Vingadores: Conheça Thanos, vilão que levará Marvel à Guerra Infinita

Josh Brolin vive o personagem no cinema

29/04/2015 13h14 (Atualizado em 17/04/2018 12h40)

Por Daniel Reininger

Quem assistiu aos filmes da Marvel já está ciente da presença de Thanos. O vilão apareceu pela primeira vez na cena dos créditos de Os Vingadores - The Avengers, voltou a dar as caras em Guardiões Da Galáxia e em Era De Ultron. Essas aparições preparam o terreno para Guerra Infinita, que terá foco no personagem. Mas quem exatamente é Thanos? O Cineclick explica.

+ Leia a crítica de Era de Ultron

Thanos é um daqueles personagens absurdamente poderosos e sedentos por conquistar ainda mais poder. No cinema, podemos sentir sua influência a partir do primeiro filme dos Vingadores, quando o asgardiano Loki (Tom Hiddleston) se alia a uma entidade cósmica (mantida em segredo), representada por um lacaio. É Thanos que secretamente entrega a Loki o cetro que o permite controlar o exército dos Chitauri para invadir a Terra, o que resultou na batalha de Nova York (final do primeiro Vingadores).

Quadrinhos

Criado por Jim Starlin para a Marvel Comics, Thanos teve a primeira aparição em Iron Man#55, de fevereiro de 1973. Filho de Mentor, líder de Titã, reino pacífico e altamente tecnológico, Thanos queria o poder e logo se voltou contra seu pai. Eventualmente, consegue conquistar o trono e, em seguida, volta sua atenção à Via Láctea, com o intuito de se apoderar do Tesseract.

O vilão é obcecado pela "Senhora Morte" e, para provar seu amor, ele pretende destruir todo o Universo. Só que, para isso, precisa da Manopla do Infinito e das Joias do Infinito – objetos de desejo do vilão também no cinema, que guardam poderes essenciais ao Universo: Espaço, Tempo, Mente, Poder, Espírito e Realidade. Quatro dessas pedras já foram reveladas nos filmes.

Thanos

No processo, Thanos se torna um dos senhores da guerra mais poderosos e temidos do universo. Ele governa diversas regiões do espaço e possui controle sobre o exército dos Chitauri, civilização de extraterrestres capazes de imitar outros seres e, cujo objetivo, é eliminar a desordem e o livre arbítrio do universo.

Sádico e cruel, o vilão costuma recrutar crianças e treiná-las pra que se tornem assassinos, como fez com Gamorra (Zoe Saldana) e Nébula (Karen Gillan), que aparecem em Guardiões Da Galáxia. O personagem é intimidante e até mesmo outros vilões evitam contrariá-lo.

Joias do Infinito

Encontrar as Joias do Infinito se tornou o motivo da existência de Thanos. Após descobrir a localização das primeiras pedras, ele desejava usar o Tesseract para encontrar as restantes.

Nos filmes, o Éter, que aparece em Thor: O Mundo Sombrio, provavelmente é a "joia da realidade", o Tesseract, que aparece em Capitão América: O Primeiro Vingador e em Os Vingadores - The Avengers, é a "gema do espaço". A joia azul do cetro de Loki é a "da mente". O filme Guardiões Da Galáxia apresenta Orbe, joia do Poder. A pedra do tempo aparece em Doutor Estranho.

Joias do Infinito, do universo de Vingadores

Uma vez conquistadas todas as seis joias, Thanos poderá completar a Manopla do Infinito (a que aparece no cofre asgardiano em Thor e em Era De Ultron é falsa, revela a vilã Hela em Thor: Ragnarok) e seguir com seu plano.

Detalhe: ainda não é possível afirmar se o objetivo final e as motivações do vilão no cinema serão as mesmas dos quadrinhos.

Poderes e habilidades

Thanos é um dos seres vivos mais excepcionais do Universo Marvel e é capaz de enfrentar até mesmo as entidades onipotentes dos quadrinhos, como Galactus (personagem cujos direitos atualmente são da Fox).

Poderes de Thanos:

Intelecto: Nenhuma das habilidades de Thanos se compara a maior de suas armas: sua mente inigualável.

Energia cósmica: Thanos é capaz de criar e projetar campos de força extremamente resistentes, não só ao redor dele mesmo como de inimigos.

Poderes mentais: o personagem possui alguns poderes telepáticos, como telecinese e telepatia.

Superforça: Poderoso fisicamente, Thanos ainda passou simplesmente 80 anos aprimorando suas habilidades de combate nas regiões mais perigosas do universo – ser superforte não basta.

Resistência: essa é provavelmente a principal característica de Thanos. Em combates físicos, nunca sofreu nada além de ferimentos superficiais, mesmo contra criaturas mais poderosas do universo Marvel dos quadrinhos.

Thanos

Cinema

Josh Brolin (Onde Os Fracos Não Têm Vez) foi confirmado como o vilão durante a San Diego Comic-Con de 2014 e o ator já viveu o personagem em Guardiões Da Galáxia. Sobre o futuro, comentou: "No final é Thanos contra todos". E é isso que os fãs querem ver.

O personagem será vital na Fase 3 do estúdio, que provavelmente termina com Vingadores: Guerra Infinita, filme que dá continuidade à saga dos Vingadores nas telonas e mostra, exatamente, a trama sobre as Joias do Infinito. Embora não existam detalhes sobre como a adaptação contará a história no cinema, a premissa não deve fugir muito do que vimos nas HQs, além de fechar anos de planejamento da Marvel Studios.

Guerra Infinita encerra o ciclo de 10 anos da Marvel e deve mudar tudo no universo. Para dar conta de enfrentar o Titã, teremos personagens poderosos como Capitã Marvel e Doutor Estranho, com a ajuda deles, devem melhorar as chances de vitória dos heróis contra esse ser de tamanho poder.

+ Conheça a Capitã Marvel

O lançamento de Vingadores: Guerra Infinita acontece em 26 de abril de 2018. 

Veja o trailer:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus