Peaky Blinders: A melhor série a que você provavelmente ainda não assiste

Muita gente só ouviu falar da série neste ano, já que ela serviu de fonte para memes nas redes sociais

04/06/2020 14h10

Com o selo de qualidade britânica da BBC, a série Peaky Blinders, disponível na Netflix, é ambientada entre as décadas de 1910 e 1920 e acompanha a família de criminosos Shelby. Mas o que a diferencia de tantas outras séries do gênero? Para começar, a trama é inspirada na história de uma gangue que realmente existiu na Inglaterra, da qual a série emprestou o nome. O grupo era liderado por Kevin Mooney – que na série ganhou o nome fictício de Thomas Shelby e é interpretado por Cillian Murphy. Para deixar a atração ainda mais real, algumas filmagens foram realizadas no Black Country Living Museum, um museu ao ar livre localizado perto da cidade de Brimingham que recria uma cidade durante a Revolução Industrial.

Muita gente só ouviu falar da série neste ano, já que ela serviu de fonte para memes nas redes sociais (falaremos sobre isso também), mas Peaky Blinders já tem cinco temporadas completas, e a sexta se encontra em fase de desenvolvimento. O diretor, Anthony Byrne, revelou em uma live no Instagram que a produção teve de ser paralisada por conta do novo Coronavírus.

Como a previsão de estreia é só em 2021, ainda dá tempo de você maratonar as temporadas anteriores. Para se inteirar sobre a produção, separamos todos os trailers e breve sinopses de cada fase:

Primeira temporada

Thomas Shelby e seus irmãos retornam a Birmingham após servir no exército durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e sua gangue controlam a cidade, mas planejam levar seus negócios para outras cidades.

Segunda temporada

Dois anos depois do final da primeira temporada, em 1921, Peaky Blinders retoma a trama acompanhando a família Shelby na expansão dos negócios, agora fora da Inglaterra.

Terceira temporada

A história se passa em 1924, acompanhando novamente a família Shelby, que se envolveu em um perigoso mundo de intrigas e está em risco financeiro.

Quarta temporada

Após alguns membros serem presos, a família fica dividida. Quando a máfia italiana entra em jogo em busca de uma vingança, os Shelby se veem tendo de voltar a trabalhar para recuperar as rédeas do negócio e da família.

Quinta temporada

Com a chegada da crise financeira de 1929 e Tommy assumindo o seu lado político, a temporada mais recente traz novos traumas e conflitos.

Ainda não está convencido de que precisa ver a série? Então confira abaixo mais motivos.

Figurino impecável:

Desde o final de Mad Men, nenhuma outra série conseguiu chamar tanta a atenção pelo figurino masculino.... até Peaky Blinders surgir com seus chapéus, coletes, sapatos, boinas e casacos. O universo da série sabe explorar como poucas outras o figurino de época, com uma riqueza de detalhes digna de aplausos. A figurinista Stephanie Collie já declarou em algumas entrevistas que pesquisou muitas fotos históricas para criar os looks.

Música de qualidade:

Apesar de se passar nas primeiras décadas do século XX, a série tem uma trilha sonora soube recheada de músicas atuais, que se encaixam perfeitamente nas cenas. Nomes como Nick Cave, Tom Waits, Johnny Cash, Arctic Monkeys, Radiohead, David Bowie e White Stripes estão entre os que podem ser ouvidos na série.

Roteiro fora da curva:

Com histórias que prendem o espectador em todos os episódios, o roteiro da série sabe fechar arcos e criar situações surpreendentes. Um dos prêmios mais relevantes do Reino Unido, o National Television Awards, premiou recentemente Peaky Blinders na categoria melhor série de drama.

Atuações dignas de premiações e participações especiais:

O elenco é liderado pelo incrível Cillian Murphy, conhecido pelo grande público por filmes como "Batman Begins" e "A Origem". O elenco de apoio, no entanto, não fica atrás. Paul Anderson, que interpreta o irmão de Murphy, e Helen McCrory, como Polly Gray, destacam-se com personagens originais e fortes. Ambos já são nomes conhecidos do público. Paul Anderson esteve em blockbusters como "Robin Hood: A Origem", "Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras" e "O Regresso"; já Helen McCrory atuou na franquia "Harry Potter" e na série "His Dark Materials". Como complemento ao elenco de ponta, a série ainda recebe muitas participações. Adrien Brody, Sam Neill, Tom Hardy, Annabelle Wallis, Sam Caflin e Aidan Gillen são alguns dos nomes recorrentes.

Memes e mais memes:

Seja por frases emblemáticas ou pelo corte de cabelo dos personagens, Peaky Blinders é presença garantida nas redes sociais, em diversos memes. Selecionamos os melhores.

Teve muita gente se identificando com essa cena na quarentena:

Ah, a internet:

Meme de Peaky Blinders

Outro fator que faz muito sucesso é o corte de cabelo do personagem principal. Uma matéria na Esquire até ensinou a fazer o famoso penteado. A internet, como sempre, não perdoou:

Esperamos que essa matéria tenha gerado curiosidade. Depois nos conte o que achou da série aqui nos comentários.

 

Veja também: Peaky Blinders já é um clássico, saiba tudo sobre a série da Netflix


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus