Veneza 2015: Brasileiro Boi Neon é premiado e Desde Allá vence Leão de Ouro

Confira a lista completa de vencedores

14/09/2015 11h09

Por Daniel Reininger

O novo longa do brasileiro Gabriel Mascaro conquistou o Prêmio Especial do Júri do 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que foi realizado entre 2 a 12 de setembro. Entretanto, Desde Allá, filme venezuelano do estreante em longas Lorenzo Vigas, foi o grande vencedor do evento.

Boi Neon é a segunda obra de ficção de Mascaro, que fez um um filme com elementos também de documentário. Agora, o longa participa do TIFF – Festival Internacional de Cinema de Toronto (10 a 20 de setembro).

A trama segue a vida diária de um grupo de pessoas que vivem ao redor das vaquejadas, tipo de rodeio no qual dois vaqueiros a cavalo precisam emparelhar o boi entre si e conduzi-lo ao objetivo, onde o animal deve ser derrubado. O protagonista é Iremar (Juliano Cazarré) e seu sonho é se transformar em estilista de moda.

Já o vencedor o principal prêmio da noite conta a história de Armando (Alfredo Castro), dono de um laboratório de próteses dentárias que costuma se aproximar de jovens rapazes em pontos de ônibus e oferecer dinheiro em troca companhia. Um dia, ele traz para sua casa Elder (Luis Silva), jovem de 18 anos chefe de uma gangue. Logo, a vida dos dois começa a mudar.

Além disso, o francês Fabrice Luchini (As Mulheres Do 6° Andar) ganhou o prëmio de melhor ator por L'Hermine e a italiana Valeria Golino (Rain Man e Top Gang - Ases Muito Loucos) foi escolhida como melhor atriz, por Per Amor Vostro.

O argentino Pablo Trapero (Elefante Branco) ficou com o prêmio de melhor diretor por The Clan.

Confira a lista completa de vencedores:

Melhor filme

Desde allá (Venezuela), de Lorezno Vigas

Melhor diretor

Pablo Trapero (Argentina), por The Clan

Grande prêmio do júri

Anomalisa (EUA), de Charlie Kaufman e Duke Johnson

Prêmio especial do júri

Boi Neon (Brasil), de Gabriel Mascaro

Melhor ator

Fabrice Luchini, por L'Hermine

Melhor atriz

Valeria Golino, por Per Amor Vostro

Melhor roteiro

Christian Vincent, por L'Hermine

Prêmio Marcello Mastrioannni de ator/atriz estreante

Abraham Attah, por Beasts of no Nation

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus