Morre Gordon Willis, diretor de fotografia de O Poderoso Chefão

Em 2010 recebeu o Oscar honorário pela contribuição à indústria

19/05/2014 10h20

Por Daniel Reininger

Gordon Willis, renomado diretor de fotografia de Hollywood, morreu nesta segunda-feira, aos 82 anos. A causa da morte não foi revelada, segundo o Deadline.

Willis e Coppola trabalharam juntos em diversos filmes, como O Poderoso Chefão. Além disso, ele também ficou famoso por Todos Os Homens Do Presidente, A Rosa Púrpura Do Cairo, Manhattan, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, ambos de Woody Allen, e muitos outros.

Ele foi indicado duas vezes ao Oscar e, em 2010, recebeu o prêmio honorário pela contribuição à indústria. "É uma perda monumental. Foi um dos gigantes que mudou totalmente a imagem dos filmes. Nada que foi rodado antes de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão II tinham esse aspecto", disse o presidente da Sociedade Americana de Cinematografia, Richard Crudo.

Nova-iorquino do Queens, Willis era conhecido por sua habilidade no uso das sombras, de forma que nem sempre se distinguia com clareza o rosto dos personagens. Entre 1971 e 1977 trabalhou em 7 filmes que, juntos, acumularam 39 indicações ao Oscar e ganharam 19 estatuetas.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus