Veja os filmes que abordam a quarentena e o confinamento

Muitos longas discutem as várias vertentes do isolamento social

25/03/2020 18h20

Por Alexandre Dias

A quarentena que pessoas do mundo inteiro estão praticando nesse momento por conta da pandemia de coronavírus é um grande desafio. A reclusão e o confinamento são questões complexas, por isso o cinema pode ser um aliado nessa empreitada. 

Muitos longas já retrataram situações desse tipo, tanto com histórias mais próximas do contexto atual como totalmente opostas, porém todas com relação e o desenvolvimento desse quesito. Confira algumas delas:

1 - O Quarto Do Pânico

Cena de Quarto do Pânico


O longa mostra as personagens de Kristen Stewart e Jodie Foster em reclusão no local do título por conta de uma invasão domiciliar, que é praticamente um bunker caseiro. A interação entre mãe e filha contra o perigo externo gera muitas reflexões sobre o confinamento familiar. 

Onde ver: Globoplay

2 - Contágio

Cena de Contágio


O filme do momento, Contágio traz a comparação mais realista com a pandemia atual, portanto reflete sobre as medidas de prevenção necessárias a um vírus que está "lá fora". 

Onde ver: HBO GO

3 - O Quarto De Jack

Cena de O Quarto de Jack


Outra situação de confinamento familiar, o cativeiro de uma mãe um filho narrados na trama é essencial para o sentimento que será causado no espectador quando a liberdade dos personagens surgir. 

Onder ver: Google Play

4 - Oldboy: Dias De Vingança

Cena de Oldboy (remake)


O ponto de partida da história é justamente o cativeiro do protagonista por muitos anos. Logo, a vingança do personagem é um pano de fundo para debater a humanidade dele perante o caso. O filme original sul-coreano (Oldboy) também vale ser assistido. 

Onde ver: Looke 

5 - Shrek

Cena de Shrek


Como Shrek pode estar na mesma lista de Contágio e O Quarto De Jack? Por mais estranho que possa parecer, um dos principais aspectos da franquia do ogro é como a Princesa Fiona (Cameron Diaz) foi mantida trancada em uma torre. As suas decisões, especialmente no primeiro longa da saga, são tomadas sempre com base nisso e, assim, o seu desenvolvimento acontece. 

Onde ver: Amazon Prime Video

6 - Jogos Mortais

Cena de Jogos Mortais


Mais do que um terror gore, o primeiro Jogos Mortais nada mais é do que dois humanos conversando em uma sala fechada. Portanto, cada ação e reação deles são importantes e cutucam moralmente o espectador. 

Onde ver: Google Play

7 - Assassinato No Expresso Oriente

Cena de Assassinato no Expresso Oriente


Um crime, a lei e suspeitos em um trem. São muitos personagens que não têm históricos juntos, portanto as decisões deles dentro de uma situação radical movimentam cada consequência depois de realizadas. 

Onder ver: Telecine Play

8 - Parasita

Cena de Parasita


O vencedor de Melhor Filme do Oscar 2020, Parasita faz várias reflexões em um ambiente fechado caseiro, que com o passar da trama fica ainda mais recluso. 

Onde ver: NOW

9 - O Show De Truman - O Show Da Vida

Cena de O Show de Truman


Um grande confinamento experimental. Apesar de metafórico e uma crítica à televisão, o filme com Jim Carrey é bem existencialista de um jeito cotidiano ao indagar o público sobre qual é a rotina de cada um. 

Onde ver: NOW

10 - Rua Cloverfield, 10

Cena de Rua Cloverfield, 10


Um número reduzido de pessoas em uma casa para se proteger de ameaças externas. Ainda que essas sejam seres inumanos assassinos, o foco do longa é a relação de quem está no domicílio. 

Onde ver: NOW

Veja também: 

Coronavírus: Comparamos pandemias da ficção com a realidade

Confira filmes para se distrair em família

Filmes de superação para ver a vida de forma mais positiva

Comédias pra deixar qualquer um de bom humor

Pandemias de zumbis são metáforas para questões humanas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus