Pantera Negra: Veja todas as referências da cultura africana nos figurinos do filme

Usuária do Twitter fez análise sobre os trajes

22/02/2018 13h25

Por Iara Vasconcelos

A usuária do Twitter Waris, natural da Somália, destrinchou em sua conta uma série de referências da cultura africana nos figurinos de Pantera Negra.

Os tweets mostram como a figurinista Ruth Carter  - indicada duas vezes ao Oscar - e a designer de produção Hannah Beachler fizeram uma extensa pesquisa na hora de criar os trajes. Confira:

"Os discos/pratos de Mursi e Surma, tribos da Etiópia, são uma forma de modificação corporal usada durante cerimônias e rituais".

"Essa espécie de touca usada pela rainha Ramonda é reminiscente dos chapéus tradicionais da cultura Zulu e também são chamados de ‘Isicholos’. Esse acessório é usado por mulheres casadas em cerimônias importantes".

"Muitos dos trajes possuem ornamentos únicos e futurísticos e são cheios de detalhe. Os figurinistas de Pantera Negra se inspiraram no estilo do povo Masai, originários da África Oriental que vivem no sul do Quênia e no norte da Tanzânia".

"Os cobertores de Basoto aparecem em diversas cenas e são usados em volta do pescoço por W'Kabi (Daniel Kaluuya) e muitos outros personagens. Apesar de serem originários do Lesotho, esse design específico é inspirado nos moradores de Sesoto".

"Shuri e Dora Milaje usam o famoso colar de Ndebele, povo originário do Zimbábue e da África do Sul. O acessório é utilizado como parte de um traje tradicional e são símbolos de riqueza e status".

"Muitos dos trajes têm um tom vermelho terra bem distinto. Eles foram criados depois de um estudo sobre as roupas usadas pelos povos Himba, do norte da Namíbia. Os Himba são conhecidos por aplicarem uma espécie de pasta, conhecida também como "otjize", para colorir a pele e os cabelos".

"Muita inspiração foi tirada do povo Dogon. Eles vivem na região do planalto central do Mali, na África Ocidental".

O elenco traz Chadwick Boseman como Pantera NegraDanai Gurira como OkoyeLupita Nyong'o no papel de NakiaMichael Jordan e Forest Whitaker também estão no time comandado por Ryan Coogler (Creed: Nascido Para Lutar).

Confira a nossa crítica 

Pantera Negra já está em cartaz nos cinemas. 

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus