Oscar 2019 evita filmes questionadores e foca em populares

"O que incomoda é que a Academia parece realmente determinada a evitar polêmicas"

22/01/2019 14h44

Por Daniel Reininger

A disputa pelas estatuetas do Oscar 2019 começou para valer com o anúncio dos filmes indicados, nesta terça-feira (22). Este ano, a premiação continua a dar espaço para as minorias sociais, mas deixou as mulheres de fora novamente da corrida pela melhor direção.

Oscar 2019: Confira a lista de indicados à premiação

Fato é: os melhores longas receberam mais indicações de forma justa, apesar da falta de O Primeiro Homem na lista de indicados a Melhor Filme. A Academia mostra muita vontade em resolver questões do passado, mas ainda comete alguns erros, como a ausência de diretoras.

Pantera Negra é primeiro de herói indicado a Melhor Filme

O que incomoda é que a Academia parece realmente determinada a evitar polêmicas. Poucos são os filmes questionadores com destaque e Infiltrado Na Klan, longa dirigido por Spike Lee, é um dos poucos casos. Ela também tem se esforçado para resgatar o interesse do público em geral que aprendeu a não valorizar os filmes indicados ao Oscar, até por isso temos Pantera Negra, filme de Ryan Coogler que se tornou um fenômeno cultural, indicado como Melhor Filme.

Favoritos

Vale lembrar ainda que nos últimos 27 anos, o longa escolhido pelo PGA (Sindicato dos Produtores da América, na sigla em inglês) venceu como Melhor Filme do Oscar 19 vezes, afinal, grande parte dos membros votantes da Academia são os mesmos e o sistema de votação é parecido. E no sábado (19), o Sindicato dos Produtores escolheu Green Book - O Guia. Além dele, Roma e A Favorita lideram com 10 indicações cada, incluindo filme, diretor e atrizes. Será um páreo duro!

+ Mais indicados? Veja curiosidades sobre indicações ao Oscar

Nasce Uma Estrela é uma surpresa por concorrer em 9 categorias, incluindo filme, roteiro adaptado e duas indicações para Lady Gaga (Canção e atriz). O filme não agradou completamente público e críticos.

Vice aparece com oito indicações, incluindo filme, diretor e ator. Pantera Negra é o filme de super-herói com mais indicações na história! Ao todo são sete nomeações, incluindo melhor filme (um outro marco para o gênero), mas sem indicações nas categorias de atuação. Sendo realista, o longa não deve levar a estatueta de Melhor Filme, embora tenha boas chances de proporcionar o primeiro Oscar para a Marvel.

Surpresas

A grande surpresa da lista é o polonês Guerra Fria, com indicações para diretor, fotografia e filme estrangeiro. Ele, ao lado de Roma, mostra o resultado da internacionalização da Academia, que passa a aceitar melhor filmes que não são falados na língua inglesa.

Vingadores: Guerra Infinita era óbvio na lista de indicados para melhores efeitos visuais, mas ninguém esperava ver Han Solo - Uma História Star Wars por lá. Só falta esse longa decepcionante levar uma estatueta! Alguém mais lembrou de Esquadrão Suicida aí?

Engraçado mesmo é indicação de Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível, longa que não apareceu em nenhuma das principais premiações que antecedem o Oscar.

+ Galeria: Conheça os indicados ao Oscar 2019

Mas vamos combinar que é ótimo ver o filme dos irmãos Coen, A Balada De Buster Scruggs, produzido pela Netflix, aparecer entre os indicados em categorias como melhor roteiro adaptado, melhor canção e melhor figurino.
A presença do serviço de streaming, como um todo, é muito importante, afinal a plataforma está cada vez mais focada em criar títulos originais de qualidade, embora ainda tenha optado pela quantidade em seu catálogo.

Votação

Vale lembrar que cerca de 9 mil membros da Academia tiveram de 07 a 14 de janeiro para escolherem seu preferidos. Com exceção do melhor filme, cada categoria fica sob responsabilidade dos profissionais da área do prêmio.

A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro, com cobertura completa do Cineclick.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus