Saiba quais games podem (ou não) virar filmes e séries

Algumas adaptações já estão em desenvolvimento

07/04/2020 17h02

Por Alexandre Dias

Com o sucesso de Sonic - O Filme e The Witcher - ainda que esse tenha surgido na literatura -, as adaptações de games para os filmes e séries estão se estabelecendo no mercado. Com um público fervoroso, esses projetos estão longe de acabar, mesmo que caminhem aos trancos e barrancos. 

Muitas produções derivadas do mundo dos jogos já foram confirmadas, mas por vezes ficam um longo tempo sem informações concretas divulgadas; outras começam como hipóteses ou campanhas - como foi o caso de Henry Cavill em The Witcher - e culminam por se realizar. 

Portanto, elencamos seis possíveis adaptações de games, algumas delas em diferentes estágios de desenvolvimento: 

1 - God of War

Cena do jogo God of War


A série de jogos explora diferentes mitologias, como a grega e a nórdica. Com muita ação e vários aspectos cinematográficos, tanto nas histórias como nos personagens - o protagonista Kratos tem uma trajetória extensa -, uma adaptação seria pertinente e, provavelmente, um grande sucesso. 

Não há nenhuma confirmação sobre algum projeto na televisão ou no cinema de God of War, porém, um dos diretores do game, Cory Barlog, fez uma declaração no Twitter de que gostaria de ver a Netflix a frente da produção. Com a série de The Witcher encaminhada, essa possibilidade não pode ser descartada.

2 - Call of Duty

Cena do jogo Call of Duty: Black Ops III

A franquia de jogos de tiro tem um filme confirmado, mas sem data para a produção continuar. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, o diretor Stafono Solima (via GameSpot), o desenvolvimento do longa não está acontecendo porque o caminho a ser seguido está em discussão pela Activision

Com lançamentos praticamente todos os anos, Call of Duty já trouxe diversos contextos à tona, como batalhas futuristas e até zumbis. Sem dúvida, a adaptação vai chamar a atenção dos fãs ardorosos da saga.

3 - Resident Evil 

Cena do jogo Resident Evil


Talvez a série de games de zumbis mais famosa de todas. A franquia já foi adaptada para o cinema várias vezes com os filmes de Paul W.S. Anderson (Mortal Kombat), mas agora deve voltar tanto para os cinemas como no streaming

Apesar da falta de informações concretas, muito se tem falado sobre uma adaptação em forma de série na Netflix. Segundo o jornalista Daniel Richtman, não só esse projeto estaria encaminhado como também um novo longa mais fiel aos games. 

4 - Just Cause

Cena do jogo Just Cause

A franquia de ação teve um filme anunciado em maio de 2019 (via Variety), mas desde então pouco se tem falado sobre a adaptação. O roteirista responsável pelo projeto é Derek Kolstad, da saga John Wick

Portanto, em teoria, o projeto ainda está em vigor na Constantin Film. O game traz operações militares em mundo aberto e batalhas contra mercenários. 

5 - The Last of Us

Cena do jogo Last of Us

Uma série baseada no jogo está em desenvolvimento na HBO, contudo a produção só vai começar após o lançamento do segundo game da saga, que ocorre em maio. 

A história ocorre vinte anos após a civilização moderna ter sido destruída. Joel, um sobrevivente endurecido, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, de uma zona opressiva de quarentena. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e comovente. 

6 - Metal Gear

Cena do jogo Metal Gear Solid: The Phantom Pain

Mais um projeto que tem as suas notícias atualizadas de modo irregular. Uma das últimas declarações sobre a adaptação dos jogos de Hideo Kojima foi do diretor Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha Caveira); em dezembro do 2019, ele afirmou que um novo rascunho do roteiro foi feito (via Twitter). 

Metal Gear é um dos maiores jogos de espionagem da história dos games. Além disso, a narrativa das suas produções também é um dos fatores que marcaram a franquia. 

Veja também: 

Confira as melhores adaptações de videogames para o cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus