Sesc promove concurso de incentivo ao cinema brasileiro

Neste ano o projeto recebeu 1200 inscrições de cineastas independentes

19/06/2019 19h01

Por Thamires Viana

O Sesc promove desde 2017 a Mostra Sesc de Cinema, que neste ano recebeu 1200 inscrições de cineastas independentes que participam com produções de médias, longa e curta metragens.

Lançado em 2017, o concurso tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de artistas de todo o país.

Os filmes inscritos são avaliados por uma comissão formada por profissionais e especialistas da área de cultura. Cada estado fará sua avaliação, com recorte dos melhores filmes, que serão exibidos em panoramas estaduais. O Panorama Nacional será composto por 32 filmes selecionados entre os melhores de cada região, além de sete obras infanto-juvenis.

Os vencedores receberão prêmios de incentivo à produção, como forma de promover e renovar o circuito cinematográfico nacional. Os filmes infanto-juvenis serão premiados com o contrato de licenciamento para exibição. 

Entre os selecionados de 2018 estão os longas Lamparina da Aurora (MA), uma ficção experimental sobre o tempo protagonizado por um casal de idosos; Escolas em Luta (SP), documentário atual que mostra o poder das redes sociais e aplicativos para o início de uma revolução estudantil; O Sol Nasceu Para Todos (DF), filme que retrata a história de uma das maiores favelas da América Latina, com um olhar da própria comunidade, como lugar de resistência, solidariedade e de preservação cultural.

Mais informações sobre a III Mostra Sesc de Cinema, acesse o site oficial.

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus