O que você precisa ver antes de assistir Coringa

Filme promete fazer referência ao movimento Nova Hollywood

24/09/2019 14h04

Por Diego Canha

Após vencer o Leão de Ouro no Festival de Veneza, Coringa ultrapassou a linha de filmes baseados em histórias em quadrinhos. A expectativa aumentou ainda mais e nos poucos materiais divulgados dá para imaginar que Joaquin Phoenix terá uma atuação assombrosa, o que o coloca como um dos favoritos ao Oscar de 2020.

Porém vamos tentar mergulhar um pouco mais na cabeça de Todd Phillips, diretor e dono da ideia de revisitar o maior vilão da cultura POP. Desde o início do projeto muito se falou sobre a participação de Martin Scorsese como produtor executivo, algo que não aconteceu realmente, porém as digitais do diretor estão por toda parte.

E é isso que vemos em Coringa! Um oceano de referências à Nova Hollywood, um movimento que mudou o jeito em que os filmes eram produzidos no final dos anos 60 e início dos 70. Foi nesse recorte de tempo em que os diretores começaram a assumir os projetos e imprimir suas facetas. Essa nova geração de profissionais conseguiu se sobrepor aos estúdios e dessa geração além de Scorsese, surgiram nomes como Francis Ford Coppola, George Lucas, Steven Spielberg, Brian De Palma, entre outros.

Obviamente que não vai dar tempo de ver todos os filmes e o Cineclick vai facilitar sua vida com algumas referências fundamentais:

O Rei Da Comédia

A referência mais óbvia conta com Robert De Niro como um comediante fracassado que sequestar o apresentador mais famoso de um talk show norte-americano. Ao fazer isso, ele realmente alcança a fama que desejava. Esse componente já é mostrado nos trailers e para não esconder sua referência, o próprio De Niro foi escalado, mas dessa vez como o apresentador famoso. Quanto a mídia pode colaborar para o crescimento de um Coringa?

Taxi Driver

A construção do personagem e do ambiente, desde o apartamento à cidade suja, conversam diretamente no filme clássico com a versão atual de Coringa. Os dois protagonistas também tentam entender seus papéis na sociedade e seus perfis psicopatas se assemelham em diversos momentos.

Operação França

Também nos trailers já podemos ver uma referência direta a outro longa desse recorte. Os momentos no metrô e, principalmente, as escadas de acesso são tão famosas em Operação França que a cena faz parte do pôster do longa.

Rede De Intrigas

Para não deixar essa lista muito longa, vai um favor para você. Veja apenas essa cena do longa:

Bônus do Cine:

Se tiver tempo livre, aproveite para ver alguns filmes do próprio Joaquin Phoenix para entender como é um ator de método e já estar preparado para imersão. Deixo em especial dois: O Mestre e Você Nunca Esteve Realmente Aqui.

Obviamente o Batman e o universo do Homem-Morcego são referenciados no longa, mas não detalharemos. Apenas leia (caso ainda não tenha lido), o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. A maneira como a mídia é retratada na Graphic Novel é fundamental para entender o tema em Coringa.

Aproveite!

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus