Opinião: Os filmes da DC são realmente tão ruins assim? Entenda

Analisamos as reações extremas aos filmes da DC

04/08/2016 15h05

Por Daniel Reininger

Esquadrão Suicida foi lançado e, apesar de o filme ser divertido, ter bons momentos e personagens interessantes, é bastante problemático, como tantos outros blockbusters lançados nos últimos anos. Curioso é ver a reação extremamente negativa dos críticos e de boa parte do público ao redor do mundo, algo que aconteceu também com Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça recentemente.

Pois é, ambos os filmes da DC Comics figuram entre os blockbusters que mais apanharam da crítica especializada, tanto que Esquadrão está com 29% e BvS está com 27% de aprovação no Rotten Tomatoes, famoso site que agrega análises de diversos veículos especializados em entretenimento. A questão é: Os filmes da DC são realmente tão ruins assim?

A análise

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso entender o que está sendo avaliado. Se formos analisar essas produções com rigor de um filme de arte, cuja intenção é vencer premiações e tocar o público de formas diversas, então sim, são filmes ruins, mas sob essa ótica a maioria dos sucessos da Marvel também não escaparia das críticas negativas.

Agora, se analisarmos do ponto de vista da diversão, do intuito de adaptar um universo rico dos quadrinhos para o cinema, apresentar bons personagens e boas cenas de ação, os longas da DC estão na média da maioria dos blockbusters e não merecem apanhar como temos visto acontecer. 

Filmes da DC têm sim problemas

É fato: os três filmes mais recentes da DC Comics tem problemas graves. Algumas questões incomodam os fãs de longa data, como mudanças da mitologia, outras incomodam o público geral, como ritmo e montagem, que deixam as obras truncadas ou cansativas. Sem falar que alguns momentos, nas três produções, parecem genéricos ou simplesmente não empolgam.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça


O maior problema, apontado por muitos e fato de maior incômodo para mim também, é o tom de seriedade exagerada de Zack Snyder, bem diferente do que a Marvel faz, sempre escondendo as falhas de suas obras com tiradinhas bem colocadas.

+ Versão estendida de Batman Vs Superman ajuda a corrigir erros do filme

Então, sim, os filmes da DC são problemáticos, muitas críticas são justas e coerentes, entretanto vemos problemas tão graves quanto ou até piores em outras produções mais bem avaliadas pela crítica mundial, especialmente se não forem baseadas em quadrinhos. Dou alguns exemplos:

Outros Blockbusters

Jurassic World: O Mundo Dos Dinossauros tem problemas de ritmo, é praticamente um remake, tem muitas falhas de roteiro e falta química entre os protagonistas, mas diverte e foi aclamado pela crítica. No Rotten Tomatoes a aprovação é de 71%.

Jason Bourne é um filme desnecessário, com boas cenas de ação e trama rasa. Mesmo assim está com 55% no mesmo site.

Star Wars: O Despertar Da Força é um filme feito para agradar fãs e atrair novos públicos, repleto de elementos dos três filmes clássicos vestidos em nova roupagem, tem clichês até cansar e falhas graves de roteiro, mas está com 92%.

X-Men: Apocalipse é um filme sem sal, com vilão genérico, roteiro confuso, que apela para a nostalgia do retorno de personagens amados, mas que você provavelmente já esqueceu que assistiu em 2016. E mesmo ele tem 48%.

Star Trek: Sem Fronteiras é lindo, com ação exagerada, mas o vilão é caricato, com motivação patética e nem sempre o roteiro ajuda a justificar certas situações, mesmo assim está com 84% de aprovação.

O Bom Gigante Amigo é um filme truncado, sem graça e tedioso, com apenas uma boa cena e está com 74% de aprovação.

Jurassic World

A Lenda De Tarzan é um filme sem carisma, uma aventura sem inovação e cenas genéricas, mas até ele tem mais aprovação do que os filmes da DC, com 35%.

Isso só para oferecer alguns poucos exemplos de Blockbusters repletos de falhas e mais bem avaliados. Essas opiniões acima são minhas, mas são também análises vistas em diversas críticas ao redor do mundo, a maioria delas presente no próprio site Rotten Tomatoes. Você pode, ou não, concordar, claro.

Marvel

O que isso significa? Significa que existe uma tendência de criticar a DC além do necessário, reforçando suas falhas e ignorando seus pontos positivos. Os mesmos erros em outros filmes parecem ser ignorados ou relevados tanto por público quanto por crítica, enquanto as produções da DC são destruídas.

Se analisarmos as obras da Marvel, encontraremos problemas diversos em todos eles. Capitão América: Guerra Civil tem uma trama ridícula de um vilão que parece ter previsto todos os passos dos heróis para conseguir colocar uns contra os outros por motivos rasos, mas a produção diverte e acerta em diversos pontos, por isso, é considerada por muitos como o melhor filme de quadrinhos já feito (gosto do filme, mas pra mim não supera Capitão América: O Soldado Invernal).

Vingadores: Era De Ultron é uma bagunça, repetição do primeiro, com situações desnecessárias e roteiro questionável e, mesmo assim, é mais elogiado do que qualquer filme da DC. Por via de curiosidade, Guerra Civil tem 90% e Era de Ultron tem 75% no Rotten Tomatoes

E nem vou entrar no mérito de Homem De Ferro 3 e seus inexplicáveis 79% de aprovação.

Capitão América: Guerra civil

 Hype negativa

Sempre digo que não existem filmes perfeitos, por isso nunca dei uma nota 10 em minhas análises, afinal, sempre é possível encontrar problemas se procurarmos o suficiente. E Esquadrão Suicida e Batman Vs Superman estão repletos de erros e questões duvidosas, muitas delas fáceis de serem apontadas. Entretanto, são erros encontrados em diversas obras e, mesmo assim, não tiram totalmente a diversão.

As opiniões parecem funcionar como uma reação em cadeia. Se um filme da Marvel for ok, elogios choverão por toda a internet. E se o próximo filme da DC não for o Cidadão Kane dos longas de quadrinhos, então é hora de começar o massacre. E isso se intensifica conforme a hype negativa toma conta da internet, fazendo cada vez mais pessoas acharem que as obras são piores do que são. A internet ama odiar, então esse fenômeno é algo bem compreensível e desagradável.

Possíveis motivos para as críticas

É claro que essa pode ser uma reação ao fato da Warner Bros. não dar liberdade a seus diretores e insistir em deixar o universo DC com Zack Snyder, o qual tende a modificar conceitos centrais de personagens clássicos, como um Super Homem que mata, por exemplo.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça

O universo DC é mais difícil de ser adaptado, por estar um pouco mais distante da realidade do que a Marvel e ter heróis absurdamente poderosos, mas tentar facilitar esse processo é um erro. Além disso, a grande expectativa de ver personagens icônicos nas telonas da forma como conhecemos também pesa contra a editora. São questões que, embora influenciem na qualidade dos filmes, parecem ter um peso maior do que o devido nas análises de cada obra individual.

Não estou dizendo que estou plenamente satisfeito com os filmes da DC, não estou, basta ler minhas críticas para ver análises sobre pontos negativos e positivos de cada um deles, mas é importante não esquecer do fato central dessas obras: a diversão.

A questão aqui é outra: Devemos tomar cuidado para não reduzir a análise a um simples: "é bom" ou "é ruim". É preciso entender que nenhuma adaptação de quadrinhos é perfeita, mas a análise deve ser sempre justa para qualquer franquia.

Além disso, se uma produção não cumprir com as expectativas, isso não significa automaticamente que ela seja terrível. Por isso digo: assistam Batman Vs Superman, assistam Esquadrão Suicida, assistam até mesmo o tão criticado Quarteto Fantástico, da Fox, e tirem suas próprias conclusões antes de concordar com uma ou outra análise feita por especialistas.

E antes de ir ao cinema, reveja o trailer de Esquadrão Suicida:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus