X-Men: Entenda o que são as Sentinelas, robôs caçadores de mutantes

Máquinas caçadoras de mutantes são o símbolo da opressão nos quadrinhos

20/05/2020 16h15

Por Daniel Reininger

Em Dias De Um Futuro Esquecido, as Sentinelas dominaram o mundo e praticamente exterminaram mutantes e humanos. Quem nunca leu as HQs pode ter dificuldade para entender de onde veio essa ameaça, por isso contamos um pouco sobre quem são elas e porque sua introdução no universo da saga é tão importante.

O que são Sentinelas

Diferente da maioria das histórias clássicas de super-heróis, X-Men sempre teve foco no discurso social e na questão dos direitos iguais para todos. Como consequência, as disputas não estavam restritas apenas a vilões e heróis, afinal Wolverine e companhia sempre tiveram outra preocupação: evitar se tornarem cidadãos de segunda classe, oprimidos pelo sistema. E o símbolo máximo dessa opressão sempre foram as Sentinelas - isso nos quadrinhos.

As máquinas gigantescas são armas perfeitas contra mutantes e não diferenciariam mocinho e bandido. Por isso mesmo, sempre adicionaram tensão extra às histórias do grupo comandado por Charles Xavier. No cinema, o diretor Bryan Singer (X-Men) tentou manter o tom de crítica social, mas sem as Sentinelas essa questão nunca teve o peso necessário, por isso os fãs queriam tanto vê-las na telona.

Origem

As Sentinelas apareceram pela primeira vez em X-Men #14, de 1965, como arma secreta criada pelo antropólogo Bolívar Trask para combater a ameaça mutante. Trask realmente acreditava fazer algo benéfico, já que mutantes eram vistos pelo governo e diversas áreas da sociedade como seres incontroláveis capazes de acabar com a humanidade eventualmente. Era preciso dar um basta no perigo que representavam. 

Sentinelas de X-Men

Habilidades

Nos quadrinhos, são capazes de aprender e se adaptar aos poderes de seus alvos. Equipadas com armas de energia, também possuem garras, redes de energia e raios congelantes para capturar seus alvos com maior facilidade. Sentinelas são capazes de voar, têm enorme durabilidade e resistem a temperaturas extremas. Elas também possuem escâneres de DNA e infravermelho, além de sondas sonoras, tudo para detectar e rastrear mutantes.

Sua eficiência é tanta que foram utilizadas por diversas organizações nas HQs: governo dos Estados Unidos, governo de Genosha (país fictício do universo Marvel) e até se tornaram autônomas sob o comando de Molde Mestre, Inteligência Artificial responsável por sua criação - que se torna consciente e decide dominar o mundo.

Dias de Um Futuro Esquecido

Desde sua concepção pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby, as Sentinelas desempenharam papel crítico no Universo mutante da Marvel, fazendo aparições regulares e atuando como vilãs centrais em diversas edições dos X-Men. São fundamentais para o futuro distópico mostrado na série Dias de um Futuro Esquecido, tanto nos quadrinhos quanto nos filmes. Nesta trama, criada por Chris Claremont e John Byrne em 1981, elas tomaram o poder mundial em nome da proteção da humanidade. Colocaram os mutantes em campos de concentração, criaram programas de esterilização e, em muitos casos, o destino dos rebeldes era prisão ou morte.

Diferente do cinema, as Sentinelas são presença marcante nos games, quadrinhos e séries de TV, destaque para X-Men: The Animated Series (1990), X-Men: Evolution (2000) e Wolverine and the X-Men (2008). 

Sentinelas do Futuro

Em Dias de um Futuro Esquecido vemos robôs futuristas que podem se adaptar e mudar de forma. Essas máquinas biomecânicas são baseadas em Nimrod, sentinela futurista praticamente indestrutível dos quadrinhos, mas a origem e poderes delas no filme é outra. Seja como for, é a arma definitiva na luta contra os mutantes.

O visual do filme também é bem diferente das HQs e, segundo o designer de produção John Mayhre, elas são compostas por placas magnéticas capazes de contrair ou expandir e replicar poderes para deixá-las mais versáteis e invencíveis. A única chance de vitória é voltar ao passado e impedir os eventos que levaram ao futuro apocalíptico. Esse é o motivo de Wolverine ter sua consciência enviada ao passado – na HQ original é a mutante Kitty Pride, interpretada por Ellen Paige, que retorna.

Eventualmente, Nimrod também viaja no tempo para garantir seu futuro apocalíptico, mas essa é uma história para outra hora. 

Veja o trailer de X-men: Dias De Um Futuro Esquecido:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus