Ficha do Filme

RETRATO DE UMA MULHER

(The Portrait of a Lady, 1996)

Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa Estrela inativa
Isabel Archer (Nicole Kidman) é uma jovem órfã que vive com alguns parentes. Ela recusa o pedido de casamento de um homem rico por estar decidida a casar por amor, o que causa admiração em muitos que a cercam. Quando seu tio morre, lhe deixa parte de sua herança para que ela possa se tornar a mulher livre que deseja ser. O dinheiro não traz a sonhada liberdade, mas atrai a ganância de Madame Merle (Barbara Hershey), que se torna amiga sua, e de Gilbert Osmond (John Malkovich), com quem acaba se casando. Esse golpe, porém, fará com que amadureça, se torne mais forte e chegue mais perto da liberdade que tanto procurou.
Jane Campion consegue novamente fazer um épico com um certo tom feminista e com imagens bastante expressivas, mas não teve aqui o mesmo sucesso que em O Piano, e o resultado é um filme mais frio e menos envolvente.

Vote

COMPARTILHE:

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama

Direção: Jane Campion

Roteiro: Jane Campion, Laura Jones

Elenco: Barbara Hershey, Christian Bale, John Gielgud, John Malkovich, Martin Donovan, Mary-Louise Parker, Nicole Kidman, Richard E. Grant, Shelley Duvall, Shelley Winters, Viggo Mortensen

Produção: Monty Montgomery, Steve Golin

Fotografia: Stuart Dryburgh

Trilha Sonora: Wojciech Kilar

Duração: 144 min.

Ano: 1996

País: Estados Unidos / Inglaterra

Cor: Colorido

Informação complementar: A partir do livro de Henry James

IMAGENS

COMENTAR

comments powered by Disqus

CURIOSIDADES

O compositor Wojciech Kilar teve a idéia do tema de abertura em um vôo de volta à Polônia, seu país-natal, após se encontrar com a diretora Jane Campion. A composição foi escrita no próprio cartão de embarque do vôo.