Mostra de SP terá sessões itinerantes e cinema de graça nos CEUs

Evento vai de 20 a 22 de outubro

11/10/2016 15h25

Por Iara Vasconcelos

No último sábado (11), a Mostra Internacional de Cinema de SP realizou a sua primeira coletiva antes da abertura, que ocorre em 20 de outubro. Com a presença de patrocinadores e colaboradores, a equipe revelou as novidades que aguardam o público na edição comemorativa de 40 anos da mostra.

Neste ano, o festival contará com 322 filmes de 50 países, além de alguns curtas. Mesmo com as mudanças no ministério da cultura e a crise - uma das grandes preocupações da organização - o evento não diminuiu. Pelo contrário, novas iniciativas devem trazer ainda mais espectadores. 

A diretora da Mostra, Renata de Almeida, afirmou que a mostra não deve acabar: "O evento é elástico. Não corre o perigo de não existir. Pode ter mais ou menos filmes, dependendo do ano e das circunstâncias".

Dessa vez, a mostra estará presente em 15 salas de cinema públicas na periferia, a maioria localizada em CEUs. Como a maioria do público está na faixa da infância para a adolescência, os filmes exibidos vão abordar temáticas desse universo e devem contar com classificação etária baixa. Além disso, o evento terá sessões itinerantes no interior de São Paulo com a cooperação do SESC.

Homenagens

O diretor italiano Marco Bellocchio foi o escolhido para ilustrar o pôster oficial da 40ª edição e receber o tradicional Prêmio Leon Cakoff. Bellocchio se inspirou no seu filme Bom Dia, Noite para criar a arte do pôster, que representa a cúpula da Igreja Católica e traz a imagem de Lênin abaixo.

Quando perguntada se a representação política no cartaz de Bellocchio foi proposital, Renata respondeu: "A escolha dele e de outros cineastas políticos foi parcialmente proposital. Eu poderia muito bem ter pedido um pôster para Bellocchio e ele me entregar um vaso de flores", brincou.

Além da homenagem, o cineasta terá onze filmes seus exibidos no festival, incluindo VincereA Bela Que Dorme, A Hora da Religião e o próprio Bom Dia, Noite. 

O evento também contará com a presença de William Friedkin, diretor de O Exorcista e Operação França, que ministrará masterclass no dia 22 de outubro, ainda sem local definido.

A 40ª Mostra internacional de cinema de São Paulo segue até o dia 2 de novembro.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus