Missão Impossível: Saiba tudo sobre os filmes com Tom Cruise

A franquia de ação e espionagem começou em 1996 e já tem seis longas

14/04/2020 20h14 (Atualizado em 21/07/2020 12h00)

Por Alexandre Dias

Missão: Impossível definitivamente é uma das franquias cinematográficas que definem Tom Cruise. Além de sempre realçar a estrela e as características do ator em cada lançamento, a saga inspirada na série de TV de Bruce Geller teve o seu iníco nas telonas em 1996, mas continua a trazer novidades e muitos espectadores. 

Basicamente, a história é focada na agência de espiões da IMF (Impossible Mission Force ou Força Missão Impossível, traduzido para o português) e na sua luta contra criminosos por meios não-convencionais. Sem dúvida, a ação, como o próprio nome já diz, traz situações impossíveis, mas muito empolgantes nas telas - junto com Velozes e Furiosos é uma das principais marcas do cinema desse gênero atualmente. Porém, os arcos dramáticos explorados em cada longa são específicos e se diferem muito entre si, pelo menos até o quinto filme.

Dessa forma, elencamos alguns elementos fundamentais de Missão: Impossível para você ficar por dentro de tudo que Tom Cruise fez com a IMF e se preparar para o que ainda vem por aí:

Diferentes diretores e Christopher McQuarrie

Até o quarto filme da saga, Missão: Impossível - Protocolo Fantasma, quatro diretores passaram pela franquia (do primeiro até o longa em questão): Brian De PalmaJohn Woo, J.j. Abrams e Brad Bird. Cada um imprimiu uma forma diferente de abordar os espiões.

Com De Palma, por exemplo, o suspense foi muito mais vigente do que Woo, que, por sua vez, trouxe a ação frenética e caricatural. Já Abrams foi o responsável por atribuir uma carga emocional mais elevada aos personagens e Bird apostou no divertimento com o bizarro. 

Então, Christopher McQuarrie chegou para o quinto e o sexto filme, Missão: Impossível - Nação Secreta e Missão: Impossível - Efeito Fallout, e também permanecerá para os próximos. Como os fatos denotam, ele estabeleceu a grandiosidade da marca como um dos expoentes dos blockbusters atuais, tudo isso com um compilado das qualidades que os outros cineastas trouxeram à saga. 

Tom Cruise e Ethan Hunt 

A associação direta com Missão: Impossível é Tom Cruise. O ator não só participou de todos os filmes da saga, como foi o centro de todas as histórias na pele do agente Ethan Hunt. Em resumo, duas características podem definir o personagem, uma dramaticamente e a outra fisicamente. 

No primeiro caso, é a lealdade. Hunt sempre foi fiel aos seus amigos e entes queridos, algo que é usado como tema das tramas até hoje. Em Missão: Impossível 3, por exemplo, ele tenta salvar a todo custo a mulher que ama; inclusive, as cenas em que Cruise entra em desespero quando acha que algo pode acontecer a ela refletem muito o estilo explosivo de drama do ator como um todo. 

Tom Cruise em cena de Missão: Impossível 3

O segundo caso é ser o melhor entre os melhores. Em Missão: Impossível - Nação Secreta, Hunt engana a sua própria agência quase como uma piada, prova de que as suas habilidades estão muito acima de todos os outros. Cruise tenta impor tanto essa verossimilhança no personagem, que não usa dublês nas cenas de ação. Isso sem falar no seu modo de correr, que virou uma das suas marcas registradas e acontece em todos os longas da série. 

Coadjuvantes essenciais

Apesar do protagonismo de Cruise, os coadjuvantes da franquia sempre chamaram a atenção e alguns, especificamente, são praticamente indissociáveis da saga. Quem encabeça esse posto é Luther, personagem interpretado por Ving Rhames

Ele conhece Hunt no primeiro longa e, desde então, apareceu em todos os filmes, mesmo que com uma pequena ponta. Além de ser um especialista em tecnologia o qual Ethan sempre precisa, ele se tornou uma das pessoas que mais conhece o agente e a sua personalidade fechada.

Benji, que é encarnado por Simon Pegg, seguiu praticamente o mesmo rumo. Ele surgiu em Missão: Impossível 3 como um alívio cômico, mas retornou nas sequências com mais espaço, não só para piadas, mas também nas cenas dramáticas. Ethan também o considera um grande amigo. 

Simon Pegg em Missão: Impossível - Nação Secreta

Outro elemento importante da saga é Julia, personagem vivida por Michelle Monaghan. Ela é o grande amor da vida de Hunt e desde Missão: Impossível - Protocolo Fantasma interfere nos seus arcos dramáticos. Além disso, o ponto de vista da personagem também é muito interessante, pois ela é uma pessoa normal que se relacionou com alguém que não tem uma vida convencional; logo, a trajetória dela também é digna de nota. 

Sindicato e vilões 

A galeria de vilões de Missão: Impossível também é formada por várias personalidades, ainda que em sua maioria sejam líderes de organizações do crime. Henry Cavill, por exemplo, vive o agente duplo Walker em Missão: Impossível - Efeito Fallout, mas que também é associado do Sindicato

Cena de Missão: Impossível - Efeito Fallout

Esse grupo tornou-se um dos principais rivais de Hunt, pois foi mencionado pela primeira vez em Protocolo Fantasma e continuou a confrontar o protagonista em Efeito Fallout. O líder da organização, que tem como o objetivo alcançar a "paz" por meio do caos mundial, é Solomon Lane (Sean Harris). 

Além do Sindicato, quem deixou a sua marca sozinho foi o saudoso Philip Seymour Hoffman como Owen Davian em Missão: Impossível 3. A intensidade do artista em encarnar o antagonista e a sua narrativa, fizeram com que ele fosse um dos únicos a ter um conflito pessoal com Ethan Hunt

Invasões e perseguições

A ação da franquia continua a se desenvolver em níveis insanos, mas dois itens sempre a permearam com as ideias mais alucinadas possíveis. As invasões, por exemplo, acontecem em locais cada vez mais protegidos e inacessíveis, como foi o caso de Protocolo Fantasma no Kremlin, a sede do governo russo. 

Cena de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

As perseguições também envolvem todos os tipos de veículos e nunca deixam o espectador se desgrudar da cadeira. Seja a batalha de motocicletas em Missão: Impossível 2, ou Cruise, literalmente, correndo atrás de um avião em Nação Secreta, quando esses objetos aparecem é sinal de que a adrenalina vai aumentar. 

Futuro da franquia

Missão: Impossível 7 tem previsão de estreia para 2021, porém as filmagens chegaram a ser adiadas por conta da pandemia de coronavírus, então a data de lançamento pode ser afetada. 

Algumas novidades interessantes no elenco do longa são Hayley Atwell (Capitão América: O Primeiro Vingador) e Pom Klementieff (Guardiões Da Galáxia Vol. 2). 

Já Missão: Impossível 8 deve chegar às telonas em 2022. Assim como o seu antecessor, a direção será ocupada mais uma vez por Christopher McQuarrie

Veja também: 

Tudo o que sabemos sobre Missão: Impossível 7

Nostalgia no streaming; saiba onde ver Top Gun e outros clássicos

Jason Momoa surge como guerreiro em novas imagens de Duna


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus