Terrence Malick faz exigências aos projecionistas que exibirão A Árvore da Vida

Cineasta escreveu carta aberta com algumas dicas e requisições.

03/06/2011 15h46

Muitas vezes, por mais que um cineasta se esforce e seja cuidadoso em seu trabalho, tudo pode ser colocado a perder quando o filme é exibido de forma precária. Para tentar contornar esta complicação, o cineasta Terrence Malick (O Novo Mundo) escreveu uma carta aberta direcionada aos projecionistas que exibirão A Árvore da Vida, contendo algumas dicas e exigências de como proceder para proporcionar aos espectadores a melhor experiência possível. As informações são do San Diego Reader.

Embora a íntegra da carta não esteja disponível, o site diz que Malick inicia o documento fazendo “uma fraternal saudação” a cada projecionista que ler a carta. Ele prossegue, enaltecendo a profissão e afirmando que “projeção da maneira correta em um cinema está rapidamente se tornando uma arte esquecida”. Além disso, o cineasta também fez quatro requisições:

  1. O filme deve ser projetado no formato 1.85:1;
  2. Por não conter créditos de abertura, “as luzes devem ser apagadas antes do frame inicial do primeiro rolo de filme”;
  3. Coloque o Fader dos sistemas Dolby e DTS em 7.5 ou 7.7 (maior que o padrão 7);
  4. As lâmpadas de projeção devem estar em "funcionamento padrão" (5400 Kelvin) e que o nível Foot-Lambert [medida de luminosidade comum nos EUA] esteja no "padrão 14"
As recomendações de Malick podem não ser seguidas em todos os cinemas, mas o ato de escrever esta carta demonstra o cuidado que o diretor tem com suas obras.

O filme, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, mostra a trajetória de Jack, filho mais velho do casal O'Brien, desde a sua infância inocente nos anos 1950 até sua vida adulta em que se encontra desiludido com a realidade. Ele tenta reencontrar significado na vida e na fé, além de buscar redenção revendo a relação com seu pai.

A Árvore da Vida tem no elenco Brad Pitt (Bastardos Inglórios), Sean Penn (Jogos de Poder), Jessica Chastain (A Dívida) e Fiona Shaw (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I). O filme chega às salas brasileiras em 24 de junho.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus