Morre George Romero, de A Noite dos Mortos-Vivos, aos 77 anos

Diretor é considerado o criador dos filmes de zumbi como conhecemos

16/07/2017 21h19

Por Daniel Reininger

George A. Romero morreu neste domingo (16) após uma batalha contra um câncer de pulmão. O diretor é considerado o criador dos filmes de zumbi como conhecemos atualmente.

O clássico A Noite Dos Mortos Vivos é inspiração para diversos filmes e séries que vieram nas décadas seguintes, como a aclamada The Walking Dead.

O diretor morreu enquanto dormia, de acordo com sua família. Peter Grunwald, produtor parceiro de longa data do cineasta, revelou ao jornal Los Angeles Time que Romero morreu enquanto escutava a trilha sonora de um de seus filmes favoritos, Depois Do Vendaval (1952).

Amante de cinema desde criança, o cineasta ganhou fama com A Noite Dos Mortos Vivos, que mostra o drama de sete pessoas que ficam presas em uma fazenda infestada por zumbis. O filme, com tom mais realista e visceral do que visto na época, foi rodado por US$ 114 mil e arrecadou US$ 30 milhões mundialmente e definiu a forma como vemos os zumbis atualmente na cultura pop. Ele escreveu o longa ao lado de John A. Russo e dirigiu a obra em 1968. Despertar Dos Mortos e Dia Dos Mortos são outras famosas obras dirigidas por Romero.

Recentemente, criticou produções como The Walking Dead e Guerra Mundial Z por deixaram as críticas sociopolíticas de lado e por terem orçamentos exorbitantes e grandes astros no elenco. Chegou a dizer que não fazia mais filmes por causa disso.

Nascido no Bronx, em Nova York, em 4 de fevereiro de 1940, Romero assinou o roteiro de mais de 25 filmes ao longo de sua carreira. O cineasta deixa a mulher, Suzanne Desrocher Romero, e três filhos — entre eles, o também cineasta George Cameron Romero.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus