Morre o ator e músico Dudley Moore

27/03/2002 17h15

O ator e músico Dudley Moore morreu esta manhã, aos 66 anos, vítima de uma doença cerebral degenerativa. Moore, que fez sucesso em filmes como Arthur - O Milionário Sedutor e Mulher Nota 10, estava em sua casa, em Nova Jersey.

A doença do ator foi diagnosticada há pouco tempo. No final dos anos 90, Moore chegou a ser acusado de abuso de álcool e drogas. Os seus tropeções freqüentes e a dicção entrecortada eram tidos como prova do alcoolismo. Só em 1999, quando caiu durante uma entrevista televisiva a Barbara Walters, se suspeitou de algo mais grave. O problema viria a ser diagnosticado apenas no início de 2000, mas o mal progrediu rapidamente. Numa primeira fase afetou-lhe apenas os músculos. Ultimamente, o ator já apresentava dificuldades de falar e engolir, sinal que a doença (muito parecida com o Mal de Parkinson) havia chegado ao seu último estágio.


Uma parceria de sucesso

Dudley Moore saltou para a fama há cerca de quatro décadas, ao lado de Peter Cook, no espetáculo teatral satírico Beyond the Fringe. Na Inglaterra, ainda hoje, é mais conhecido pelo sucesso da peça do que pelos filmes gravados ao lado de Bo Derek e Liza Minneli, responsáveis pela notoriedade que alcançou nos Estados Unidos, e, daí, para o mundo.

Foi precisamente nos Estados Unidos que o ator viveu a maior parte destes últimos 25 anos. Moore não deixa viúva, mas quatro ex-mulheres, já que era dado ao casamento, mas muito mais ao divórcio.

Dudley Moore era um apaixonado pela música e chegou a atuar no Carnegie Hall, em Nova York. Quando perguntavam a Moore o que significava a música para ele, respondia: "É a maneira mais segura que tenho de chegar ao coração de alguém." Os corações que tocou serão, certamente, os que mais vão chorar o seu desaparecimento.

Em tempo: é no mínimo injusto que as últimas imagens de um ator que tanto fez rir, acabem por ser a de um homem acabado. Por isso, optamos por publicar uma foto do Dudley Moore rindo e fazendo rir; imagem que deve ficar na memória de seus fãs. A foto foi tirada em 1995, na festa de entrega do prêmio Globo de Ouro. Abraçada a Dudley, a atriz Cybill Shepherd.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus