X-Men: Conheça mais sobre o vilão Apocalipse

Personagem vai estar presente no novo filme dos mutantes

19/01/2016 16h29

Para os fãs de X-Men, o ano de 2016 é especial devido ao lançamento de Apocalipse, novo filme da franquia, previsto para estrear em 26 de maio. Sequência do sucesso Dias De Um Futuro Esquecido, o novo longa vai introduzir um dos vilões mais famosos dos mutantes: Apocalipse.

Quem é fã dos quadrinhos sabe bem quem é o personagem, mas se você não sabe quem é ele, fique tranquilo, pois preparamos um especial sobre o vilão que será interpretado no cinema por Oscar Isaac, que também vive Poe Dameron no filme Star Wars: O Despertar Da Força. Confira abaixo:

Origem

En Sabar Nur se considera o mutante mais antigo que existe. Nasceu no Egito há quase cinco mil anos como membro do clã de Akkaba e, desde criança, inspirava medo em seus compatriotas. Mal formado e com marcas incomuns, foi abandonado pela sua tribo para morrer no deserto, mas acabou encontrado por um grupo de nômades, mais conhecidos como os Sandstormers (Povo da Tempestade de Areia).

O curioso é que membros desse grupo também achavam que o novo integrante devia morrer, mas o líder, Baal, reconheceu o poder potencial da criança. Com isso, ele o batizou de En Sabah Nur (aparição da luz, em árabe) e o elevou ao status de um de seus filhos.

Apocalipse

Com seu novo nome, o jovem cresceu ultrapassando cada membro da tribo em inteligência e força, fazendo com que todos, exceto Baal, o odiassem e temessem.

À medida que envelhecia, Nur também viu sua tribo ser atacada pelas forças do faraó Rama-Tut. Por isso, tornou-se vingativo e se disfarçou como um escravo, a fim de chegar perto o suficiente do faraó para matá-lo. No entanto, quando ele ganhou a chance de atacar o seu inimigo, viu-se derrotado devido ao armamento futurista, o que revelou Rama-Tut como alter-ego do viajante do tempo Kang, o Conquistador.

Kang soube que Apocalipse havia nascido no Egito antigo. Consequentemente, Rama-Tut regressou para encontrá-lo como uma criança para se tornar o mestre do ser mais poderoso do planeta (Apocalipse).

Após sobreviver ao assalto, Apocalipse tentou fugir junto com uma mulher que tinha se apaixonado, mas ela o rejeitou por medo de sua aparência. O fato é que essa foi a última gota para ele entrar em um acesso de raiva, o que desencadeou suas habilidades de mutante.

+ Veja quais mutantes estarão em X-Men: Apocalipse

Outro momento importante da vida do vilão é quando ele está viajando pela Mongólia e encontra uma nave espacial abandonada pelos Celestiais, a raça mais antiga e poderosa da Marvel. A partir daí, suas viagens foram em busca da chave que desvenda os segredos por trás da tecnologia alienígena encontrada no veículo. Ele a encontrou na pessoa de Nathan Summers. Os dois lutaram e, embora Apocalipse tenha quase morrido, ele foi salvo por Ozymandias.

A verdade é que o sangue do vilão foi infectado com o vírus de Summers durante a batalha e a infecção permitiu Apocalipse se transformar em um ser ainda mais poderoso e adquirir um visual mais cibernético.

O personagem também chegou a ficar um período adormecido, mas ao longo do tempo acordou durante as Cruzadas e também no Século 19.

Poderes

Como todo grande vilão, Apocalipse possui uma ampla gama de poderes e ainda é auxiliado por uma avançada tecnologia alienígena. A totalidade de sua força varia de acordo com as histórias criadas. De qualquer forma, é fato que ele pode alterar a estrutura atômica de seu corpo para mudar sua forma e ficar mais elástico ou aumentar de tamanho.

X-MEN – APOCALIPSE: IMAGEM REÚNE VÁRIOS MUTANTES E DEADPOOL

Além disso, mostrou habilidades em rajadas energéticas, invulnerabilidade, imortalidade, velocidades incalculáveis, campos de força e capacidade de se tele transportar. Apocalipse é um dos seres mais inteligentes do universo e, por isso, fez com que uma estranha tecnologia virasse a fonte de seu poder, sendo assim, capaz de controlar os cinco elementos da natureza (ar, agua, fogo, terra e raio).

Também consegue dominar as evoluções dos seguintes elementos: fogo/lava, terra/rocha, raio/ferro, ar/furacões, água/gelo. Esses poderes foram mostrados na edição americana dos X-men n° 251.

HQ A Era do Apocalipse

Evento de grande importância para a cronologia das histórias em quadrinhos da Marvel, afinal de contas, influenciou vários títulos relacionados aos X-Men.

Na trama, o filho de Charles Xavier volta ao passado para assassinar Magneto. No entanto, ele acaba matando o próprio pai por acidente. Com isso, é criada uma realidade alternativa, em que Apocalipse toma o controle do mundo. Magneto toma o legado de Xavier para si e se torna o líder dos X-Men, único grupo capaz de tentar acabar com o domínio absoluto do tirano.

Como se tornou bem popular, a saga fez com que várias publicações fossem alteradas para refletir essa nova realidade. Além disso, é uma das melhores histórias de Apocalipse, pois é nela que entendemos mais sobre a força que o personagem possui.

Os Cavaleiros do Apocalipse

Em certo ponto de sua vida, o vilão passou a criar seus seguidores, que ficaram conhecidos como Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. São eles: Guerra, Fome, Peste e Morte. Para quem não sabe, diversos personagens da Marvel já foram convertidos e passaram a seguir En Sabar Nur.

Apocalipse

Por exemplo, Wolverine recebeu uma lavagem cerebral e foi transformado em Morte por um tempo. Até Hulk fez parte do grupo, sendo Guerra por um período. No entanto, o cavaleiro mais notável foi Warren Worthington III, também conhecido como Anjo, que se transformou em Morte e nunca superou o trauma.

Uma das curiosidades do filme X-men: Dias De Um Futuro Esquecido, de 2012, é que na cena pós-credito é possível ver a silhueta de quatro pessoas no deserto, o que indica a inclusão dos Cavaleiros no novo longa, que também será dirigido por Bryan Singer.

Diferenças com Apocalipse da DC

Apesar de ter o mesmo nome, o Apocalipse dos X-Men é bem diferente do personagem da DC Comics, que é fruto de experiências feitas por um cientista alienígena em Krypton. Aliás, vem daí o seu ódio pelo Superman, afinal, a terra natal do Homem de Aço foi o local de suas inúmeras mortes e nascimentos.

Apocalipse

A criação da DC ficou conhecido internacionalmente por ter sido o responsável pela morte do Homem de Aço na HQ A Morte de Superman. O personagem é uma das atrações de um dos trailers de Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, longa que estreia em 24 de março.

Sem contar que o visual do oponente de Clark Kent, em relação ao personagem da Marvel, lembra mais um monstro, enquanto o vilão dos X-Men tem diversos poderes grandiosos e um visual mais futurista. Além disso, o personagem da DC tem uma força física ilimitada, podendo levantar objetos com milhões de toneladas. Não confunda os dois!

Cinema

Encarnado por Oscar Isaac, o vilão da Marvel é uma das principais atrações do próximo longa dos mutantes, afinal de contas, essa será a primeira vez que o veremos na telona.

A verdade é que as primeiras imagens do longa revelou um visual controverso do personagem, que gerou milhares e milhares de criticas nas redes sociais. Alguns até compararam o personagem com Ooze, vilão dos Power Rangers. No entanto, o primeiro trailer parece ter mostrado algo que faz mais jus a importância do personagem.

No vídeo, Isaac parece estar bem aplicado na interpretação, já que vemos o vilão num tom sombrio e intrigante, deixando-o mais destemido. Sem dúvida, parece ser o grande oponente que desejamos ver no cinema.

O que também deve ajudar a alavancar o filme é a inclusão das versões mais jovens de personagens clássicos, como Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Tempestade (Alexandra Shipp), além do retorno do elenco principal, formado por James McAvoy (Xavier), Michael Fassbender (Magneto), Jennifer Lawrence (Mística) e Nichollas Hoult (Fera).

Confira abaixo o trailer:

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus