Oscar terá nova categoria para "filmes populares"; Academia se pronuncia

Mudança pode começar a valer já em 2019

08/08/2018 15h05 (Atualizado em 08/08/2018 18h43)

Por Juliana Varella

Numa tentativa quase desesperada de recuperar a relevância perdida nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que criará uma nova categoria de premiação para o Oscar, dedicada a filmes "populares". Detalhes sobre a definição de "popular" não foram divulgados, mas é provável que filmes que forem bem nas bilheterias, mas não tiverem tanto prestígio entre a crítica e entre os próprios votantes da Academia (profissionais da indústria) terão uma chance de levar para casa uma estatueta dourada. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira e não incluiu mais detalhes, informando que "critérios de elegibilidade" seriam enviados depois aos membros do grupo. Com a mudança, é possível que filmes aclamados pelo público, como Pantera Negra ou Hereditário - de gêneros normalmente ignorados pela Academia - sejam lembrados na cerimônia. Por outro lado, torna-se ainda menos provável que essas produções possam concorrer com as demais nas categorias principais, reforçando a ideia de que filmes de super-heróis, de terror ou comédia são obras "menores".

Essa é a primeira vez que uma nova categoria é incluída desde 2001, quando longas-metragens de animação passaram a concorrer separadamente dos demais. Outras mudanças previstas para a próxima edição incluem uma duração mais curta da transmissão (sugerindo que alguns prêmios sejam entregues nos intervalos comerciais) e uma data mais antecipada - para 9 de fevereiro, ao invés do final do mês.

[Atualizado: 18h38]

Após a reação negativa na internet, a Academia se pronunciou informando que os filmes indicados na categoria Melhor Filme Popular também poderão ser indicados na categoria Melhor Filme. (via IndieWire)

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus