Percy Jackson: por que os fãs não gostam dos filmes?

Entenda as diferenças entre os filmes - que tanto desagradam - e os livros

18/05/2020 16h40

A Disney+, serviço de streaming ainda sem data de lançamento no Brasil, anunciou que fará uma série baseada nos livros de Percy Jackson, e os fãs ficaram enlouquecidos. Até o ator Logan Lerman, que deu vida ao personagem nas telonas, manifestou-se nas redes sociais, dizendo que "está ansioso para assistir e espera que o livro ganhe a adaptação que merece".

Tweet Percy Jackson

Na época dos lançamentos dos filmes, entre 2010 e 2013, o escritor Rick Riordan deu várias declarações dizendo o quanto havia ficado insatisfeito com as produções. E-mails vazados pelo próprio autor mostram conversas com os produtores em que ele aponta erros nos roteiros, que não foram consertados. Em sua conta no Twitter, Rick prometeu aos fãs que a nova produção será uma adaptação fiel de seus livros.

Rick Riorda Tweet

Mas por que os fãs odiaram tanto os dois filmes lançados no cinema? Para começar, a série de livros tem cinco volumes e apenas dois filmes foram lançados, ambos com inúmeros erros e raros acertos. O Cineclick listou aqui as reclamações mais recorrentes entre os fãs. Confira:

Deuses: uma das coisas mais interessantes dos livros é a quantidade de deuses que aparecem, mas os filmes ignoram a maioria, dando destaque apenas a Poseidon e Zeus.

Caracterização dos personagens: enquanto no livro Percy tem 12 anos, nos filmes ele tem 16 e 17 anos (!!!). Outra mudança drástica aconteceu com a personagem Annabeth; no livro ela tem cabelos louros e olhos cinzas, enquanto na adaptação para o cinema, a atriz que a interpreta tem cabelos castanhos e olhos azuis. Grover é outro personagem que mudou drasticamente: se no livro ele é tímido e usa um gorro para esconder os seus chifres pequenos, nos filmes ele é falante e não tem vergonha de sua aparência.

Profecia: como Percy já começa com 17 anos no filme, a previsão da Grande Profecia foi completamente comprometida e descartada. No livro, o oráculo prevê que "um Meio-Sangue, dos deuses antigos filho, chegará aos dezesseis apesar de empecilhos". Como nos livros Percy tem 12 anos, a profecia fazia total sentido.

Troca de vilão: Hades não é vilão do primeiro livro, e sim Cronos.

Artefatos importantes: se os livros dão destaque a alguns objetos, importantes na jornada dos personagens, como o boné da invisibilidade de Annabeth, o tênis alado de Percy e o uniforme do Acampamento Meio-Sangue, os filmes ignoram essas partes.

Roteiro confuso: sem encantamento como nos livros, o roteiro corrido e repleto de furos tirou a magia da história. Os filmes focaram nas cenas de ação e deixaram a mitologia, parte mais importante da obra de Riordan, em segundo plano.

Lembrou de mais algum erro? Está ansioso (a) para a nova adaptação? Comente aqui!

 

Nesse artigo você leu sobre: Percy Jackson E O Ladrão De Raios, Percy Jackson E O Ladrão De Raios


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus