Zhang Yimou é o aniversariante do dia

14/11/2010 11h21

Zhang Yimou, o cineasta chinês mais bem-sucedido da História do Cinema, faz aniversário hoje. Como não foi lançada uma biografia oficial do diretor, existem divergências quanto ao ano de seu nascimento ser 1950 ou 1951, existindo ambas as datas em importantes fontes.

Fazendo 59 ou 60 anos, desejamos todas as felicidades para este importante diretor, que esteve presente na 34ª Mostra Internacional de Cinema com Uma Mulher, Uma Arma e Uma Loja de Macarrão, um remake do primeiro filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, chamado Gosto de Sangue. Uma releitura chinesa de uma obra já clássica dos Estados Unidos, e feita em grande estilo, é algo muito raro e que evidencia a importância do diretor.

Sua entrada em definitivo na atenção mundial deu-se com Lanternas Vermelhas, que contém tanto a beleza da atriz Gong Li, com quem trabalhou em diversos filmes, quanto uma beleza plástica e um uso de cores que atraiu os olhos ocidentais para a sua sensibilidade e capacidade como cineasta. A este, seguiram-se outros filmes importantes como A História de Qiu Ju, Herói e Clã das Adagas Voadoras. Sua boa produção o rendeu também a cadeira de direção da abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008.

Por todas estas conquistas, parabenizamos Zhang Yimou neste dia 14 e continuamos aguardando ansiosamente suas novas produções que com certeza vão proporcionar imenso deleite aos nossos olhos e mentes.