X-Men: Será que Gambit pode funcionar como filme solo?

Mutante ganhará importância no universo dos heróis da Fox

10/08/2015 16h36

Por Iara Vasconcelos

Gambit, um dos mutantes mais famosos e amados do universo X-Men, ganhará seu próprio filme. A produção nem começou, mas rumores da saída de Channing Tatum do elenco, ator que interpretará o personagem, agitaram as coisas e fizeram muita gente duvidar se seu lançamento. Para alegria dos fãs, a coisa vai mesmo seguir em frente, Rupert Wyatt está na direção e Tatum já assinou o contrato.

Mas será que o longa de Gambit pode funcionar e agradar fãs e críticos? Ou vai seguir o destino de outro filme solo de origem da franquia: Origens: Wolverine. Muitos questionam o motivo do herói ganhar tanto destaque, afinal ele não costuma estar sozinho nas HQs, então te mostramos algumas razões pelos quais o filme do mutante pode ser interessante. Mas primeiro, que tal conhecer um pouco mais sobre ele?

Quem é Gambit?

Ao contrário do que muitos pensam, o mutante não é francês e sim norte-Americano. Remy LeBeau, conhecido pelo pseudônimo de Gambit, foi sequestrado, ainda recém-nascido, e criado por Jean-Luc LeBeau, principal figura do Clã dos Ladrões, organização criminosa de Nova Orleans, Lousiana. Lá, o rapaz foi treinado para ser um grande trapaceiro, mas, durante a adolescência, passou a desenvolver poderes de carga cinética explosiva (podia explodir coisas) e isso o diferenciava ainda mais dos outros garotos treinados com ele.

Mais tarde, como parte de um pacto de reconciliação entre o clã de Ladrões e a Liga dos Assassinos, um grupo rival, Remy quase casou com Bella Donna Boudreaux, neta de um dos chefões de seus inimigos - personagem confirmada no filme solo.

Os dois haviam se conhecido quando eram crianças e tinham uma relação amorosa conturbada. Perto do casamento, Julien, irmão de Bella Donna, desafiou Gambit para um duelo, afinal não concordaca com o matrimônio. Graças aos poderes do mutante, Julien acabou severamente ferido e Gambit foi forçado a fugir de Nova Orleans. A partir de então, passou grande parte do tempo vivendo nas ruas e aplicando golpes para sobreviver.

Nos quadrinhos, Gambit também é lembrado por ter se unido ao Sr. Sinistro e ajudado, mesmo sem saber, no massacre dos Morlocks, grupo de mutantes "rechaçados" que morava nos esgotos da cidade. Ou seja, não espere um mutante sempre do lado do bem, afinal, assim como Wolverine, ele está mais para um anti-herói.

Eventualmente, Gambit ajudou Tempestade, que foi transformada em uma criança e ficou sem memória, a fugir do Rei das Sombras, entidade de energia psíquica pura que se alimenta do ódio da humanidade e se manifesta no plano físico ao possuir corpos dos seres humanos.

Remy e Ororo se tornaram amigos e quando a mutante capaz de controlar o clima volta a ser adulta e recupera a memória, convence Professor Xavier a aceita-lo nos X-men.

Gambit

O filme solo

Como todos sabem, Gambit fez uma pequena aparição em X-Men Origens: Wolverine, mas o personagem vivido por Taylor Kitsch desagradou demais (O que não desagradou naquele filme, não é?). A própria Fox desconsiderou os eventos desse longa após X-men: Dias De Um Futuro Esquecido, então essa é a chance ideal de Gambit brilhar nas telonas. Tanto no filme solo, quanto no grupo comandado por Xavier.

Origens

É evidente que com a saída de Wolverine da franquia (Hugh Jackman anunciou a aposentadoria do papel), X-Men tem muito a perder. Para isso, é necessário criar um novo queridinho do público e Gambit tem grande potencial para isso. Ainda mais se ele se relacionar com a Vampira, seu amor platônico nas HQs.

E como já vimos as origens de outros personagens até então considerados "secundários" na franquia, mesmo que dentro de filmes do grupo, como X-Men: Primeira Classe, então conhecer mais sobre a história do mutante trapaceiro faz sentido. Ainda mais se ele for mesmo o novo protagonista da franquia. O potencial para agradar aos fãs é enorme, se a adaptação for bem feita, claro

Channing Tatum até já afirmou que as origens do personagem serão contadas de forma diferente e "fresca". Isso pode ser preocupante, se as mudanças forem grande demais, mas pode também ser exatamente o que o mutante precisa para se tornar interessante para o público em geral. Afinal, X-Men costuma mudar fatos relevantes dos quadrinhos e, ainda assim, consegue ser interessante.

Rupert Wyatt

O diretor de Planeta Dos Macacos: O Confronto comandará o filme do mutante. O cineasta foi capaz de levantar a franquia dos Símios com um ótimo e dinâmico filme. Com a, já interessante, história de Gambit em mãos, podemos esperar que o diretor faça maravilhas. E é com isso que estamos contando.

Popularidade

Apesar de Gambit não ser o personagem mais popular dos X-Men, ele é amado por muitos e a maioria das pessoas que acompanhou o desenho animados clássico dos anos 90 e quadrinhos dos anos 80 e 90 gostaria de vê-lo no cinema. Talvez seja a hora certa para a Fox se inspirar na Marvel e trabalhar com outros heróis, como ocorreu com Guardiões Da Galáxia e Homem-formiga.

Channing Tatum

A escolha do ator pode ter sido recebida com um pouco de desdém, principalmente após fracasso de G.i. Joe - A Origem De Cobra e pelo título de "Sex Symbol" que Tatum carrega, especialmente após  Magic Mike, mas desde o anúncio da produção solo, o ator vem se mostrando bastante comprometido com o resultado final. Na verdade, o projeto é algo bastante pessoal para ele, que também será o produtor. Essa também é uma boa oportunidade para que ele mostre sua versatilidade em Hollywood. Apesar dos supostos problemas que teriam feito Tatum quase desistir da produção, fica claro que ele está empolgado com o papel.

Channing Tatum

Gambit nos X-Men

Mas onde o personagem se encaixa na cronologia maluca de X-Men? Rumores chegaram a apontar que LeBeau poderia fazer participação especial em X-Men: Apocalipse, o que colocaria como um dos mutantes dos anos 80, mas nada disso foi confirmado. Tatum chegou a afirmar, durante entrevista, que gostaria de ter sua grande estreia na pele do personagem apenas no filme solo. Será que a Fox vai esperar tudo isso?

Nos quadrinhos, Gambit foi apresentado ao público no final dos anos 80 / início dos 90, então faz sentido ele aparecer em Apocalipse. Entretanto, Deadpool tem uma ambientação mais moderna e isso pode indicar uma tendência dos filmes da empresa. Com a mudança da cronologia oficial com X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido, tudo é possível.

+ Entenda a cronologia e erros de continuidade de X-Men

Vale lembrar também que ainda há programado um filme dos Novos Mutantes, cujo papel dentro do universo ainda é desconhecido. Entretanto, faria pouco sentido ver Remy nesse grupo.

Resta esperar que o longa cumpra com todas essas expectativas e possa ser uma grande surpresa para os seus "haters".

Deixe seu comentário
comments powered by Disqus