Robert Downey Jr. defende uso de blackface em Trovão Tropical

"Acho que é sobre o quão errado isso é, então tomo como exceção", disse ele

21/01/2020 19h05

Por Thamires Viana

Doze anos após seu polêmico papel em Trovão Tropical, Robert Downey Jr. ainda está respondendo a algumas perguntas sobre como foi fazer o filme de Ben Stiller.

Na comédia de 2008, Downey interpreta um ator australiano, Kirk Lazarus, que é submetido a uma cirurgia estética para escurecer sua pele para que ele possa interpretar um sargento negro no exército. Fora das filmagens, o personagem continua a usar blackface e é criticado por um colega de elenco negro. (via UsaToday)

Durante uma participação no podcast "The Joe Rogan Experience", o ator revelou que inicialmente pensou que era uma má ideia assumir o papel nos dias atuais: "Acho que você não pode mais fazer blackface", disse ele. "Quando Ben [Stiller] me ligou e disse: 'Estou fazendo um filme e Sean Penn recusou'. Eu pensei: 'Sim, eu vou fazer isso então. Farei isso depois de Homem De Ferro

Downey Jr. explicou que outros fatores impactaram em sua decisão de assumir o papel. "Consigo sustentar a natureza, a hipocrisia insana de artistas envolvidos e o que eles pensam que podem fazer ocasionalmente", disse. "Ben, que é um artista e diretor magistral, sabia exatamente qual era a visão para isso e executou. E 90% dos meus amigos negros diziam 'Cara, isso foi ótimo'", completou ele.

O ator ainda observou que acredita que o filme "colocou uma tampa na polêmica". "Eu acho que ter uma psicologia moral é o primeiro passo. Novamente, não em minha defesa, mas Trovão Tropical é sobre o quão errado isso é, então tomo como exceção", afirmou.

O longa foi lançado em 2008 com direção de Ben Stiller e somou mais de US$ 180 milhões de dólares mundialmente.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus