Saiba tudo sobre X-Men: Fênix Negra

Filme dos X-Men volta a tratar de uma das personagens mais poderosas dos quadrinhos

31/05/2019 16h25 (Atualizado em 09/06/2019 12h46)

Por Daniel Reininger

Fênix Negra chega para encerrar a saga dos X-Men na Fox. O longa acompanha Jean Grey, interpretada por Sophie Turner (Game of Thrones), numa saga épica, que, nos quadrinhos, mudou o rumo dos mutantes a ponto de se tornaram extremamente populares a partir daí. E mais, esse foi um evento que alterou para sempre o universo Marvel das HQs.

Será que fará o mesmo no cinema? Essa poderia ser a forma perfeita de introduzir os mutantes no Universo Cinematográfico da Marvel, ao lado dos Vingadores, agora que a Disney tem os direitos de ambas as franquias, mas nada indica que será o caso. Independentemente disso, entenda melhor a treta apresentada nessa produção:

Fênix

A Força Fênix é uma entidade cósmica e força primordial da natureza, uma manifestação imortal, indestrutível e imutável da vida. Ela nasce e renasce do nada e é a criadora de toda a energia psiônica (poder mental) do multiverso. Esse ser já tomou conta de diversos personagens diferentes nas HQs (Ciclope, Emma Frost, Esperança, Irmãs Stepford, Colossus e Magia), porém a primeira a ter contato com a entidade e capaz de controlar seu poder é Jean Grey. 

Nas HQs, a Saga da Fênix Negra foi um arco publicado pela Marvel Comics, escrita por Chris Claremont com arte de Dave Cockrum e John Byrne. Dividida em duas partes, a primeira mostra a Saga da Fênix, com o nascimento do poder de Jean e da reparação do cristal M'krann, antigo artefato alienígena que, caso destruído, cria um buraco negro capaz de sugar o universo, e a Saga da Fênix Negra, que mostra sua corrupção e queda.

Na trama do novo filme, que será ambientado em 1992, Charles Xavier (James McAvoy), criador dos X-Men, decide enviar sua equipe para perigosas missões no espaço, mas logo de cara a equipe enfrenta uma explosão solar, que desperta uma força malévola e faminta por poder dentro de Jean Grey.

Jean Grey

Jean foi introduzida em 1963, em X-Men #1, como a Garota-Marvel, uma telepata poderosa. Só que foi somente com o arco A Saga da Fênix que Jean, finalmente, se tornou em uma personagem extremamente marcante na equipe. Em X-Men #101-108, a telepata adquire o poder da Força Fênix e se torna um dos personagens mais poderosos dos quadrinhos.

X-Men: Fênix Negra

Nas HQs, os poderes da Fênix estavam se tornando muito grandes e atrapalhando a criação de histórias dos X-Men. A Marvel decidiu, então, transformar uma das heroínas mais queridas em uma vilã capaz de acabar com o universo. Nessa época, o vilão Mestre Mental tenta provar que é digno de se juntar à sociedade de super-vilões conhecida como Clube do Inferno e, com a ajuda de um objeto criado por Emma Frost, consegue projetar ilusões diretamente na mente de Jean, fazendo com que acredite ser a Rainha Negra do Clube do Inferno.

Eventualmente, Jean começa a quebrar as barreiras mentais que a haviam protegido do poder destruidor da Força Fênix e quando Jean é liberada da ilusão, ela é totalmente consumida pela Fênix Negra.

Como força intergaláctica capaz de destruir estrelas e planetas, ela chama a atenção dos Impérios Shi'ar, Kree e Skrulls (todos alienígenas), que se juntaram em uma tentativa de eliminar a ameaça universal representada pela entidade. 

Os X-Men nunca mais foram os mesmos após este arco e a linha entre heróis e vilões entre os mutantes se tornou algo menos claro.

Cinema

Não é a primeira vez que a saga da Fênix Negra chega às telonas, já que é a base do muito criticado filme X-men: O Confronto Final, de 2006. Para o novo longa, não espere algo fiel ao material original, afinal o produtor e diretor Simon Kinberg deixou claro que, embora o longa possua elementos dos quadrinhos, há também muitas coisas criadas especialmente para as telas.

Além de Mística e Magneto, o filme conta com Fera, Ciclope, Tempestade, Mercúrio e Noturno. Wolverine não deve aparecer realmente, afinal Hugh Jackman se aposentou após o sucesso Logan, de 2017.

Jessica Chastain vive Lilandra, Imperatriz o Império Shi'ar e um dos interesses românticos de Charles Xavier, pelo menos nos quadrinhos. Ela ascende ao trono como líder dos Shi'ar após seus irmãos serem retirados do trono. A personagem possui poderes telepáticos e é uma exímia lutadora.

Cena de X-Men: Fênix Negra



Genosha

O filme será o primeiro a apresentar Genosha, que nas HQs é um local importante, afinal, após libertado de um governo opressor, se torna refúgio para os mutantes. A ilha está localizada na costa do Sudeste Africano, a noroeste de Seicheles e a nordeste de Madagascar.

Nas HQs, a ilha apresentava um alto padrão de vida, uma excelente economia e liberdade. No entanto, a prosperidade de Genosha se baseava na escravização de sua população mutante. Mais tarde, após forte pressão de Magneto, as Nações Unidas cederam a nação insular ao mutante. Na HQs, o local se torna uma área de desastre, de guerras e massacres.

Uma pena que demoraram tanto para apresentar um dos cenários mais interessantes das sagas mutantes, mas, pelo menos, esse dia chegou. Ainda não sabemos, porém, qual será o papel de Genosha no filme.

X-men: Fênix Negra estreia em 06 de junho, veja o trailer:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus