Saiba tudo sobre Contágio, o filme mais procurado do momento

O longa tem gerado comparações com a epidemia de coronavírus

30/03/2020 16h38

Por Alexandre Dias

A pandemia de coronavírus fez um grande filme voltar a ser muito discutido: Contágio. E por que? Afinal, muitos projetos já debateram doenças que se espalharam ao redor do mundo, seja algo mais calcado na realidade como A Gripe, ou o extremo da fantasia como os zumbis de Guerra Mundial Z

Portanto, saiba tudo sobre Contágio e entenda o motivo do debate acerca do longa:

Trama

Beth volta doente aos Estados Unidos de uma viagem de negócios a Hong Kong. Ela recebe os cuidados do marido Mitch, mas assim que desce do avião o vírus se espalha para os habitantes da região onde mora, até atingir uma proporção maior em todo Estados Unidos.

O filme tem vários arcos e não é só centralizado na família que abre a história. As diversas tramas garantem um tom impessoal e ao mesmo tempo pessoal à produção, pois vão do âmbito caseiro até o político. 

Tom verossímil

Mais do que trazer uma trama realista, o tom de Contágio também recebe a mesma abordagem. O longa não possui um grande clímax ou reviravolta, porque a intenção do projeto é mostrar justamente o que seria uma pandemia na vida real. 

Ainda assim, é importante ressaltar que não estamos diante de um documentário, então se trata de uma ficção e sempre o será, por mais verossímil que seja. A comparação em si com o coronavírus está mais relacionada às reações dos personagens, que são comparadas às atitudes que as pessoas estão tomando com a pandemia atual. 

Comparação com o coronavírus

Há poucos elementos factuais do vírus de Contágio que são próximos do coronavírus. Um que é se refere ao fato de que a doença surgiu na China, apesar de ser em Hong Kong na trama ficcional e Wuhan na vida real. 

Contudo, outros quesitos são distantes do que está ocorrendo no mundo nos dias de hoje, como a taxa de mortalidade. No filme, ela é muito maior do que a do COVID-19, mesmo que esse também seja muito contagioso.

Portanto, a grande identificação dos espectadores com a produção cinematográfica está no comportamento. Os exemplos são: a incompreensão da sociedade em entender o que é o vírus no seu início, o que gera muita preocupação; a repercussão midiática; os centros e associações de saúde tentando lidar com a situação; por consequência, o tempo para lidar com o problema, que se estende por meses. 

Elenco e equipe

O longa de 2011 é dirigido por Steven Soderbergh, veterano de Hollywood, que já comandou filmes como Onze Homens E Um Segredo e Erin Brockovich - Uma Mulher De Talento. Além disso, o tema da trama fez com que especialistas se envolvessem com o projeto, como o diretor do Centro de Infecções e Imunidade da Universidade de Columbia, Ian Lipkin, que trabalhou como consultor médico. 

Com tantas subtramas, o elenco escolhido conta com nomes grandes em todas elas. Alguns deles são: Gwyneth Paltrow (Vingadores - Ultimato), Matt Damon (Ford Vs. Ferrari), Laurence Fishburne (Matrix), Kate Winslet (Titanic), Marion Cotillard (Batman: O Cavaleiro Das Trevas Ressurge) e Jude Law (Sherlock Holmes: O Jogo De Sombras). 

Onde assistir

Contágio está disponível atualmente no serviço de streaming da HBO, o HBO GO. O longa também pode ser alugado no Looke e no Now

Veja o trailer de Contágio

Veja também: 

Contágio: Consultor médico do filme está com coronavírus

Coronavírus: Comparamos pandemias da ficção com a realidade

Olhos da Escuridão: Entenda a confusão das obras e a pandemia

Pandemias de zumbis são metáforas para questões humanas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus