Top 6: Grandes filmes do Cinema Nacional

Com Tropa de Elite e Cidade de Deus, confira a lista de longas brasileiros

19/06/2020 13h30

Por Alexandre Dias

O cinema nacional é um dos mais ricos de todo o mundo. Temas variados já originaram grandes produções da Sétima Arte no Brasil ao longo dos anos.

 

Com isso e também para comemorar o Dia do Cinema Nacional nesta sexta-feira (19) fizemos o nosso Top 6 de filmes brasileiros. Saiba também em quais serviços de streaming conferir os longas:

6 - Tropa De Elite

Cena do filme Tropa de Elite

Essa é uma das maiores franquias do cinema nacional. Wagner Moura marcou época em duas ocasiões no papel do Capitão Nascimento do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). 

Com direção de José Padilha, o longa original traz o personagem em questão à procura de um substituto para ele no batalhão. Em paralelo, Nascimento enfrenta as consequências da sua profissão na vida pessoal. 

Onde assistir: Claro Video.

5 - Aquarius

Cena de Aquarius

Sônia Braga encanta nesse filme como a protagonista Clara. Ela guia uma história profunda e sensível que discute aspectos sociais brasileiros.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa traz a protagonista em um confronto com uma empreiteira que quer comprar o seu apartamento. A disputa é muito mais significativa do que um simples interesse no imóvel. 

Onde assistir: Netflix.

4 - Que Horas Ela Volta?

Cena de Que Horas Ela Volta?

Emoção e reflexão definem essa produção com Regina Casé. O filme questiona os laços familiares em suas diversas camadas sociais no Brasil. 

No longa de Anna Muylaert, a atriz interpreta uma empregada doméstica que recebe a filha na casa dos patrões. A jovem fica hospedada lá por um tempo, o que revela a verdadeira índole dos chefes de Val (Casé).

Onde assistir: Globoplay.

3 - Bacurau

Cena de Bacurau

Um longa recente, porém muito marcante. O filme levanta um debate sobre as raízes culturais e sociais do Brasil por meio de uma trama que ocorre em uma cidade fictícia do Nordeste. 

Também com direção de Kleber Mendonça Filho, a história retrata um ataque internacional feito à Bacurau. O confronto atinge proporções gigantescas. 

Onde assistir: Telecine Play.

2 - Cidade De Deus

Cena de Cidade de Deus

O trabalho que alavancou a carreira de Fernando Meirelles. Quase 20 anos após o seu lançamento, continua um dos filmes mais importantes do Brasil.

A trama percorre a vida na comunidade do Rio de Janeiro que dá título ao projeto por vários anos. A história é inspirada em fatos reais e contou com atores da própria Cidade de Deus. 

Onde assistir: Amazon Prime Video.

1 - Central Do Brasil

Cena de Central do Brasil

Um dos grandes representantes do Brasil na cerimônia do Oscar. O filme tem uma história emocionante e a atuação inspirada de Fernanda Montenegro.

Dirigido por Walter Salles, o longa  narra a viagem emocionante e imprevista de Dora (Montenegro) e Josué (Vinícius de Oliveira) em busca do pai do garoto.

Onde assistir: Telecine Play.

 

Neste Top 6 você leu sobre: Tropa De Elite, Aquarius, Que Horas Ela Volta?, Bacurau, Cidade De Deus, Central Do Brasil.

Veja também: 

Cinema nacional independente: Novíssimo Cinema Brasileiro

Franquias do cinema nacional

História do cinema nacional pelas décadas, movimentos e gêneros


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus