Oscar: Entenda as categorias da premiação

Saiba mais sobre os pontos analisados pela Academia para a premiação

27/01/2020 13h30

Por Daniel Reininger

O Oscar 2020 está chegando e sempre vale relembrar como funcionam as categorias da premiação mais importante do cinema. Se você não faz ideia do que se trata a fotografia de um filme, por exemplo, a gente explica abaixo:

FILME

A categoria de Melhor Filme é a mais esperada do Oscar, mas a Academia premia também o melhor documentário, animação, filme internacional e o mesmo vale para os curtas.

O objetivo dos votantes da Academia é simples: escolher o melhor filme lançado no ano anterior, mas de uma forma geral e dentro de cada categoria. 

Quem recebe a estatueta nesses casos é o produtor e não o diretor do filme. Com as oito categorias voltadas para a escolha dos melhores filmes, temos os melhores títulos do ano anterior, apesar do destaque ser mesmo o Melhor Filme, último prêmio da noite da cerimônia.

Curiosidade: No caso de Melhor Filme, a votação é um pouco diferente e tem outro formato das demais categorias.

 

MELHOR DIREÇÃO

O diretor é o condutor de um filme e seu trabalho merece destaque. Por isso, uma das categorias mais importantes do Oscar é o de Melhor Diretor.

Nessa categoria do Oscar, a Academia analisa o trabalho duro desses verdadeiros maestros, responsáveis por fazer cada elemento funcionar com precisão, e reconhece o resultado final do melhor cineasta do ano anterior.

Não é raro que as produções premiadas como Melhor Filme tenham seus diretores premiados, apesar de não ser uma regra.

Cena do filme 1917


ATUAÇÃO

Como o nome já diz, as quatro categorias de atuação premiam os melhores atores e atrizes do ano anterior. Melhor Ator e Atriz focam nos protagonistas dos filmes concorrentes, enquanto os coadjuvantes são aqueles personagens cruciais à história que ajudam o protagonista brilhar.

Apesar de parecer bastante óbvio, nem sempre é simples definir quem é o protagonista e muitas vezes, no Oscar, personagens centrais aparecem como coadjuvantes e vive-versa por conta de regras internas da Academia.

Seja como for, os votantes da Academia precisam escolher a melhor atuação em cada uma das categorias.

 

EDIÇÃO

Depois das filmagens, o filme vai para a sala de montagem, onde as cenas gravadas passam por uma edição para o filme ficar da forma como irá para as telonas.

Essa categoria premia a maneira como as cenas são colocadas em sequência e como o filme avança. A ideia é que a montagem deixe o filme fluído.

A missão da Academia é escolher qual filme do ano anterior fez esse trabalho da melhor forma, entre os indicados.

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

Uma Trilha Sonora bem montada é capaz de criar a atmosfera de um filme e mexer com as emoções de quem assiste.

Já parou para pensar como certos filmes são marcados pelas suas trilhas? Isso acontece com Star Wars, Tubarão, Indiana Jones e muitos outros.

Diferente de canção original, essa categoria escolhe a melhor trilha sonora de um filme e não de uma canção específica. Ou seja, o objetivo da Academia é escolher a produlão com as melhores músicas, como um todo. 

Star Wars – A Ascensão Skywalker

FOTOGRAFIA

Quem vai ao cinema quer ver belas imagens e belas imagens não são fáceis de capturar. Essa categoria premia a direção de fotografia, a pessoa responsável por captar as locações, escolher as lentes, os enquadramentos e a iluminação de cada cena.

Vence quem melhor mostrar na tela as exigências do roteiro, manter a qualidade técnica e, claro, quem capturar as imagens mais impactantes.

 

ROTEIRO - ORIGINAL / ROTEIRO ADAPTADO

Uma boa história precisa de um roteiro de qualidade para garantir o sucesso ou fracasso de um filme. É no roteiro que estão descritas todas as falas, reviravoltas e pontos dramáticos.

São duas categorias no Oscar referente a roteiros. Adaptado e Original. O Roteiro Adaptado reconhece o trabalho de criar uma história para a telona a partir de outro material, como livros, quadrinhos ou jogos.

Já o roteiro original, são as histórias originais, criadas diretamente para o cinema. Os votantes da Academia aqui precisam escolher o roteiro melhor estruturado e mais interessante entre os indicados.

 

EFEITOS VISUAIS

Quem vai ao cinema, gosta de ver mundo exóticos e ação realista. Algumas das melhores cenas são criadas por computação gráfica ou efeitos práticos, como cenários, maquetes, animatronics ou até mesmo jogos de luz e câmera.

Tudo isso faz parte dos elementos avaliados nesta categoria pelos votantes da Academia, que escolhem o filme que conseguiu o melhor feito técnico visual do ano.

A primeira vez que os efeitos especiais foi premiado foi na cerimônia do Oscar em 1929. Isso reflete a sua importância para o cinema desde os seus primórdios.

Vingadores - Ultimato

 

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Conhecida também como direção de arte, essa categoria premia o filme que manda melhor na construção dos cenários.

Ou seja, a ideia aqui é escolher quem melhor faz o planejamento, criação e decoração dos cenários e/ou localidades usadas nas filmagens.

Os votantes devem dar mais peso ao projeto do que a execução. Ambientes virtuais também concorrem, então podem aparecer longas com muita computação gráfica e animação.

 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

Aqui o prêmio vai para uma música específica, na verdade, para o compositor dela. Quem recebe os prêmios são os compositores de uma canção escrita especificamente para um filme.

A Academia exige que somente canções originais escritas especificamente para um filme podem participar essa premiação. Exemplo: Let it Go, de Frozen - Uma Aventura Congelante.

A ideia aqui é escolher a melhor música entre as concorrentes do ano anterior, trabalho para os compositores e letristas membros da Academia.


SOM

As categorias de som premias as qualidades técnicas sonoras de um filme. O prêmio de Melhor edição de som vai para a equipe responsável pelos efeitos sonoros. A ideia é sons mais adequados às cenas e falas. Por exemplo, a respiração de Darth Vader ou os dinossauros de Jurassic World.

Vale apontar que a maior parte do som que você ouve em um filme costuma ser colocado após a filmagem.

Já a mixagem de som é sobre encaixar os diálogos, trilha sonora e os efeitos sonoros e equiibrar tudo isso para que o áudio do filme inteiro do filme esteja nítido e bem feito.

 

FIGURINO E MAQUIAGEM

Como os nomes já dizem, essas categorias premiam tanto as roupas dos filmes quanto a transformação física dos personagens.

A Academia escolher o filme que, naquele ano, melhor utiliza o trabalho de design e confecção de roupas para ambientar e contar a sua história e o Oscar exige que todas as vestimentas de um filme candidato a Melhor figurino tenham sido criadas por um figurinista.

Já no caso da maquiagem, a Academia procura qualquer mudança de aparência no rosto, cabeça ou corpo do ator, criada pela aplicação de cosméticos, materiais tridimensionais, aplicações prostéticas ou pelos. Já cabelo trata de toda mudança na aparência dos atores por meio de penteados, perucas ou apliques.

No dia 9 de fevereiro confira ao vivo tudo o que acontece na 92ª cerimônia do Oscar, maior premiação do cinema organizado pela Academia de Artes e Ciências, com a cobertura do Cineclick.

SAIBA MAIS SOBRE O OSCAR:

Confira quem está na disputa pelas estatuetas

Oscar 2020: Confira os esnobados pela Academia este ano

Oscar 2020 mira no pop, mas peca pela falta de diversidade

Relembre qual foi o Melhor Filme nas últimas décadas

Os vencedores do Oscar de Melhor Animação ao longo dos anos


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus