Piratas do Caribe: As perguntas sem respostas da franquia

Os últimos longas da saga da Disney deixaram arcos em aberto

02/06/2020 17h50

Por Alexandre Dias

Piratas Do Caribe: A Maldição Do Pérola Negra é um dos marcos da Disney do início dos anos 2000. O longa não só originou uma franquia de sucesso, mas uma tendência das aventuras cinematográficas da empresa que vieram depois. 

Há os exemplos mais diretos, como O Cavaleiro Solitário - que quis refazer Jack Sparrow sob outro prisma com Johnny Depp - e os menos, como os filmes da Marvel; o tom do MCU de diversão para toda a família é claramente um derivado do sucesso da saga dos mares, não à toa a Casa das Ideias é propriedade da Disney atualmente. 

E os planos para os longas derivados da atração do parque da Disney acabaram? Apesar da bilheteria mais amarga de Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar, isso está longe de acontecer. Porém, mais do que os projetos para o futuro da franquia, vale lembrar que as duas últimas produções da saga deixaram pontas soltas sobre possíveis histórias que podem ser abordadas adiante. 

Portanto, vamos relembrar essas perguntas que (ainda) não possuem respostas:

Cuiado com os spoilers! 

Piratas Do Caribe: Navegando Em Águas Misteriosas

Após o fim da trilogia principal da saga com Piratas Do Caribe: No Fim Do Mundo, o caminho escolhido pelo produtor Jerry Bruckheimer e a Disney foi adentrar novos ares. Do trio protagonista formado por Sparrow, Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley), apenas o primeiro voltou, em uma trama com vários elementos inéditos. 

O novo frescor não fez tanto barulho entre a opinião geral dos fãs e da crítica, mesmo que o projeto tenha passado de US$ 1 bilhão em bilheteria. Dessa forma, o seu sucessor nas telonas não investiu nas pontas soltas da trama, que foram duas. 

Uma delas é relacionada ao próprio Capitão Jack Sparrow. Um dos pontos centrais da história é a sua relação dúbia com Angelica (Penélope Cruz), a fiha do vilão Barba Negra (Ian McShane). Por não confiar nela, ao final do filme ele a abandona em uma ilha deserta, ambiente que volta a ser retratado na cena pós-créditos. Neste momento, Angelica encontra um boneco vodu de Jack, o que claramente passa a impressão de que ela pode voltar para prejudicá-lo ou, como é mais comum na franquia, chantageá-lo. 

Cena de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas

Já a outra cena é referente ao arco inédito na saga até então sobre as sereias. A paixão entre uma delas, Syrena (Astrid Bergès-Frisbey), e o missionário Philip (Sam Claflin) resulta em uma declaração de amor e ela puxando-o para o fundo do mar. A ação permanece em aberto, mas a ideia que fica ao espectador é que ele se tornará um tritão e vai viver com a amada submerso. 

Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar

O último longa da saga resolveu misturar nostalgia, com o retorno de Will e Elizabeth, a mais uma renovação, com a introdução do pirata espanhol fantasma Salazar (Javier Bardem). Mais uma aposta que não rendeu incríveis frutos, sendo que a bilheteria mundial girou em torno de USS$ 794 milhões. 

A pergunta não respondida desse longa também vem na cena pós-créditos, em que Will já não é mais o capitão do Holandês Voador, maldição quebrada com a ajuda do seu filho Henry (Brenton Thwaites). Nesse momento, ele aparece dormindo ao lado de Elizabeth e sonha que Davy Jones (Bill Nighy) o atacou no quarto. 

Cena de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar

No entanto, o filme sugere que isso não era só um sonho, com rastros deixados pelo antigo capitão do Holandês Voador no cômodo. Portanto, ele teria sobrevivido tanto aos eventos de No Fim Do Mundo como a quebra da maldição de A Vingança De Salazar? O que significa esse "sonho"? 

Reboot

Apesar de todas essas pontas soltas, o próximo projeto da franquia não parece que vai respondê-las. De acordo com Bruckheimer em entrevista ao Collider, "um rascunho do roteiro está sendo escrito agora" e ele espera que "isso seja finalizado rapidamente, entregue à Disney e que eles gostem". 

Os roteiristas do filme são Ted Elliot, veterano que participou de quase todos os textos da franquia, e Craig Mazin, da série Chernobyl. Bruckheimer ainda fez uma declaração duvidosa sobra a participação de Johnny Depp: "No [roteiro] que estamos desenvolvendo agora, não temos certeza qual será o papel de Johnny."

Além disso, segundo o portal The Disinsider (via Comic Book), a Disney estaria de olho em Karen Gillan, a Nebulosa de Guardiões Da Galáxia, para o papel principal dessa produção. A grande especulação é que ela interpretaria a pirata Redd, que faz parte da atração do parque. 

Com a afirmação de Bruckheimer sobre Depp e o rumor sobre Gillan fica difícil acreditar no retorno de Jack Sparrow. As expectativas frustradas do estúdio nos últimos longas também contribuem para a possibilidade de um reboot, o que não indica as possíveis respostas das perguntas que os filmes deixaram. 

Porém, esse terreno ainda está com um forte nevoeiro e sem informações concretas, portanto resta esperar as revelações dos produtores para o que está sendo planejado. 

 

Nesta matéria você leu sobre: Piratas Do Caribe: A Maldição Do Pérola Negra, Piratas Do Caribe: No Fim Do Mundo, Piratas Do Caribe: Navegando Em Águas Misteriosas, Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar, Johnny Depp, Javier Bardem, Keira KnightleyPenélope Cruz, Orlando Bloom, Guardiões Da Galáxia, O Cavaleiro Solitário.

Veja também: 

Conheça Destacamento Blood, novo filme de Spike Lee

Top 6: Confira filmes do streaming que vão te surpreender

Ben Stiller: As melhores e mais engraçadas frases do ator


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus