Saiba tudo sobre Viúva Negra, a espiã dos Vingadores

Conheça a história e origem de Natasha Romanoff

24/03/2020 17h30

Por Daniel Reininger

Viúva Negra, longa solo da heroína vivida por Scarlett Johansson, traz algumas revelações sobre o passado da personagem no Universo Cinematográfico da Marvel. O filme terá direção de Cate Shortland e mostra como a ex-agente da KGB troca de lado e as consequências que sofreu por isso. Descubra um pouco mais sobre a Viúva Negra, antes da estreia do filme:

História do filme

Em Viúva Negra, thriller de espionagem da Marvel Studios, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) confronta as partes sombrias de sua profissão quando surge uma perigosa conspiração conectada com o seu passado. Perseguida por uma força implacável que quer derrubá-la, Natasha deve lidar com sua história como espiã e as relações quebradas que deixou quando se tornou uma Vingadora.

A trama vai mostrar como logo após seu nascimento Natasha é dada à KGB, que a prepara para se tornar sua agente definitiva. Ele é uma de suas principais espiãs, mas quando a URSS acaba, o governo tenta matá-la.

O filme deve mostrar muitos detalhes do passado da personagem, que nos quadrinhos tem uma origem parecida.

Origem da Viúva Negra

Criada por Stan Lee (edição), Don Rico (roteiro) e Don Heck (desenhos), a personagem apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense #52 (abril de 1964). A personagem foi introduzida como uma espiã russa, antagonista do Homem de Ferro. Mais tarde, ela fugiu para os Estados Unidos, tornando-se uma agente da S.H.I.E.L.D. e membro dos Vingadores.

Existem várias versões da história de Romanoff nos quadrinhos. Um relato diz que o Partido Nazista colocou fogo no edifício onde Natasha vivia em Stalingrado e sua mãe a atirou pela janela para um soldado Russo antes de morrer. O soldado cuidou dela por toda a sua vida como seu pai adotivo. Enquanto Natasha crescia, provou ser uma incrível atleta e estudiosa, além de ganhar notoriedade como bailarina. Eventualmente, se torna espiã por suas capacidades notáveis.

A Sala Vermelha

Outro versão mostra Natasha criada desde sua infância pelo Programa Operação Viúva Negra da URSS. Ivan Petrovitch a leva para o Departamento X, junto com outras 28 jovens órfãs, onde foram treinadas em combate e espionagem na instalação secreta conhecida como "Sala Vermelha".

Lá ela foi tecnologicamente melhorada, adquirindo diversas habilidades, estedendo sua vida, etc. Ela nunca foi realmente treinada em balé no Teatro Bolshoi, tendo em vez disso memórias artificiais inseridas por lavagem cerebral.

Confontos com Homem de Ferro

Viúva Negra nem sempre foi heroína. Inicialmente, ela foi designada para assassinar o Professor Anton Vanko, que desertou do seu país e passou a trabalhar nas Indústrias Stark. Natasha chegou a se infiltrar na empresa, mas Tony Stark, o Homem de Ferro, frustou seus planos. Mais tarde, Natasha conheceu Clint Barton, o Gavião Arqueiro e os dois resolveram atacar diretamente o herói armadurado. Infelizmente, a associação do Gavião Arqueiro com a espiã russa fez com que ele fosse visto como criminoso.

Viúva Negra e o Gavião também enfrentaram o super-herói Homem-Aranha. Eles mais tarde retornaram o seu foco a Tony Stark, enfrentando o Homem de Ferro outras vezes, sem sucesso. Em uma das tentativas, quando a dupla quase conseguiu vencer, Viúva Negra ficou ferida e Clint desistiu de tudo para poder levá-la a um lugar seguro e salvar sua vida. Durante sua recuperação, ela pensava em desertar da União Soviética. 

Natasha nos Vingadores

Nas HQs, após ser salva pelo Gavião Arqueiro, Natasha começa a se apaixonar por Clint. Quando a KGB percebe isso, decide acabar com a relação dos dois, por isso a sequestram. Clint decide então mudar de lado e se une aos Vingadores.

Submetida à lavagem cerebral, Viúva Negra logo estava pronta para lutar pelo seu país mais uma vez, sem pensar em seu amigo. Enviada em uma nova missão para destruir os Vingadores, ela é derrotada mais uma vez. Os Vingadores então, com a a ajuda de Gavião Arqueiro, revertem a lavagem cerebral e ela se une ao grupo comandado por Tony Stark.

Nos filmes, ela já é uma agente da S.H.I.E.L.D. em Homem De Ferro 2, quando foi apresentada no Universo Cinematográfico da Marvel. E naturalmente, se uniu aos Vingadores quando Loki invade a Terra em Os Vingadores - The Avengers, de 2012.

Conheça os personagens

Viúva Negra

Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, é uma ex-agente da KGB que se uniu aos Vingadores. Treinada pelo Programa Viúva Negra da Sala Vermelha, a personagem esconde muitos mistérios em seu passado. Romanoff foi recrutada por Clint Barton (Jeremy Renner) e, tendo amplo domínio das artes marciais, Viúva Negra se tornou uma das agentes mais eficientes da S.H.I.E.L.D. Scarlett Johansson retorna como a personagem e o longa deve apresentar as motivações da heroína que a levaram ao desfecho em Vingadores - Ultimato.  

Poderes e habilidades:

Agilidade Sobre-Humana
Reflexos Super-Humanos
Resistência Mental
Longevidade
Mestre em Artes Marciais
Habilidosa Acrobata
Mestre em armas de fogo
Multilíngue
Superdotada
Especialista em Táticas
Hacker Talentosa
Mestre em Sedução
Perita em Espionagem

Cena de Viúva Negra

Yelena Belova

Yelena Belova é uma espiã e assassina que foi treinada na Sala Vermelha, mesma instituição que treinou Natasha Romanoff. Originalmente, era foi apresentada como inimiga de Natasha e enviada para matá-la, porém as duas acabaram se tornando aliadas. Ela foi a segunda a usar o nome Viúva Negra na Era Moderna. No longa ela será interpretada pela atriz Florence Pugh e, como já mostrado nos trailers, será como uma irmã para a heroína. 

Cena de Viúva Negra

Melina Vostokoff | Dama de Ferro

Assim como Natasha e Yelena, Melina também é uma espiã russa que participou do programa Viúva Negra da Sala Vermelha. Conhecida como Dama de Ferro, era originalmente uma agente do governo russo forçada a viver na sombra de Viúva Negra. Isso a levou a desenvolver um profundo ódio e abandonar o cargo, tornando-se uma assassina e mercenária de aluguel. No filme veremos a personagem de Rachel Weisz criar um laço com Natasha, tornando-se aliada da heroína. Ou não!

Cena de Viúva Negra

Alexi Shostakov | Guardião Vermelho

Nas HQs, Alexi é um dos pilotos de teste mais aclamados da União Soviética. Ele era casado com a bailarina Natalia Romanova, mais tarde conhecida como Natasha Romanoff/Viúva Negra. Depois de desaparecer em uma missão, foi informado dos novos planos do estado para ele (o cargo de Guardião Vermelho) e não pôde mais entrar em contato com a esposa. Acreditando estar viúva, Natasha foi recrutada para o programa Viúva Negra pela KGB. No filme, o personagem será vivido por David Harbour.

Cena de Viúva Negra

Tony Masters |Treinador

Tony Masters nasceu com a capacidade de duplicar os movimentos de outras pessoas através de uma breve observação, o que o ajuda a lutar de igual para igual com seus adversários. Ele se juntou à S.H.I.E.L.D. e se tornou um agente, mas durante uma missão encontrou um cientista idoso que lhe deu um experimento nazista do serum de Super-soldado. Isso melhorou suas habilidades, mas o fez perder a memória, esquecendo de sua esposa Mercedes Masters e sua história com a S.H.I.E.L.D. Mercedes criou uma configuração elaborada para ajudar a controlar e guiar Tony em sua nova aparência de Treinador. Não foi confirmado qual ator assumirá o papel do vilão, o que pode significar que alguém trairá Natasha Romanoff.

Cena de Viúva Negra

 

QUANDO CHEGA

Viúva Negra foi concebido como o primeiro longa da Fase 4 da Marvel Studios. O projeto compõe a lista de lançamentos do estúdio em 2020 junto com Os Eternos. O longa foi adiado e agora chega em 6 de novembro. Veja o trailer:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus