Bastidores De Mary Poppins estreia aqui no Brasil em 14 de fevereiro de 2014.

 

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus