Velozes e Furiosos: Entenda a cronologia da franquia

Compreenda a relação entre os filmes e a ordem das sequências

08/04/2015 17h45 (Atualizado em 10/04/2017 18h29)

Por Iara Vasconcelos

Velozes E Furiosos 8 chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13) e promete registrar bons números de bilheteria, o que já é comum para os filmes da franquia ao serem lançados por aqui. Há quem atribua o sucesso à fórmula quase irretocável que a série assumiu, afinal manter uma identidade é o ideal para consolidar uma base de fãs. A verdade é que não há como prever como o longa irá se sair nas bilheterias, mas se depender dos fãs ansiosos, o resultado será melhor que o esperado.

Quem já acompanha a série deve perceber que a ordem (numeral) não corresponde à ordem cronológica das tramas. As coisas começaram a ficar confusas a partir do terceiro longa, Velozes E Furiosos: Desafio Em TóquioVelozes e Furiosos 7, lançado em 2015, surgiu para "amarrar" e dar sentindo à história de Vin Diesel e sua equipe de corredores, padrão que deve se repetir no oitavo filme. Por mais que a cronologia não seja um bicho de sete cabeças, não custa nada deixar as coisas claras. Por isso, te ajudamos a entender melhor toda a história:

Velozes E Furiosos (2001)

No debut da franquia somos apresentados ao policial Brian O'Conner (Paul Walker), um novato que resolve adentrar o mundo dos "rachas" e dos carros tunados de Los Angeles. Sua missão é encontrar um dos maiores ladrões de carga da cidade, mas em meio ao clima de adrenalina das corridas ilegais, acaba se tornando um membro desse time, além de se apaixonar pela bela Mia (Jordana Brewster), irmã do respeitado corredor Dominic Torreto (Diesel). A partir daí, Brian percebe que já não pode se desligar do novo universo e deixa a corporação para se mudar para Miami.

+ Velozes + Furiosos (2003)

No segundo filme da série, Brian O'Conner (walker), já desligado da polícia de Los Angeles, se passa por motorista para entregar pacotes ilegais com dinheiro para o chefão do tráfico Carter Verone e se infiltrar no crime organizado local. Na arriscada missão, ele conta com a ajuda do amigo de longa data Roman Pearce (tyrese) e da agente Monica Fuentes (Eva Mendes). Esse é o unico filme da série que Vin Diesel não aparece.

Velozes E Furiosos: Desafio Em Tóquio (2006)

Sean Boswell (Lucas Black) é um jovem problemático que vive com a mãe divorciada. Por conta de suas armações, precisa constantemente mudar de cidade. Após brigar com um influente jovem de Arizona, o desafia para uma corrida, mas os dois levados para a delegacia local. Preocupada com a possiblidade do filho ser levado para o reformatório, a mãe de Sean o manda para junto de seu pai, em Tóquio. Mas o garoto viciado em confusões logo se envolve com o universo dos "rachas" do país, aprendendo técnicas de Drifiting. Não demora muito para que ele amizade com Han Lue. O terceiro filme da série, a principio, parece estar "deslocado" dos outros, mas é exatamente nele que a cronologia começa a ganhar diferentes contornos.

[Spoiler] O personagem Hun, interpretado por Sung Kang, é de extrema importância nos filmes seguintes da série. Próximo ao final de Desafio em Tóquio, ele morre em uma explosão após ser atingido por um carro. Nesse momento, podemos observar um cameo de Vin Diesel como Dominic Torreto, na cena ele revela ser amigo de longa data do corredor asiático. É nesse terceiro filme que a franquia começa a ganhar diferente cronologia.

Velozes E Furiosos 4 (2009)

Ambientado na República Dominicana, o quarto filme mostra que Torreto (Diesel) e sua namorada Letty (Michelle Rodriguez) continuam no mundo do crime, porém sua "gangue" já está sendo investigada pelo FBI, o que obriga o corredor a fugir. Mas Dom não esperava o assassinato repentino de sua parceira.

A trama também traz Brian de volta ao mundo policial, dessa vez trabalhando como detetive. Junto com Torreto, ele tentará derrubar o chefão do tráfico mexicano Braga. [Spoiler] O final do filme traz o personagem de Vin Diesel sendo sentenciado a 25 anos de prisão. No momento em que entra no ônibus para ser levado à penitenciária, O'Conner e Mia Torreto aparecem para resgata-lo, a cena é a mesma que abre o quinto longa da série.

Velozes E Furiosos 5 - Operação Rio (2011)

Como já citado, a sequência da aventura asiática se inicia com o resgate de Dom por Brian e Mia. Desde que ajudou o corredor a fugir, a dupla precisa pular de galho em galho para escapar das autoridades. Em uma dessas viagens, o time veio parar no Rio de Janeiro. Já na Cidade Maravilhosa, eles recrutam pessoas para seu time de elite de pilotos de corrida. Mas como se não bastasse a perseguição das autoridades, mais especificamente do agente federal Luke Hobbs (Dwayne Johnson), eles precisam enfrentar um poderoso traficante brasileiro.

A trama traz uma cena extra em que o agente descobre a presença de Letty, namorada falecida de Dom, na fotografia de um ataque a um comboio militar em Berlim. Dando uma prévia sobre a sequência de 2013.

Velozes E Furiosos 6 (2013)

Os acontecimentos do sexto filme da franquia deixam claro que a aparição de Letty não é nenhuma espécie de fenômeno sobrenatural. A moça está viva e mais: Letty é aliada número um da organização de pilotos mercenários, liderada por Owen Shaw (Luke Evans), que Hobbs tenta a todo custo capturar.

Baseado na máxima "Se não pode vencê-los, junte-se a eles", o agente da DSS pede ajuda a Brian, Dom e toda a equipe para capturar os membros da perigosa organização e, em troca, limpará a ficha de todos para que possam dar continuidade às suas vidas. A partir daí, os Velozes partem para Londres prontos para cumprir a nova missão.
É também nesse capítulo que Mia dá a luz a jack, seu primeiro filho com Brian.

A grande peça chave para entender a cronologia está na aparição de Han. Em certo momento vemos o personagem voltando para Tóquio – cena que também marca presença no quinto filme - e a reprise do acidente fatal que sofreu. O que podemos concluir com isso? Toda a trama de Velozes e Furiosos, desde os filmes 4,5 e 6, é um Flashback do que ocorre em Desafio em Tóquio. A aventura asiática se passa depois de Velozes e Furiosos 6 e antes de Velozes e Furiosos 7. Mas o que explicaria o misterioso acidente? Simples, Han foi a primeira vítima da vingança de Deckard Shaw (Jason Statham) após ter ajudado equipe de corredores a derrotar e ferir seu irmão Owen, fato que ainda desconhecíamos no terceiro longa.

[spoiler] Quem assistiu aos outros filmes da franquia, provavelmente vai reconhecer a cena em que Jason Statham, pilotando uma Mercedes, provoca o acidente que mata Han. No final do longa, ele faz uma ligação para Dom e diz "You don't know me yet, but you will", já fazendo alusão ao que aconteceu (no que deveria ser) a sequência de Tóquio.

Velozes E Furiosos 7 (2015)

O sétimo filme da série surgiu para "amarrar" toda a trama. Depois de Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe ajudarem a derrotar Owen Shaw em Velozes e Furiosos 6, Deckard Shaw (Jason Stathan) foi em busca de vingança pelo seu irmão. De volta aos Estados Unidos, a equipe ligou os motores para impedir que o novo vilão colocasse seu plano de ódio em prática, afinal, a vida de todos estava ameaçada. Esse filme marca a aposentadoria de Brian, vivido por Paul Walker, morto em 2013.

Velozes E Furiosos 8 (2017)

O filme surge como uma continuação do sétimo. Nele, Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) se aposentaram e o resto da equipe foi exonerada. Enquanto isso, Dom (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) estão em lua de mel e levam uma vida pacata em Cuba, muito diferente da adrenalina das corridas e das ruas. Entretanto, o surgimento de uma misteriosa mulher (Charlize Theron) faz Dom a retornar aos velhos tempos no mundo do crime e da velocidade. Com isso, o seu antigo grupo acaba sendo obrigado a tentar pará-lo.

Cronologia Correta de Velozes e Furiosos:

Velozes e Furiosos (2001)
+ Velozes + Furiosos (2003)
Velozes e Furiosos 4 (2009)
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Velozes e Furiosos 6 (2013)
Velozes Furiosos: Desafio em tokyo (2006)
Velozes e Furiosos 7 (2015)
Velozes e Furiosos 8 (2017) 

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus