Oscar 2020: Confira os vencedores da premiação

Veja os destaques da maior festa do cinema mundial

09/02/2020 20h30 (Atualizado em 04/03/2020 11h00)

Por Daniel Reininger

A 92ª edição do Oscar aconteceu neste domingo (9), no Teatro Dolby, em Los Angeles. Destaques para 1917, Era Uma Vez Em... Hollywood, Coringa, que como esperado garantiu a estatueta de Melhor Ator para Joaquin Phoenix. Mas quem chamou mesmo a atenção foi Parasita, vencedor até mesmo do principal prêmio da noite: Melhor Filme, entregue por Jane Fonda.

A comédia dramática sul-coreana retrata as diferenças de classes no país e se tornou o primeiro longa não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme. Um momento simplesmente emocionante! Vale rever:

Neste ano, a festa não teve apresentador novamente e entregou uma cerimônia mais enxuta, com menos enrolação, em busca de uma melhor audiência na TV. Já começou com um show incrível de Janelle Monáe com um número musical inspirado por Um Lindo Dia Na Vizinhança, filme estrelado por Tom Hanks, baseado em Mr. Rogers, famoso por um programa infantil dos EUA.

A cantora fez um dueto com Billy Porter com trechos de I'm Still Standing, de Elton John. O número musical fez referência a filmes como Nós, Midsommar - O Mal Não Espera A Noite, Coringa e mais. Veja: 

Logo em seguida subiram ao palco Steve Martin e Chris Rock, que apresentaram o primeiro prêmio da noite e ainda deixaram claro que o assunto da diversidade não ficou de lado ao cutucarem a Academia a respeito do tema. Eles ainda ironizaram O Irlandês, falando para Martin Scorsese: "adorei a primeira temporada", arrancando risos dos convidados.

O primeiro prêmio da noite foi para Brad Pitt como Melhor Ator Coadjuvante por Era Uma Vez Em... Hollywood, de Tarantino. O ator ganhou tudo na temporada de premiações e sua vitória era dada como certa. 

Toy Story 4 levou o prêmio de Melhor Animação, previsível, apesar dos ótimos concorrentes, longas também merecedores como Perdi Meu Corpo e Klaus.

Um momento marcante da noite foi a apresentação de Frozen 2 com as dubladoras de diversas partes do mundo. Entre os países representados estavam Espanha, Dinamarca, Japão e Rússia. Infelizmente, Taryn Szpilman, dubladora brasileira, não foi selecionada para participar. Veja:

Uma das grandes surpresas da noite foi Parasita, o sul-coreano tirou o prêmio de roteiro original que muitos davam como certo para Era Uma Vez Em... Hollywood. Depois, como esperado, a obra levou a estatueta de Melhor Filme Internacional, prêmio apresentado por Penélope Cruz. Agora, surpresa mesmo foi a vitória de Joon-ho Bong como Melhor Diretor e do longa como Melhor Filme. Merecido e marcante! 

No palco, Bong Joon agradeceu a Martin Scorsese e Quentin Tarantino, que ajudou a divulgar Parasita ao falar bem do filme, e ainda mencionou Todd Phillips e Sam Mendes. Todos concorriam na mesma categoria de direção. Veja:

O filme de Tarantino levou também o prêmio de Melhor Design de Produção. Nada mais justo, afinal é uma grande homenagem à era de ouro de Hollywood. Já Jojo Rabbit surpreendeu ao levar o prêmio de Roteiro Adaptado. Bela surpresa!

De forma justa, Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, levou o prêmio de Melhor Figurino. Apesar da cineasta não estar indicada como Melhor Diretora, pelo menos o filme levou alguma estatueta para marcar o incrível trabalho de todos os envolvidos nessa adaptação tão marcante.

E não deu para o Brasil! Democracia Em Vertigem não conseguiu levar o prêmio de Melhor Documentário, que ficou com American Factory, longa dos EUA sobre trabalhadores de uma fábrica. As duas categorias de documentário terem ido para filmes americanos mostra uma relutância da Academia em premiar filmes estrangeiros, apesar de Parasita ter sido o destaque do ano.

Como esperado, Laura Dern levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por História De Um Casamento. Assim como Pitt, ela levou tudo na temporada de premiação e sua vitória bastante provável. De forma merecida, diga-se de passagem. A atriz que estará em breve em Jurassic World 3 fez um discurso fofo: "Algumas pessoas dizem que nunca conhecemos nossos heróis, mas se você for bem abençoada você tem seus pais como heróis. Eu compartilho este prêmio com eles. Vocês são excepcionais, amo vocês".

E, do nada, Eminem subiu ao palco para apresentar Lose Yourself, longa de 8 Mile - Rua Das Ilusões. Essa foi primeira música de Rap a vencer o Oscar, isso aconteceu em 2003. Curiosamente, o cantor não esteve presente naquele ano. Ele se redimiu agora. O momento foi introduzido por Lin-Manuel Miranda, que falou sobre como a trilha sonora é importante para o cinema, seguida de uma montagem de clássicos. 

Ford Vs. Ferrari levou sua primeira estatueta em Melhor Edição de Som, e certamente merecia, afinal, o barulho dos carros é de arrepiar. Já a vitória como Melhor Edição realmente surpreendeu, ainda mais pelo trabalho magnífico de montagem de 1917. E sem falar que ainda tinha Coringa nessa categoria, também merecedor do prêmio.

Por sinal, a obra sobre a Primeira Guerra levou mixagem de som, nada mais justo, afinal, é outro filme com trabalho impecável na área sonora. O longa de Sam Mendes ainda ficou, como esperado, com o prêmio de Melhor Fotografia, afinal, é belíssimo e a vitória é merecida por ser um feito técnico memorável. Até por isso, venceu também como Melhores Efeitos Visuais.

Veja abaixo a cena da queda de um avião, toda feita por computação gráfica, mas não assista sem antes dar umas risadas às custas de Cats, citado como exemplo a não ser seguido na área de efeitos pelos membros do próprio elenco. Confira esses dois momentos abaixo:

Logo depois da apresentação de uma pequena parte das Trilhas Sonoras indicadas, com a orquestra conduzida pela primeira por uma mulher, Coringa levou o seu primeiro prêmio da noite, que foi para a compositora Hildur Guðnadóttir. Ela é a nona mulher a ser indicada na categoria em 92 anos, então essa vitória é muito importante.

E Elton John venceu pela Melhor Canção Original por Rocketman, para alegria de todos: 

Logo antes do maior prêmio da noite, Renée Zellweger venceu, como já era previsto, o Oscar de Melhor Atriz por Judy - Muito Além Do Arco-íris, biografia da atriz Judy Garland (O Mágico De Oz).  

O Oscar 2020 teve momentos emocionantes e boas surpresas. O mais importante é que, em geral, se fez justiça e os melhores realmente venceram.

Confira todos os vencedores da noite:

MELHOR FILME  

Coringa
Ford Vs. Ferrari
1917
Jojo Rabbit
História De Um Casamento
O Irlandês
Parasita - Vencedor

Adoráveis Mulheres
Era Uma Vez Em... Hollywood


MELHOR DIRETOR  


Martin Scorsese - O Irlandês
Todd Phillips - Coringa
Sam Mendes - 1917
Bong Joon-ho - Parasita - Vencedor
Quentin Tarantino - Era Uma Vez Em... Hollywood

 

MELHOR ATRIZ 

Cynthia Erivo - Harriet
Scarlett Johansson - História De Um Casamento
Saoirse Ronan - Adoráveis Mulheres
Charlize Theron - O Escândalo
Renée Zellweger - Judy - Muito Além Do Arco-íris - Vencedora

  

MELHOR ATOR  

Antonio Banderas - Dor E Glória
Leonardo Dicaprio - Era Uma Vez Em... Hollywood
Adam Driver - História De Um Casamento
Joaquin Phoenix - Coringa - Vencedor
Jonathan Pryce - Dois Papas 

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE  

Kathy Bates por O Caso Richard Jewell
Laura Dern por História De Um Casamento - Vencedora
Scarlett Johansson por Jojo Rabbit 
Florence Pugh por Adoráveis Mulheres
Margot Robbie por O Escândalo


MELHOR ATOR COADJUVANTE 

Tom Hanks por Um Lindo Dia Na Vizinhança 
Anthony Hopkins por Dois Papas
Al Pacino por O Irlandês
• Joe Pesci por O Irlandês
Brad Pitt por Era Uma Vez Em... Hollywood - Vencedor

 

MELHOR ANIMAÇÃO  

 Como Treinar O Seu Dragão 3
I Lost My Body
Klaus
• Link Perdido 
Toy Story 4 - Vencedor

 

MELHOR FILME INTERNACIONAL 

 Corpus Christi - Polônia
Honeyland - Macedônia do Norte
Os Miseráveis - França
Dor E Glória - Espanha
Parasita - Coréia do Sul - Vencedor


MELHORES EFEITOS VISUAIS 

• Vingadores - Ultimato
• O Irlandês
• O Rei Leão
• 1917 - Vencedor
• Star Wars: A Ascensão Skywalker

 

MELHOR FOTOGRAFIA 

• O Irlandês
• Coringa
• O Farol
• 1917 - Vencedor
• Era Uma Vez Em... Hollywood 

 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL 

Entre Facas E Segredos
História De Um Casamento

1917
Era Uma Vez Em... Hollywood
Parasita - Vencedor

 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 

• O Irlandês
• Jojo Rabbit  - Vencedor
• Coringa
• Adoráveis Mulheres
• Dois Papas


MELHOR EDIÇÃO 

Ford Vs. Ferrari  - Vencedor
O Irlandês
Jojo Rabbit

Coringa
Parasita

 

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO 

• O Irlandês
• Jojo Rabbit
1917
Parasita
• Era Uma Vez Em... Hollywood - Vencedor


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL 

• Toy Story 4 - "I Can't Let You Throw Yourself Away"
Rocketman - "(I'm Gonna) Love Me Again" - Vencedor
Superação - O Milagre Da Fé - "I'm Standing With You"
Frozen 2 - "Into The Unknown"
Harriet - "Stand Up"

 

MELHOR TRILHA SONORA 

Coringa - Vencedor
• Adoráveis Mulheres 
• História De Um Casamento
1917
Star Wars: A Ascensão Skywalker

 

MELHOR EDIÇÃO DE SOM 

• Ford Vs. Ferrari - Vencedor
• Coringa
• 1917 
• Era Uma Vez Em... Hollywood
• Star Wars: A Ascensão Skywalker


MELHOR MIXAGEM DE SOM 

Ad Astra - Rumo Às Estrelas
Ford Vs. Ferrari

Coringa
1917 - Vencedor
Era Uma Vez Em... Hollywood

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO 

American Factory - Vencedor
The Cave
Democracia Em Vertigem
For Sama

Honeyland

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM 

In The Absence
Learning To Skateboard In A Warzone (if You're A Girl) - Vencedor
Life Overtakes Me
St. Louis Superman
Walk Run Cha-Cha

 

MELHOR FIGURINO 

• O Irlandês
• Jojo Rabbit
• Coringa
• Adoráveis Mulheres - Vencedor

• Era Uma Vez Em... Hollywood 

 

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO  

O Escândalo - Vencedor
Coringa
Judy
Malévola - Dona Do Mal
1917

 

MELHOR CURTA METRAGEM  

Brotherhood
Nefta Football Club
The Neighbors' Window - Vencedor
Saria
A Sister


MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO 

Dcera (daughter)
Hair Love - Vencedor
Kitbull
Memorable
Sister

 

SAIBA TUDO SOBRE A PREMIAÇÃO:

O OSCAR 2020

Coringa leva 11 indicações na premiação; veja lista de indicados

Vídeo: Conheça os melhores filmes do Oscar e entenda os motivos das indicações

Confira quem está na disputa pelas estatuetas

Democracia em Vertigem: Doc brasileiro é indicado ao Oscar

Oscar 2020: Confira os esnobados pela Academia este ano

Oscar 2020 mira no pop, mas peca pela falta de diversidade

10 fatos sobre The Cave, documentário indicado ao Oscar 2020 

Saiba quem serão os apresentadores da cerimônia

Confira as críticas dos indicados a Melhor Filme no Oscar 2020

Atores indicados se reúnem para almoço em imagem

Saiba onde assistir os indicados a Melhor Filme no Oscar 2020

Adam Sandler faz piada por não ter sido indicado ao Oscar

Saiba como acompanhar ao vivo a cerimônia

 

APOSTAS

Faça suas apostas para a premiação

Enquete: Qual será o Melhor Filme do Oscar 2020?

Quais roteiros sairão vencedores do Oscar 2020?

Quem deve levar o Oscar de Melhor Fotografia?

Quem deve levar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais?

Quem deve ganhar o prêmio de Melhor Diretor no Oscar?

Quem será a Melhor Atriz Coadjuvante do Oscar 2020?

Quem será o Melhor Ator Coadjuvante do Oscar 2020?

Quem deve ganhar o prêmio de Melhor Ator no Oscar?

Quem deve ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Oscar?

Por qual filme Scarlett Johansson deve levar o Oscar?

 

BASTIDORES

Entenda como funciona a votação a "melhor filme"

Entenda as categorias da premiação

Os 10 momentos mais polêmicos da história do Oscar

Saiba como foi feito o plano-sequência de 1917 

 

DESCUBRA A HISTÓRIA DA PREMIAÇÃO

Relembre qual foi o Melhor Filme nas últimas décadas

Os vencedores do Oscar de Melhor Animação ao longo dos anos

Conheça os maiores vencedores da história do Oscar

Vídeo: Oscar: Conheça a história da premiação mais importante do cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus