Oscar 2018: Entenda como funciona a votação na categoria "melhor filme"

O sistema aplicado é diferente das demais categorias

02/03/2018 17h15

Por Iara Vasconcelos

A escolha de "melhor filme" no Oscar é quase sempre sinônimo de polêmicas - quem nunca se indignou com uma das vitórias que atire a primeira pedra. Mas poucos sabem como funciona o sistema de votação dessa categoria especifíca e o motivo que leva tantos filmes considerados "zebras" a vencerem a cobiçada estatueta.

+ Relembre as maiores zebras da premiação

Ao contrário do que muita gente deve imaginar, a votação está longe de ser um bicho de sete cabeças. Diferente das demais categorias em que prevalece o "voto popular" - ganha quem tiver mais votos -  o melhor filme é definido pelo que chamamos de "voto preferencial".

+ Confira os indicados ao Oscar 2018

Esse método foi usado pela primeira vez em 1934 e permaneceu sendo o oficial durante anos, mas foi substituído por outro sistema até ser reintroduzido em 2009, quando a categoria atingiu o número de 10 indicados pela primeira vez desde 1943.

A votação funciona da seguinte maneira: Todos os jurados organizam um ranking dos filmes indicados por ordem de preferência e a produção que ocupar o primeiro lugar em mais de 50% das listas é declarada a vencedora. Caso nenhum longa consiga ficar no topo do ranking de pelo menos metade dos votantes, um sistema de exclusão dos menos votados surge como alternativa de desempate.

 + Veja onde assistir aos indicados 

Os filmes que tiverem a menor quantidade de números #1 nas listas é eliminado e a segunda posição passa a ser o vencedor para aquele votante em questão. Esse esquema pode ser aplicado quantas vezes for necessário até que um dos filmes alcance a marca de 50% das votações.

Em um exemplo prático: Se The Post - A Guerra Secreta for o filme que menos ocupou o topo do ranking dentre os votantes, então ele é eliminado. E se o votante em questão tiver colocado Dunkirk na segunda posição em sua ordem de preferência, o longa de Christopher Nolan passa a ser o número #1 daquela lista.

Por isso, muitos filmes pouco comentados acabam levando o Careca Dourado para a casa, já que por serem mais neutros acabam gerando opiniões menos extremas por parte dos votantes. Não será incomum que um jurado ame A Forma Da Água e outro ache o filme completamente superestimado e o coloque em último lugar.

A Academia utiliza esse método pois acredita que ele "permite que o julgamento coletivo de todos os membros votantes seja representado com maior precisão".

O Oscar 2018 acontece no próximo domingo (4), em Los Angeles. Acompanhe tudo ao vivo pelo Cineclick.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus