Relembre as casas de Game of Thrones e suas rivalidades

Game of Thrones volta em 14 de abril

05/04/2019 16h58 (Atualizado em 14/04/2019 19h46)

Por Pedro Venturini

Game of Thrones volta em 14 de abril e para se preparar, nada melhor do que lembrar um pouco das Grandes Casas da série da HBO. Confira:

Stark

Guardiões do norte, os Stark governam a maior região do continente de Westeros. São conhecidos por sua honra e lealdade. Seu brasão é um lobo gigante. A casa Stark começou a série composta por Ned Stark, sua esposa Catelyn, seus filhos Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon e seu filho bastardo Jon Snow. Ned governou desde que o Rei Louco executou seu pai e seu irmão por traição (T01E09). Ao final da primeira temporada, Ned Stark é executado e o norte se rebela contra o Rei de Westeros, Joffrey Baratheon, passando a se tornar novamente uma região autônoma. Robb Stark foi então nomeado Rei do Norte. Atualmente o Rei do Norte é Jon Snow. E a guerra continua.

A casa Stark possui algumas rivalidades, como com os Lannisters, seus rivais históricos, os Greyjoy e os Bolton. Antes aliados, agora os Frey são inimigos pelos fatos ocorridos no casamento vermelho, traição que levou a morte de boa parte dos membros da família Stark.

Lannister

A casa Lannister fica no Rochedo Casterly e governa o ocidente de Westeros. Os Lannisters acumularam poder graças a sua riqueza. Atualmente oferecem dinheiro, inclusive, para a coroa e são conhecidos pelo ditado popular "Os Lannisters sempre pagam suas dívidas". Seu brasão é um Leão dourado. A série se inicia com os seguintes membros Tywin, seus filhos Cersei, Jaime e Tyrion e seus netos Joffrey, Tommen e Myrcella, filhos de Cersei. Atualmente Cersei governa Westeros e Jaime permanece leal a ela, já Tyrion após matar seu pai, se tornou leal à casa Targaryen.

Os Lannisters se tornaram rivais de muitas casas ao longo da série, os Targaryen inicialmente já eram seus rivais. Ao final da primeira temporada, a rivalidade com os Stark se intensifica pelo assassinato de Ned Stark, o que dá início a guerra dos cinco reis, mas não para por aí. Conforme a série avança, descobrimos a rivalidade com os Martell, já que Oberyn deseja se vingar de Tywin Lannister por ter ordenado a morte de sua irmã Elia. Os Lannisters conseguem perder o apoio dos Tyrell após a morte de Margaery e Loras no Septo de Baelor, e é válido também lembrar que os encrenqueiros tinham uma rivalidade com a casa Arryn após a morte de Lorde Jon Arryn. Vixe, quanta coisa, não?

Targaryen

Os Targaryen governaram Westeros por cerca de 300 anos, até que Aerys II Targaryen enlouqueceu e foi morto por Jaime Lannister durante a rebelião de Robert Baratheon. Os governantes da casa eram conhecidos sob o lema "Rei dos Ândalos e dos primeiros homens" pelo fato de terem sido capazes de unificar todas as casas de Westeros localizadas abaixo da muralha em um só reino. O herdeiro da casa era Viscerys, mas foi morto por Khal Drogo. Após sua morte, a herdeira da casa passou a ser sua irmã Daenerys, que se tornou a mãe dos dragões e reivindica o trono de ferro. Atualmente sabe-se que o verdadeiro herdeiro do trono de ferro é Jon Snow, pois é o filho bastardo do irmão mais velho de Daenerys, Rhaegar Targaryen com Lyanna Stark, irmã mais nova de Ned Stark.

Inimigos mortais de todos aqueles que planejaram e apoiaram a rebelião de Robert Baratheon, os Targaryen buscam vingança desde o comecinho da série e isso inclui uma lista quase interminável de casas, que vai desde os Baratheon acusados de usurparem o poder, até aos Lannisters e aos Stark. Nas temporadas mais recentes da série, os Targaryen convencem alguns de seus ex-inimigos a se juntarem a eles, como por exemplo os Stark com a mediação de Jon Snow, e ganham novos aliados, como os renegados de Greyjoy: Theon e Yara.

Baratheon

Após uma rebelião contra os Targaryen e o Rei Louco, Robert Baratheon se tornou Rei de Westeros e passou a governar os sete reinos, naturais das terras da tempestade, o brasão da casa Baratheon é um cervo preto coroado em um fundo dourado. Conhecidos pela sua antiga lealdade aos Targaryen, passaram a dividir opiniões após a conquista de Westeros, alguns considerando o reinado de Robert pacífico, outros que permaneceram apoiando os Targaryen, o considerando um traidor sem moral. A casa Baratheon começa a série composta pelo Rei Robert, seus irmãos Stannys e Renly e os filhos de Robert, Joffrey, Tommen e Myrcella. Após a morte de Robert, a casa Baratheon se dividiu em três eixos distintos, Stannys como natural sucessor, Renly Baratheon também reivindicando o trono, e por fim, os filhos do Rei Robert aliados aos Lannisters e sucessores no trono.

Entre rivais óbvios, como os Lannisters que acusam de serem usurpadores do trono, e os Targaryen, os Baratheon conseguiram inclusive ter uma treta interna entre Renly e Stannis já que ambos reivindicam o trono de ferro! A casa sofreu bastante durante as temporadas e também após a tentativa fracassada de Stannis tomar Winterfell. Vale lembrar que ainda podemos contar com a sucessão surpresa do bastardo de Robert, Gendry.

Greyjoy

Os Greyjoy governam as ilhas de ferro, na região ocidental do continente. Politicamente eram independentes do Trono de Ferro desde a rebelião Greyjoy, mas durante a guerra dos cinco reis tiveram que se aliar aos Lannisters. São conhecidos por possuírem a melhor frota naval de Westeros. Seu brasão é uma Lula-Gigante Dourada. A casa possui um ditado popular que diz "O que está morto não pode morrer". Durante a série, são parte da casa: Lorde Balon Greyjoy, seu irmão Euron, Theon e Yara, filhos de Balon. Atualmente, duas facções distintas passam a reivindicar o controle da casa, Yara, aliada à Daenerys Targeryan, e Euron, aliado aos Lannisters.

Os Stark sempre foram um problema para os Greyjoy principalmente após a rebelião Greyjoy. Após uma série de reviravoltas, os Greyjoy conseguiram se tornar rivais de um montão de gente, inclusive ter uma treta interna. São problemáticos esses caras.

Tully

Pertencendo a Correrrio, a casa Tully tem como brasão uma truta prateada e o lema "Família, Dever, Honra", sendo considerada uma das casas mais honradas de Westeros ao lado dos Stark. Durante a guerra dos cinco reis, a casa Tully esteve ao lado dos Stark se opondo aos Lannisters. Seu Lorde era Hoster Tully, pertenciam a ela, seu irmão Brynden e seus filhos, Edmure, Lysa e Catelyn (Stark). Após a morte de Hoster, Edmure se torna Lorde de Correrrio, mas devido aos fatos ocorrido no casamento vermelho, a casa Tully é considerada traidora do trono e perde todos seus bens e terras. Brynden é morto pelos Frey e Edmure é tido como prisioneiro.

Sempre houve uma rivalidade com os Frey, que se intensificou muito quando os Tully resolvem apoiar os Stark. Os Tully rivalizam com os Lannisters. Mas os rivais não param por aí, também tem os Greyjoy e os Bolton por terem traído os Stark.

Tyrell

Protetores do sul, são Senhores do Jardim de Cima, seu brasão é uma rosa dourada. Durante a guerra dos cinco reis, Renly Baratheon é coroado Rei e os Tyrell o apoiam inicialmente, mas após seu assassinato, passam a apoiar os Lannisters. São membros da casa Tyrell, Olenna, Margaery e Loras. Após o assassinato de Margaery no Septo de Baelor, a mando de Cersei Lannister, Olenna se alia a Daenerys Targaryen e passa a apoiá-la como legítima rainha de Westeros. Com a invasão do Jardim de Cima por Jaime Lannister, Olenna morre e revela que foi ela quem envenenou Joffrey Baratheon.

Os Tyrell que pareciam tão amigáveis no começo conseguem arrumar uma treta gigantesca também porque resolvem se virar contra os Lannisters. Eles, depois dos acontecimentos no Septo de Baelor, se tornam rivais dos Baratheon e dos Lannysters.

Frey

Pertencem as Terras Fluviais e a Ponte de Pedra. Seu brasão é a ponte de pedra conhecida como as Gêmeas. Os Frey se tornaram independentes dos Tully se tornando soberanos sobre parte de suas terras. Se tornaram uma casa bastante rica após utilizarem da Ponte de Pedra para cobrar impostos sobre quem precisasse passar por ali. Após a morte de Walder Frey por Arya, a casa se encontra sem um soberano.

Seus rivais históricos são os Tully, de quem eram vassalos, assim como também os Stark, cuja rivalidade se acentuou com a traição de Walder Frey a Robb durante o casamento vermelho. O fato de controlarem a ligação do norte com o sul garante muito poder à casa.

Arryn

Protetores do Vale, o brasão dos Arryn é um falcão sobre uma lua crescente, referencia a porta da lua localizada no Vale. A região do vale localizada no centro-leste do continente e é governada pelos Arryn a milênios. Lorde Arryn, a mão do Rei Robert, governava O Vale até sua morte (T01E01). Após a morte de Arryn, quem passa a governar O Vale é Lady Lysa, irmã de Catelyn Stark. Compõe a casa, durante a série, Lysa e Robin. Após a morte de Lysa, Robin fica sob tutela de Lorde Baelish que se torna vassalo dos Stark. Atualmente o protetor do Vale é o Rei do Norte, Jon Snow.

Rivais dos Lannysters desde o assassinato de Lorde Arryn, a casa que governa o Vale ficou neutra na guerra por um longo período, mas depois que Lorde Baelish passa a comandar os homens do Vale, os Arryn também passam a rivalizar com os Bolton e os combatem na retomada de Winterfell ao lado de Jon Snow. Atualmente, os homens do Vale tem como protetor o Rei do Norte, Jon Snow, e são aliados dos Targaryen na guerra contra o Rei da Noite, o que é uma grande responsabilidade para os cavaleiros do Vale.

Martell

"Insubmissos, não curvados, não quebrados", a casa Martell governa Lançassolar em Dorne. Seu brasão é um Sol perfurado por uma lança dourada. Neutros após a queda de Aerys II Targaryen, os Martell mantiveram-se leais ao trono, mas pouco se envolveram nas questões políticas de Westeros. Pertencem a casa, o príncipe Doran Martell, seu irmão Oberyn e seu sobrinho Trystane. Com a morte de Oberyn, Ellaria Sand se revolta contra Doran e o executa, assim como também a Trystane. Atualmente a casa Martell é considerada extinta.

Rivais dos Lannisters principalmente pela morte de Elia durante a rebelião de Robert, os Martell permaneceram neutros durante a guerra dos cinco reis, inclusive foi essa neutralidade mesmo após a morte de Oberyn que fez com que Ellaria Sand se voltasse contra Doran, já que Ellaria desejava que os Martell se vingassem da morte de Oberyn no julgamente de Tyrion Lannister. Esses acontecimentos levaram a extinção da casa Martell.

Aproveite e veja um infográfico com a opinião dos fãs sobre quais personagens eles trariam de volta, veja:

Infográfico Game of Thrones

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus