Mostra: A Odisseia Dos Tontos aborda crise sem cair no óbvio

Longa estreia em 31 de outubro com Ricardo Darín

29/10/2019 11h51

Por Daniel Reininger

Destaque na 43º Mostra Internacional de cinema de São PauloA Odisseia Dos Tontos estreia em 31 de outubro no circuito comercial brasileiro com Ricardo Darín e uma trama ambientada em meio a crise econômica e como ela afeta um grupo de moradores de uma pequena cidade argentina, que decide executar um ousado projeto, mas acaba caindo em um golpe. Só que eles pretendem acertar as contas. Confira nossa opinião:

"Filmes argentinos são notoriamente reconhecidos por serem os melhores sul-americanos para contarem ótimos histórias sobre o período da ditadura no país, com produções de distintos gêneros sobre esse tema nefasto. A Odisseia Dos Tontos é um passo para uma nova hegemonia: abordar a crise financeira que ocorreu no início dos anos 2000 com histórias que fogem do óbvio. Não que crises financeiras sejam novidades para os hermanos.

O longa é baseado no livro "La Noche de la Usina", de Eduardo Sacheri, e conta a história de um grupo de "perdedores" que foram vítima de um golpe no ápice da crise econômica da Argentina em 2001. Ao saberem onde está seu dinheiro, os heróis improváveis entram em ação em uma aventura com muito humor.

Mas esse cenário da crise é apenas o pano de fundo e cenário para contar uma história mais próxima a realidade e não há pretensões de fazer relatos históricos ou ficar pesando na crueldade que foi para muitos argentinos. E o caminho de ser um "feelgood movie" é o acerto do longa."

VEJA A CRÍTICA COMPLETA

 


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus