The Last Kingdom é perfeita para quem gosta de drama medieval

Baseada nos livros As Crônicas Saxônicas, a série britânica traz batalhas incríveis

04/05/2020 11h50 (Atualizado em 07/07/2020 17h47)

Por Daniel Reininger

Para quem gosta de séries medievais sem elementos de fantasia, The Last Kingdom é uma ótima opção. A produção da Netflix possui quatro temporadas e cada vez mais ganha o carinho do público com reviravoltas, batalhas e muito drama. Conheça um pouco mais sobre esse programa e veja motivos para começar a assistir hoje mesmo:

História

Baseada nos livros As Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, a série britânica traz batalhas incríveis e muito drama. Ambientada em 872, nessa época muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos vikings. Sob o comando do Rei Alfredo, o Grande, o Reino de Wessex é o único que resiste aos ataques. Nesse contexto, o jovem Uhtred é um nobre que perdeu os pais em um dos ataques vikings e foi criado pelos inimigos. Mais tarde, ele decide se unir à Wessex e tentar recuperar seu lar. Cada vez mais o destino leva Uhtred a perceber que seu destino está ligado aos sonhos do Rei Alfredo, de Wessex, de ter uma Inglaterra unida.

Conexão com a série Vikings

Por mais que os fãs lutem para unir as duas amadas séries, elas apenas são ambientadas na mesma época e, por enquanto, nada mais as conecta (isso sempre pode mudar com um acordo entre os showrunners, claro).

Vikings é inspirada em histórias reais e acompanha a vida dos nórdicos, enquanto The Last Kingdom é a adaptação dos livros Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, que, apesar de ser inspirado em acontecimentos reais da Inglaterra, é uma obra de ficção. As tramas podem parecer se encontrar quando mostram as invasões Vikings ao que hoje é o Reino Unido, mas ambas possuem caminhos narrativos diferentes, com figuras históricas reais aparecendo em ambas.

Motivos para ver:

Ação

A série traz momentos incríveis de ação, perseguições, batalhas, duelos, lutas em diversas situações. O protagonista, Uhtred, é um dos maiores guerreiros já vistos e um estrategista nato e isso é mostrado com muita qualidade e atenção aos detalhes na série.

Drama

Uma série sobre reinos rivais, reis e rainhas, nobreza, vikings e um país invadido precisa ter muito drama para funcionar e não cair na mesmice. De questões de estado, à situações bem pessoais, a trama sempre aproveita para reforçar qualquer instabilidade e criar situações tensas entre seus personagens. Isso ajuda manter as coisas em movimento e vivas, além de garantir ótimos diálogos.

Reviravoltas

E quando se tem muita instabilidade numa trama, é comum ver muitas mudanças de narrativa. Aliados se tornam inimigos, inimigos se tornam aliados, irmãos lutam entre si, paixões nascem colocando tudo em risco. Praticamente tudo que garante atrito entre personagens está presente em The Last Kingdom, com um leve tom de melodrama. O legal é que em quatro temporadas mesmo a reviravolta mais absurda é construída com cuidado, então nada parece arbitrário, por mais improvável que pareça alguns capítulos antes.

Personagens interessantes

Os protagonistas são bem construídos e possuem diversas camadas e a maioria deles não se deixa marcar por caricaturas. Cada um tenta fazer o melhor para sobreviver e ainda se manter dentro do que acredita, o que se mostra muito complicado num país em guerra repleto de diferentes crenças e visões. O mais legal é ver a capacidade dos personagens lidarem com pessoas muito diferentes para garantir alguma estabilidade num momento de caos total. Mesmo que isso exija acordos difíceis de aceitar.

História

Para quem gosta de entender melhor a história do mundo, The Last Kingdom, por mais que não retrate fatos reais, oferece uma visão relevante sobre a era medieval, o movo de vida, da época, como reinos se formaram, como eram as guerras, como o legado do Império Romano ainda se mantinha vivo mesmo séculos após sua queda, além de ver o início do cristianismo na Europa. Para quem curte esse tipo de assunto, é um prato cheio.

As quatro temporadas de The Last Kingdom estão disponíveis na Netflix. Veja o trailer da terceira temporada:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus