Notícias

As últimas novidades sobre o mundo do cinema e entretenimento. Destaques do cinema nacional e internacional.

Especial X-Men: Entenda a cronologia e erros de continuidade dos filmes

Série dos mutantes possui eventos contraditórios, mas é possível seguir uma lógica
16/05/2016 19h22 (Atualizado em 20/02/2017 13h13)
por Daniel Reininger
X-Men: Apocalipse

A cronologia de X-Men no cinema pode ser bastante complicada de acompanhar. Para piorar, está cheia de contradições, problema causado pela falta de preocupação em criar um universo coeso para os mutantes. Dias De Um Futuro Esquecido tentou corrigir boa parte desses problemas, criando uma nova linha do tempo, o que é ótimo, mas significa também que as coisas estão ainda mais confusas. Por isso vamos tentar simplificar a ordem dos eventos da saga, além de apontar os principais problemas agora que X-Men: Apocalipse já foi lançado.

+ Leia a crítica de Logan

Vamos começar com o mais divertido, os principais erros de continuidade:

Xavier e Magneto

Charles Xavier se torna paraplégico em 1962, durante os eventos do filme X-Men: Primeira Classe, mas no flashback de X-Men 3: O Confronto Final, aparece andando e ao lado de Magneto, com quem cortou relações nos anos 60, entrando na casa de Jean Grey em 1981. Sabemos que eles fizeram as pazes diversas vezes ao longo das décadas, mas não quando deveriam visitar Jean, afinal Magneto estava na Polônia nesse ano, segundo X-men: Apocalipse. Pelo menos a explicação sobre Xavier voltar a andar é simples (e conveniente): ele pode usar uma droga que permite que ele movesse as penas (Como vimos em Dias de um Futuro Esquecido) - embora ele tenha largado esse remédio ainda nos anos 70.

Além disso, o líder dos X-Men é responsável por outras discrepâncias. Na trilogia original, disse que Magneto ajudou a construir Cérebro, mas em Primeira Classe Fera o construiu antes do Professor X chegar. Segundo Xavier, Magneto fez o capacete que protege sua mente de ataques psíquicos, mas em Primeira Classe ele apenas o rouba de Sebastian Shaw (Kevin Bacon). Além disso, eles não se conhecem aos 17 anos como é relatado, e sim quando estão na casa dos 30, como vimos em Primeira Classe.

Xavier e Mística

Se os dois eram praticamente irmãos em Primeira Classe, por que parecem não se conhecer durante toda a trilogia original de X-Men? E por que Charles diz que Ciclope, Jean Grey e Tempestade foram seus primeiros alunos, quando ele ensinou outros mutantes uma década antes, inclusive Mística? Seria tudo mentira? Ou ninguém se importou com "detalhes"? Em X-Men: Apocalipse fica claro que Ciclope sabe que chegou bem depois dos outros alunos.

Emma Frost

A mutante é uma adulta e segunda em comando do Clube do Inferno em Primeira Classe, ambientado em 1962, enquanto aparece como criança em X-Men Origens: Wolverine, ambientado, em 1985. Embora não tenha nome no filme, nos créditos a atriz mirim (Tahyna Tozzi) aparece como Emma Frost - o que fica claro pelos poderes. Ele é dada  como morta em Dias de Um Futuro Esquecido. A moça, versão adulta (January Jones), é a de branco na imagem abaixo:

X-Men Primeira Classe

Fera

Em 1960, Fera, ou melhor, Hank McCoy, é um cara de aparência normal, que se transforma em uma criatura bestial azul. Em X-Men 2, ele é totalmente humano novamente e interpretado por Steve Bacic. Então, em X-Men 3, volta a ser azul. O que acontece afinal? Em X-men: Dias De Um Futuro Esquecido e em X-men: Apocalipse a desculpa é que ele usa uma droga para alternar sua aparência. Conveniente, não?

Logan

O personagem foi sequestrado por mística na pele de Stryker no final de X-men: Dias De Um Futuro Esquecido e o que vemos em X-men: Apocalipse nada tem a ver com o que sabemos dele em X-men, O Filme e X-men Origens: Wolverine. O mais estranho é a Mística, suposta aliada do personage,, ter deixado Logan ficar nas mãos dos responsáveis pelo Projeto-X. Ao menos, os produtores já falaram que desconsiderariam Origins. E como Dias de um Futuro Esquecido mudou a linha do tempo, dá pra relevar algumas coisas. No próximo filme de Wolverine, Logan, o mundo parece novamente estar desolado e complicado para os mutantes, mas ainda não está claro como as coisas chegaram lá.

Irmãos Summers (Ciclope e Destrutor)

Nos anos 60, Xavier e Magneto recrutam Alex Summers, também conhecido como Destrutor, irmão de Scott Summers. Como Ciclope é uma parte da equipe do Professor Xavier nos anos 2000, isso significa que seu irmão é bem mais velho do que ele, porém Destrutor deveria ser o irmão mais novo de Ciclope, como nos quadrinhos. Para piorar, quando o Professor X utiliza o Cerebro nos anos 60, vê um garoto que obviamente é Ciclope e uma garotinha que parece a Tempestade. O que significa que ambos deveriam ter 50 anos nos eventos de X-Men, O Filme (2000). Considerando que eles aparecem com aproximadamente 17 anos em 1983 durante a trama de X-Men: Apocalipse, quem era o menino e a menina que aparece em 60? Sem falar que Alex parece curiosamente jovem no filme lançado em 2016.

Dentes de Sabre

Victor Creed não parece conhecer Wolverine quando o encontra na trilogia X-Men, de 2000, embora sejam irmãos e tenham lutado juntos por muito tempo. Não faz sentido. A explicação para Logan não se lembrar do irmão é a bala que levou na cabeça em Wolverine: Origins, que é péssima, mas pelo menos é uma desculpa. Mas e Victor?

Moira MacTaggart

Em 1962, Moira é uma agente da CIA de 32 anos em Primeira Classe. Em X-Men – O Confronto Final, de 2006, é uma cientista escocesa de 38 anos. Pessoas diferentes com o mesmo nome, talvez? Considerando que em X-Men: Apocalipse ela deveria ter aproximadamente 53 anos e tem a mesma aparência que tinha 20 anos antes, talvez ela apenas tenha bons genes e decidiu mudar de trabalho depois dos anos 2000. Vai saber.

Pois é, a coisa é complicada. O próprio diretor Bryan Singer admite alguns erros de continuidade: "Em X-Men 3, Bolivar Trask é Afro-Americano e em X-Men eu escrevi pessoalmente a linha que hoje, é claro, eu lamento: 'Quando tinha 17 anos, conheci um rapaz chamado Erik Lensherr'. Depois, em X-Men:Primeira Classe, mudei isso!". A declaração foi dada ao SciFiNow. Então não tem muito como corrigir esses erros, nem mesmo mudando as ordens das coisas com X-men: Dias De Um Futuro Esquecido. O jeito agora é aceitar as coisas do jeito que estão em X-men: Apocalipse e seguir adiante.

+ Confira nossa galeria com os erros que não foram corrigidos em Dias de um Futuro Esquecido

X-Men: O Confronto Final

Cronologia dos filmes

Essas são apenas algumas discrepâncias, mas apesar delas, existe uma lógica para tudo que aconteça. Veja como seria a cronologia, agora que você já sabe quais erros procurar na franquia. A linha do tempo abaixo inclui todos os filmes, -inclusive os eventos de X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido e alguns de X-Men: Apocalipse, mas sem spoilers, claro:

- 3600 AC:  En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, é traído e enterrado

1832 – Nasce Wolverine – mostrado em X-Men Origens

1845 - Wolverine e seu meio irmão, Victor (Dentes de Sabre), fogem de casa

1861 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Guerra Civil norte-americana

1917 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Primeira Guerra Mundial

1930 - Nasce Magneto

1932 - Nasce Xavier

1934 - Nasce Mística

1944 – Magneto começa a desenvolver poderes num campo de concentração nazista

1944 – Raven (Mística) e Charles Xavier se conhecem

1945 – Wolverine testemunha explosão nuclear em Nagasaki e salva Yashida durante a Segunda Guerra Mundial em Wolverine - Imortal

1959 - Emma Frost se junta ao Clube do Inferno e William Stryker começa a estudar mutantes

1962 – Ano em que se passa X-Men: Primeira Classe -  Xavier e Magneto criam os X-Men e enfrentam Sebastian Shawn

1963 - Presidente dos EUA J.F. Kennedy é assassinado e Magneto é acusado do crime, mas na verdade Magneto tentava protegê-lo

1965 - Xavier abre a escola para mutantes

1967 - Bolivar Trask cria a Trask Industries - empresa que cria as Sentinelas

1969 a 1971 - Wolverine e Dentes de Sabre lutam na Guerra do Vietnã

1973 – Ano em que se passa X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido - Wolverine tem consciência enviada ao passado para tentar mudar o futuro dominado pelas Sentinelas

1973 - Mística tira Wolverine do rio Potomac enquanto está disfarçada de William Stryker - Wolverine se torna a arma X

1975 – Victor Creed (Dentes de Sabre) e Logan (Wolverine) fazem parte da Equipe-X do governo norte-americano 

1981 – Xavier e Magneto conhecem Jean Grey (OBS: a presenaça do mutante Magneto acontece na trilogia original, na nova trilogia, Magneto está na Polônia nesse ano) 

1983 - En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, ressurge - Eventos do filme X-Men: Apocalipse

1983 – Wolverine escapa do projeto Arma-X em que seu esqueleto foi coberto com o raro metal Adamantium

1985 – Dentes de Sabre caça membros da Equipe-X

1986 – Gambit e Wolverine se conhecem

1986 - Nasce Peter Rasputin, conhecido como Colossus

1987 – Wolverine perde a memória em X-Men Origins

2000 – Ano em que se passa X-Men, O Filme. Magneto tenta transformar toda a humanidade em mutantes. Senado americano quer o registro de mutantes

2000 – Começa programa de cura dos mutantes que suprime o Gene-X, responsável pelos poderes mutantes

2004 – Ano em que se passa X-Men 2 – Noturno tenta matar presidente dos Estados Unidos. X-Men são atacados e desvendam segredos do projeto Arma-X. Jean Grey morre

2005 – Ano em que se passa X-Men 3: O Confronto Final - Jean volta como Fênix, Magneto ataca laboratórios que desenvolvem a cura dos mutantes. Cura é impedida – morte de Ciclope e Professor Xavier

2005 Professor Xavier começa a voltar à vida em outro corpo

2013 – Ano em que se passa Wolverine - Imortal – Logan vai ao Japão ainda atormentado por ter matado Jean Grey

2015 – Programa Sentinelas entra em operação – Logan é recrutado por Xavier e Magneto (Esse evento deixa de acontecer após o desenrolar de Dias de um Futuro Esquecido)

2015 - Eventos do filme Deadpool - Colossus vive na mansão X e ajuda Deadpool a resgatar sua amada

2023 – Futuro apocalíptico dominado por Sentinelas - humanos e mutantes à beira da extinção. Kitty Pride manda Logan de volta a 1973 para salvar o mundo em X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido  - (Após Dias de um Futuro esquecidos, em 2023, Os X-Men estão vivos e bem na mansão X, sem sinais do futuro dominado pelas Sentinelas)

2029 - Wolverine envelhecido vive num mundo, aparentemente, desolado em que os X-Men foram destruídos. Mal de saúde, ainda mais dependente do álcool e com poder de regeneração enfraquecido, o personagem cuida de um debilitado Professor Xavier e precisa ajudar uma garota chamada Laura, a mutante X-23 - eventos do filme Logan, lançado em 02 de março de 2017.

2030 - De acordo com um as indústrias Trask, esse é o ano em que o homo sapiens (humanos sem poderes) seria extinto caso os mutantes continuassem se propagando livremente

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Esse é o resumo dos principais eventos dos filmes até aqui. Dias de um Futuro Esquecido tentou corrigir erros, mas também ampliou e mudou o universo mutante do cinema de muitas maneiras, enquanto X-men: Apocalipse amplia esse universo corrigido, introduzindo novos elementos, como o motivo de Xavier ficar careca. Além disso, o filme de 2016 apresenta a oportunidade de duas grandes tramas, veja abaixo:

Cuidado, Spoilers adiante

Uma envolveria o Sr. Sinistro, vilão que adora manipular genes mutantes, e o outro envolveria a Fênix, cuja trama poderia ser adaptada novamente ao cinema, quem sabe eles acertam a mão agora? Vamos esperar para ver o que virá por aí.

Aproveite e veja o que X-men: Dias De Um Futuro Esquecido não corrigiu de problemas de cronologia. E reveja o trailer de X-Men Dias de um Futuro Esquecido e de X-Men Apocalipse



Daniel Reininger

Daniel Reininger

Editor-Chefe

Fã de cultura pop, gamer e crítico de cinema, é o Editor-Chefe do Cineclick.

FAVORITAR

noticia NÃO FAVORITADA

COMPARTILHE:

COMENTAR

comments powered by Disqus